CNJ Divulga Resultados do 1º Exame Nacional da Magistratura

CNJ Divulga Resultados do 1º Exame Nacional da Magistratura

Na primeira sessão ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) após o Exame Nacional da Magistratura (ENAM), realizada nesta terça-feira, 21 de maio, o Ministro Luís Roberto Barroso apresentou os resultados do 1º Exame Nacional da Magistratura.

O exame, que teve 41 mil inscritos, contou com 39 mil inscrições homologadas. Desses, 6.761 candidatos foram aprovados, representando 17% do total de participantes.

Entre os aprovados, destacam-se 1.979 pessoas negras, um número considerado expressivo e significativo pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, 642 pessoas com deficiência e 15 candidatos indígenas também obtiveram aprovação, reforçando a diversidade entre os novos magistrados.

É importante notar que estes resultados não incluem os dados da prova que foi reaplicada em Manaus/AM no último dia 19 de maio.

Confira abaixo o trecho em que o Ministro Luís Roberto Barroso expõe os resultados até o momento!

Exame Nacional da Magistratura (ENAM): detalhes

O ENAM consiste em uma prova objetiva composta por 80 questões, elaboradas para avaliar o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas e a aptidão para a magistratura.

Um aspecto relevante do exame é a ausência de concorrência direta por vagas, uma vez que não há oferta de cargos. Para ser habilitado, o candidato precisará acertar no mínimo 70% das questões. Contudo, para candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência, esse percentual mínimo será de 50%, refletindo uma política de inclusão adotada pelo ENAM.

Saiba mais Exame Nacional da Magistratura (ENAM)

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

CURSOS E ASSINATURAS

A Judicialização do Direito à Saúde

Assinatura Jurídica

Conheça os planos

0 Shares:
Você pode gostar também