Estou lendo Switch: Como Mudar as Coisas quando a Mudança é Difícil. Os autores, Chip Heat e Dan Heat de forma muito criativa e perspicaz discutem a necessidade de compreendermos a nossa mente para que consigamos encontrar atalhos para mudanças de comportamento. Em uma das diversas histórias descritas na obra, está o caso Clocky, um despertador, criado por um aluno do MIT, que vendeu 35 mil unidades. O diferencial dele é conter rodinhas. Quando ele desperta, não só faz barulho, mas sai perambulando pelo quarto, impossibilitando ao dono usar a função squeeze! 😉
O sucesso de vendas desse aparelho mostra muito da nossa psicologia, nossa parte racional está empenhada em acordar cedo, cumprir com as metas do dia. A parte emocional, por sua vez, não deseja outra coisa do que mais alguns minutos na cama, no quentinho.
Segundo os autores:
O senso comum na psicologia, na verdade, é de que o cérebro tem dois sistemas independentes em funcionamento a todo momento. Primeiro, existe o que chamamos de lado emocional. É a sua parte instintiva, que sente dor e prazer. Segundo, existe o lado racional, também conhecido como sistema reflexivo ou consciente. É a sua parte que pondera, analisa e olha para o futuro.
É apenas a terceira semana do ano. Iniciamos 2023 com o objetivo claro de alcançar uma carreira jurídica. O edital da AGU saiu no final do ano – com belíssimo prazo edital-prova – e o II Nacional da Magistratura do Trabalho empolga demais pelas 300 vagas. Racionalmente falando são excepcionais oportunidades. Imagine chegar ao final do ano Procurador da Fazenda-Nacional ou Juiz do Trabalho?
E qual seria o Clocky? Afinal, a jornada é árdua. E já nesta terceira semana tudo fica mais complicado, não é mesmo? Mais difícil cumprir as 6 horas diárias, mais fácil ceder à tentação de um descanso – nem que seja de um dia – no meio do ciclo de estudos.
Não há uma fórmula mágica para fazer prevalecer o racional, frente ao emocional. Segundo os autores existem, entretanto, três formas de desenvolver o racional ou de não permitir o domínio pelo emocional:
1 – Adote instruções claras. Você não irá estudar 6 horas diárias, mas estudará das 8h às 11h e das 19h às 21h. Você não irá estudar Direito Constitucional, mas fará a leitura da Aula de Controle de Constitucionalidade da Professora Nelma e, na última hora de estudo, resolverá questões do tema para reforçar o conteúdo.
2 – Motive-se! Se você não consegue ter força suficiente para sentar a bunda na cadeira e estudar, valha-se do emocional para se motivar. Sonhe, materialize você PFN ou fazendo uma audiência trabalhista.
3 – Construa o seu caminho. Não entupa a agenda de atividades para deixar o tempo de estudo apertado. Converse e oriente familiares a ajudá-lo estudar. Arrume um ambiente adequado de estudos. Deixe os materiais preparados para você chegar e estudar!
Não será fácil, mas ao longo do tempo torna-se um hábito. Hoje, parte dos nossos professores resolveram ministrar aulas aqui na Coruja Jurídica porque estavam tão acostumados a estudar intensamente, que sentiram falta da rotina. Aproveitaram essa energia e direcionaram para uma atividade profissional complementar à magistratura, à promotoria, à defensoria.
Feita uma breve reflexão, vamos aos trabalhos! 😊
Deixo aqui alguns recados importantes!
1 – Atualizações importantes nos concursos jurídicos.
(a) A semana foi intensa, no início da semana o CEBRASPE retificou os editais da AGU, alterando os conteúdos programáticos! Fique de olho se está estudando para o concurso:
(b) O 190º Concurso de Juiz TJSP está logo ali! Foi publicado extrato do contrato de dispensa licitatória para a VUNESP organizar o próximo certame.
(c) O edital para Promotor do MPSC foi publicado! 5 vagas apenas, mas lembre-se: se você estiver na lista após a fase oral, será membro na promotoria catarinense. No último concurso, foram ofertadas 4 vagas no edital, tivemos, 35 aprovados e, em duas levas, o MPSC empossou todos! A prova preambular será aplicada em 26/3, antes da AGU do II Nacional da Magistratura do Trabalho.
PS. Abaixo, voltaremos ao MPSC!
(d) DPE-MG forma comissão!
Excelente momento para direcionar os estudos para defensoria. Da formação da comissão até a publicação do edital, demorará de 6 meses a 1 ano. Considerando que entre edital e prova temos cerca de 3 meses, podemos esperar edital para o final de 2023. Se você deseja começar a estudar para defensorias é uma ótima oportunidade para entrar na área. Se você está focado na DPE-SP, após as provas lá, corre para cá! 😉
(e) O TJPR publicou regulamento para o próximo concurso.
(f) Está circulando na internet um documento que indica início dos trâmites para o 58º concurso da magistratura goiana.
(g) O TJMS publicou edital para 15 vagas, com prova preambular em 30/4!
PS. Sobre os projetos, pós-edital, role a página para baixo.
De fato, 2023 será o ano para concurso da magistratura!
2 – Concurso para Promotor do MPPA
Fez a prova? Fizemos projetos de reta final, com Hora da Verdade, Revisão de Véspera e, no domingo, encaramos o gabarito extraoficial. Gostaria de saber como você foi. 😊 Envie o seu feedback para o meu WhatsApp e fique à vontade para trazer sugestões e críticas ao nosso material.
3 – Edital do MPSC
Para esse edital, em reta final, faremos:
1 – Intensivo de temas quentes com 15 horas para atender aos pontos específicos do edital;
2 – Intensivo de Língua Portuguesa, dada a importância da disciplina na prova preambular; e
3 – Mentoria com Prof. Giedra com o objetivo de orientar o grupo de alunos no estudo pós-edital.
Todos os projetos, além de nossos livros eletrônicos, videoaulas, PDF de Reta Final e Estudo Estratégico, podem ser acessados aqui:
4 – Edital do TJMS
Para a magistratura de Mato Grosso do Sul, o Estratégia Carreira Jurídica oferta produtos completos na plataforma, além dos projetos de Reta Final temos:
1 – Intensivo de Resolução de Questões (18 horas). Vamos resolver cerca de 200 questões aplicadas em 2021/2022 em magistratura estadual; e
2 – Mentoria e Plano de Estudos pós-edital com a Prof. Yasmin.
Confira tudo aqui:
5 – Calendário de Eventos do YouTube
Você sabe que o nosso YouTube é movimentado! Todos os materiais são editados e vinculados à plataforma. Contudo, nossos alunos curtem assistir aulas ao vivo. Caso você deseje, na Mesa de Estudos, em nossa plataforma, você encontra um calendário com todas as nossas aulas agendadas. Se preferir, você pode adicionar o evento a sua agenda ou acessar o link da transmissão.
É isso! 🙂
Que semana, meus amigos! Notícias, concurso e muitos projetos.
Com objetivos racionalmente definidos, com clareza, motivação e planejamento traçados, ninguém segura nossas Corujas!
Amigos, lembre-se: adoraria um feedback, me procure no WhatsApp, se preferir.
Edições anteriores da nossa Carta aos Alunos:
#001 – Feliz 2023, Carreiras Jurídicas!
Até uma próxima,
Prof. Ricardo Torques
Diretor do Estratégia Carreira Jurídica