Olá, caros alunos, tudo bem com vocês?
A vontade é o fundamento do querer viver, segundo Arthur Schopenhauer. Somos insaciáveis, logo sempre estaremos em busca de algo, sob pena de a vida perder sentido. Segundo o filósofo: “o desejo, por sua natureza, é dor: sua realização traz rapidamente a saciedade; a posse mata todo o encanto; o desejo ou a necessidade de novo se apresentam sob nova forma: senão, é o nada, é o vazio, é o tédio que chega”.
É por isso que você está aí, do outro lado, estudando. Talvez já tenha um emprego, mas a estabilidade do serviço público te seduz; talvez você seja técnico ou analista judiciário, mas deseja ser juiz, porque a carreira é muito bela; talvez você tenha uma remuneração razoável, mas aproximar-se do teto constitucional será incrível.
E o mais interessante disso tudo, quando você alcançar a magistratura, tornar-se membro do MP ou defensor, você desenvolverá novos desejos. Essas novas vontades, entretanto, envolverão ascensão na carreira, desafios pessoais, qualidade de vida etc. Fato é que você estará em outro patamar de interesses.
Enfim, certamente você se questionou neste início de ano:
O que fazer para chegar aonde se quer chegar?
Entre os conteúdos digitais que consumi neste início de 2023, um deles lançou o questionamento acima e apresentou três dicas fundamentais. Trata-se de live deThiago Nigro, sobre finanças e planejamento financeiro. Contudo, o conteúdo chamou ainda mais atenção por permitir adaptação perfeita à realidade dos concursos públicos!
Para chegar lá, são necessárias 3 coisas:
1ª – busque um guia;
Não arrisque trilhar sua jornada sozinho. Há pessoas que já passaram pelo que você passou e poderão ajudá-la a não cometer erros. Segui-las irá permitir encontrar atalhos até o objetivo pretendido. Servirá, ainda, como fonte de inspiração, para que mantenha acesa a vontade.
2ª – tenhas metas claras;
Defina claramente o que você quer: “quero ser juiz estadual”, “desejo alcançar remuneração acima de R$ 20.000,00 no serviço público em meu estado”. Definida a meta, faça o que precisa ser feito! Trate a tarefa como obrigatória, tal como as refeições que você faz todos os dias em horários mais ou menos certos.
3ª – escolha quem terá ao seu lado.
Um relato comum é de alunos que se viram forçados a trilhar jornada sem apoio do cônjuge, sem contar com a compreensão do pais, sendo objeto de chacotas por familiares. Claro que contar com o apoio do seu cônjuge, pais, irmãos, tornará tudo mais fácil. Se tiver, ótimo! Se não tiver, ainda assim haverá quem estará ao seu lado: apoie-se nessa pessoa! Especialmente nos momentos difíceis, será quem não irá permitir a você desistir. Pode ser um amigo, um colega que estuda para concursos também. Em paralelo, afaste-se das pessoas que não estejam alinhadas contigo.
Concorda que a reflexão acima é absolutamente pertinente ao nosso mundinho?
Antes da nossa pauta, compartilho uma informação que nos enche de orgulho. Na última segunda-feira (12/1) foi divulgado resultado da fase oral da DPE-RO. Nas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª posições na ampla concorrência, figuraram alunos nossos do Estratégia Carreira Jurídica. Pódio completo!
Parabéns a todos os aprovados!
1 – Atualizações importantes nos concursos jurídicos
Seguimos a todo vapor!
a) Presidente do TJCE informa que deve abrir inscrições para novo concurso para magistratura ainda em 2023! Gravei um pequeno vídeo sobre este concurso:
b) Concurso de Delegado da PCAL é retomado!
c) Edital de Juiz do TJSP é publicado! Saiu rápido. Confesso que esperava o edital para junho/julho, mas em abril já teremos prova para provimento de 244 vagas imediatas.
Apurei algumas informações específicas (ex. nota de corte e relação vagas/nomeados), as quais compilei neste rápido vídeo:
Sobre os produtos pedagógicos para o TJSP, falamos abaixo! 😊
d) Presidente do TJES anuncia alteração na banca examinadora e destaca a urgência na realização do concurso.
e) Delta PCSC é reafirmado para o 1º semestre. Objetivo é preencher 29 vagas imediatas.
Confira uma breve análise aqui:
f) Edital par Procurador da USP é publicado. 13 vagas com remuneração inicial acima de R$ 18.000,00.
2 – Concurso DPE-RO
Neste final de semana fizemos nossa tradicional revisão de véspera e gabarito extraoficial! Gostaria de saber como você foi. 😊 Envie o seu feedback para o meu WhatsApp e fique à vontade para trazer sugestões e críticas ao nosso material.
3 – Edital do TJSP
Concurso importantíssimo! TJSP, II Nacional da Magistratura do Trabalho e AGU foram um belíssimo TOP3 em Carreiras Jurídicas, para mostrar que, definitivamente, 2023 está bombando. Somados, são praticamente 300 vagas.
Para este concurso, trazemos nosso arsenal completo. Fora o tradicional (PDFs, videoaulas, Estudo Estratégico, preparação para fase escrita com correção e curso oral com atendimento individualizado), nossos assinantes e alunos de pacotes contarão (a depender do produto) com:
a – Rodadas de temas específicos e tópicos aprofundados, com foco nos membros da banca (lembre-se: VUNESP fará apenas a organização deste concurso, as questões serão organizadas por bancas próprias);
b – PDF de Reta Final, com 100 páginas diárias de leitura dos principais conteúdos a serem estudados;
c – Trilhas Estratégicas, pós-edital;
d – Intensivo de Resolução de Questões de Magistratura Estadual (20 horas líquidas);
e – Maratonas de Temas Específicos, a partir dos membros da banca (20 horas líquidas);
f – 2 Simulados Pós-Edital.
Acredito seja isso!
Que tenhamos todos uma excelente semana.
Lembre-se: adoraria um feedback, me procure no WhatsApp, se preferir.
Edições anteriores da nossa Carta aos Alunos:
#001 – Feliz 2023, Carreiras Jurídicas!
#002 – Como Mudar as Coisas quando a Mudança é Difícil
Até uma próxima,
Prof. Ricardo Torques
Diretor do Estratégia Carreira Jurídica