Os membros do Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiu, por unanimidade, AUTORIZAR a realização do 18º concurso público para o cargo de juiz federal substituto.
O certame abrangerá os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. (Concurso TRF2 Juiz Federal). A última seleção teve edital publicado em 2018 e teve prazo de validade suspenso devido à pandemia de Covid-19.
O último Concurso TRF2 Juiz Federal ofertou 10 vagas imediatas e cadastro de reserva. A remuneração inicial para o cargo de Juiz Federal Substituto, classe inicial da carreira é de R$ 27.500,17.
Confira alguns detalhes desta nova seleção
- Concurso TRF2 Juiz Federal
- Status: autorizado
- Banca: a definir
- Vagas: a definir
- Salário inicial: R$ 27.500,17
- Link do último edital: Último Edital
Assinatura Magistratura
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos de Procuradorias em todo o país.
Concurso TRF2: Situação atual
Autorizado
Os membros do Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiu, por unanimidade, AUTORIZAR a realização do 18º concurso público para o cargo de juiz federal substituto.

Novo edital em breve.
O cargo de juiz federal substituto é um dos mais cobiçados pelos profissionais da área de Direito, pois oferece uma carreira promissora, além de uma remuneração atrativa. Por isso, é esperado que o número de inscritos no próximo concurso supere o último realizado pelo TRF2 em 2019, que contou com 5.042 candidatos.
Concurso TRF2: Carreira
Requisitos do cargo
Para ser investido no cargo de Juiz Federal Substituto da 2ª Região (concurso TRF2), é necessário que o candidato aprovado tenha concluído o bacharelado em Direito, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
Além disso, é preciso comprovar, no tempo da inscrição definitiva, o exercício de, no mínimo, três anos de atividade jurídica. Para conhecer mais sobre o tema, confira um guia geral aqui.
Lembre-se: a prática forense deve ser realizada após a colação de grau no curso de Direito e deve ter sido completada quando o candidato está na fase de inscrição definitiva e não na data da posse, como ocorre com outros certames.
Concurso TRF2: Etapas de provas do último edital
O último concurso do TRF 2 para o cargo de Juiz Federal Substituto contou com cinco etapas. Confira abaixo como funcionou cada uma:
1ª Etapa: composta por uma Prova Objetiva Seletiva (Classificatória e Eliminatória) com 100 questões de múltipla escolha com cinco alternativas e organizada pela Comissão Organizadora e Examinadora.
2ª Etapa: constituída por Provas Escritas, compostas de uma prova discursiva, uma prova prática de sentença cível e uma prova prática de sentença criminal, todas de caráter eliminatório e classificatório. Organizada pela Comissão Organizadora e Examinadora.
3ª Etapa: inscrição definitiva (eliminatória), composta das seguintes fases e organizada pela Comissão Organizadora e Examinadora:
a) sindicância da vida pregressa e investigação social;
b) exame de sanidade física e mental;
c) exame psicotécnico.
4ª Etapa: Prova Oral (classificatória e eliminatória) – organizada pela Comissão Organizadora e Examinadora.
5ª Etapa: Avaliação de Títulos (Classificatória) – organizada pela Comissão Organizadora e Examinadora.
Disciplinas cobradas
Conheça a lista completa abaixo:
a) Direito Constitucional;
b) Direito Administrativo;
c) Direito Penal;
d) Direito Processual Penal;
e) Direito Civil;
f) Direito Processual Civil;
g) Direito Previdenciário;
h) Direito Financeiro e Tributário;
i) Direito Ambiental;
j) Direito Internacional Público e Privado;
k) Direito Empresarial;
l) Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor.
Nas provas da 2ª Etapa do concurso TRF2 foram cobrados também conteúdos de Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito e da Política.
Prova Objetiva Seletiva
Composta por 100 questões, divididas em três blocos:
a) Bloco I: Direito Constitucional, Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor (35 questões);
b) Bloco II: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial e Direito Financeiro e Tributário (35 questões);
c) Bloco III: Direito Administrativo,Direito Ambiental e Direito Internacional Público e Privado (30 questões).
O valor total desta prova é de 10 pontos. Para ser considerado habilitado para a próxima fase, o candidato deverá , no mínimo, 30% de acertos em cada bloco, além de 60% no total da prova.
A regra de convocação para a fase seguinte leva em conta o número de inscritos. Serão convocados, respeitados os empates, os 200 melhores classificados caso o certame contar com até 1.500 inscritos e, na hipótese deste número ser ultrapassado, serão convocados os 300 de melhor nota.
Provas Escritas
O valor total das provas escritas é de 10 pontos.Abaixo você pode conferir como funcionou cada uma:
A Primeira Prova Escrita foi composta por uma dissertação, no valor de 4 pontos e por seis questões discursivas valendo 1 ponto cada (total de 10 pontos).
As provas escritas práticas do concurso TRF2 consistiram na elaboração de duas sentenças, uma cível e outra criminal (valendo 10 pontos cada).
Foi permitida a consulta a legislação não anotada ou comentada, sendo vedada a a a súmulas, transcrições jurisprudenciais, exposição de motivos, obras doutrinárias, entre outras.
As três provas foram corrigidas em três etapas: primeiro foi corrigida a primeira prova escrita. Os candidatos que obtiveram nota igual ou superior a 6 pontos tiveram sua prova de sentença cível corrigida.
Após a apuração da nota da prova de sentença cível, foram corrigidas as provas de sentença criminal dos candidatos que atingiram a nota mínima de 6 pontos.
Depois de corrigida a prova de sentença criminal, os candidatos que atingiram o percentual mínimo de 6 pontos foram então convocados para a fase de inscrição definitiva.
Prova Oral
Na prova oral do concurso TRF2, os candidatos foram arguidos sobre pontos extraídos do conteúdo programático do edital. Com a antecedência mínima de 24 horas, foi sorteado um ponto para cada candidato, que se submeterá à banca examinadora.
Cada examinador atribuirá uma nota de 0 a 10 pontos. A nota final foi computada por meio da média aritmética entre todas as notas conferidas pelas bancas. Para ser aprovado, o candidato precisou atingir a nota mínima de 6 pontos.
Avaliação de Títulos
Ocorre após a divulgação do resultado definitivo da Prova Oral. Serão conferidos, no máximo, 10 pontos para atividades de caráter acadêmico e profissional nesta fase apenas classificatória.
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
CURSOS E ASSINATURAS

♦Informações do Próximo Concurso TRF2 Juiz Federal
►Data prevista: a definir
►Vagas: a definir
►Lotações: Espírito Santo e Rio de Janeiro
►Banca: TRF da 2ª Região
►Escolaridade: Nível Superior em Direito + 3 anos de atividade jurídica
►Cursos Estratégia Concursos: Cursos para concurso TRF 2 Juiz Federal
►Edital: Edital Concurso Juiz TRF2 2018
►Regulamento: Regulamento Concurso Juiz TRF2 2018
►Banca Examinadora – Prova Objetiva