Concurso Delegado MA: banca em março; confira!

Concurso Delegado MA: banca em março; confira!

Acesse agora o Grupo de Estudos para Delegado Civil

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, reafirmou que em março deve ser contratada a banca responsável pelo próximo concurso Delegado MA.

Além disso, o governador anunciou a convocação de mais 50 delegados, 20 investigadores e 10 peritos, com efeito retroativo ao mês de janeiro.

No mais, convém lembrar que, recentemente, o Ministério Público do Maranhão (MP MA) acionou judicialmente o governo para exigir a realização de novo concurso para a Polícia Civil (PC MA).

Vale lembrar que o delegado-geral da Polícia Civil do estado do Maranhão, Jair Paiva, declarou, em janeiro de 2023, a necessidade de um novo Concurso Delegado MA.

O último edital para a carreira foi publicado em 2017 e ofertou 20 vagas + 80 CR, com salário inicial de R$ 18.957,64.

Concurso Delegado MA
Banca: Cespe/UnB
Vagas: 20 + 80 CR
Salário: R$ 18.957,64
Últimos editais: Delegado 

Navegue pelo índice abaixo e confira os principais detalhes da última seleção

Situação atual do concurso Polícia Civil MA

Banca em março

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, durante evento de promoção de policiais e bombeiros do Estado, anunciou que em março deve ser contratada a banca responsável pelo próximo concurso Delegado MA.

Novo concurso PC MA deve ter banca contratada em março
Novo concurso PC MA deve ter banca contratada em março

Além disso, o governador anunciou a convocação de mais 50 delegados, 20 investigadores e 10 peritos, com efeito retroativo ao mês de janeiro.

Novo edital

O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, afirmou, durante encontro, a urgente necessidade em se realizar um novo concurso PC MA.

O anúncio se deu durante visita institucional no dia 18 de janeiro, entre a ADEPOL (Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão) e o chefe de polícia da corporação.

De acordo com a ADEPOL, Paiva foi “muito receptivo” às questões levantadas, que prometeu encaminhar ao secretário de Segurança e ao governador do estado a possibilidade de realização de um novo concurso PC MA.

Último Concurso Delegado MA

O último edital Delegado MA foi publicado em 2017 e ofertou 20 + 80 CR vagas para os cargos de Delegado, Escrivão de Polícia, Investigador de Polícia, Médico Legista, Odonto legista e Perito Criminal.

Requisitos

  • Delegado: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Direito e Carteira Nacional de Habilitação, categoria B ou superior;

Etapas do último concurso Polícia Civil MA

A seleção foi composta por duas etapas, com dez fases no total:

1ª Etapa:

  1. Provas Objetivas – 20 questões de Conhecimentos Gerais e 40 questões de Conhecimentos Específicos
  2. Prova Discursiva – Conhecimentos Específicos apenas para o cargo de Escrivão, para os demais cargos foi geral
  3. Avaliação de Títulos
  4. Prova Prática de Digitação, para o cargo de Escrivão de Polícia
  5. Exames médicos e toxicológico
  6. Teste de Aptidão Física (TAF)
  7. Avaliação Psicológica
  8. Investigação Social e Funcional

2ª Etapa:

  1. Curso de Formação Profissional
  2. Investigação Social e Funcional

Provas Objetivas

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valeram 60,00 pontos e abrangeram os objetos de avaliação constantes no edital.

As questões das provas objetivas foram do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.

Foi reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que obteve nota inferior a 30,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Provas Discursivas

A prova discursiva valeu 40,00 pontos e consistiu da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca dos conhecimentos específicos de cada cargo.

A etapa avaliou o conteúdo – conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

A prova discursiva de cada candidato foi submetida a duas avaliações: uma avaliação de conteúdo e uma avaliação do domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa.

Nomeações

De acordo com as últimas nomeações, referentes ao mês de agosto de 2022, foram contabilizadas, no total, 342 convocações, assim distribuídas:

  • Delegado: 84
  • Escrivão: 66
  • Investigador: 168
  • Perito: 24

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para Delegado PC MA?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para Delegado MA:

A Judicialização do Direito à Saúde

Assinatura Jurídica

Conheça os planos

curso assinatura delta

Assinatura Delta

Conheça os planos

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura e tenha acesso ilimitado* aos cursos para Delegado de Polícia.

ficha técnica concurso delta sp

Informações do concurso Delegado MA

Vagas: 20 + 80 CR
Lotações: Maranhão
Banca: Cespe/UnB
Escolaridade: superior em Direito
Edital: Delegado 

0 Shares:
Você pode gostar também