Prova Comentada de Conhecimentos Gerais Cartório MA

Prova Comentada de Conhecimentos Gerais Cartório MA

Olá, pessoal, tudo certo?!

Em 16/07/2023, foi aplicada a prova objetiva do concurso público para Provimento em Cartórios do TJ-MA. Assim que encerrada, nosso time de professores elaborou o gabarito extraoficial, que, agora, será apresentado com a nossa PROVA COMENTADA.

Este material visa a auxiliá-los na aferição das notas, elaboração de eventuais recursos, verificação das chances de avanço para fase discursiva, bem como na revisão do conteúdo cobrado no certame.

Desde já, destacamos que nosso time de professores identificou 6 questões passíveis de recurso, por apresentarem duas ou nenhuma alternativa correta. No tipo de prova comentado, trata-se das questões 22, 28, 46, 49, 63 e 91.

De modo complementar, elaboramos também o RANKING de Cartórios do TJ-MA, em que nossos alunos e seguidores poderão inserir suas respostas à prova, e, ao final, aferir sua nota, de acordo com o gabarito elaborado por nossos professores. Através do ranking, também poderemos estimar a nota de corte da 1º fase. Essa ferramenta é gratuita e, para participar, basta clicar no link abaixo:

RANKING – Cartório MA

Além disso, montamos um caderno para nossos seguidores, alunos ou não, verem os comentários e comentar as questões da prova. Clique AQUI e veja!

Por fim, comentaremos a prova, as questões mais polêmicas, as possibilidades de recurso, bem como a estimativa da nota de corte no TERMÔMETRO PÓS-PROVA, no nosso canal do Youtube. Inscreva-se e ative as notificações!

Vocês também poderão acompanhar todos os eventos através deste link:

Gabarito Extraoficial – Cartórios do TJMA

Esperamos que gostem do material e de todos os novos projetos que preparamos para que avancem rumo à aprovação.

Prova Comentada de Conhecimentos Gerais Cartório MA

QUESTÃO 29. “Eu existo. Eu mereço o meu registro.” Com esse mote, o Poder Judiciário do Maranhão deu início, na manhã desta segunda-feira, 8, no Fórum de São Luís, à “Semana Nacional do Registro Civil” – de 8 a 12 de maio – com a campanha “Registre-se!”, e ações voltadas a garantir a Certidão de Nascimento entre a população menos favorecida. (Disponível em: chttps://www.tjma.jus.br/midia/portal/noticia/510012/judiciario-abre-semana-nacional-do-registro-civil-no-maranhao. Acesso em: 05/2023.)

Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala. Arrastaram-se para lá, devagar, Sinhá Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás. Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão. (Graciliano Ramos, Vidas Secas. Record.)

A realidade concernente à questão da invisibilidade social para aqueles privados de direitos de cidadania é um processo sobre o qual há discussões e ações atuais e reais em andamento. Sobre o tema referido anteriormente, o texto do modernista Graciliano Ramos:

a) Retrata-o com certo eufemismo, já que o tema principal do romance é a seca no semiárido, não havendo formação de uma identidade dos personagens.

b) Expressa-o por meio de uma linguagem que retrata a regionalidade do sertão nordestino, ênfase dada por influência da negação das convenções e tradições literárias, caracterizando-o como uma produção literária da primeira geração modernista.

c) Apresenta-o como marcador da miséria social, cenário presente em algumas das principais obras da segunda fase do Modernismo no Brasil em que o contexto brasileiro passava por intensas transformações em consequência da situação interna do país e também do cenário mundial.

d) Indica-o como uma questão tratada como polêmica pela geração modernista de 30, em que o romance social discutia questões de uma identidade verdadeiramente nacional em decorrência da situação de conflito vivida pelo país, assim como ocorria por ocasião da produção literária do século XVIII quando o Brasil tornou-se independente.

Comentários

A alternativa correta é a letra C.

A alternativa A está incorreta. Não se fala em eufemismo, pois a obra “Vidas Secas” traz a realidade da desigualdade social, sem nenhum tipo de suavização da linguagem empregada. Ainda, o tema principal é o drama de uma família vítima da miséria, no contexto do semiárido. Por fim, no livro há, sim, a formação da identidade dos personagens, tais como Fabiano, a cadela Baleia, e outros.

A alternativa B está incorreta. A referida produção literária é da segunda geração modernista, presente a partir da década de 30.

A alternativa C está correta. Vidas Secas é uma das principais obras da segunda fase do modernismo no Brasil, retratando questões como o regionalismo e a identidade social. Era um período de grandes transformações no Brasil, com a vigência da chamada “Era Vargas”, a qual foi marcada por intensas agitações políticas (Golpe de Estado, Ditadura, Estado Novo), e caracterizada pela industrialização, urbanização, avanço da legislação trabalhistas, entre outros.

A alternativa D está incorreta. O Brasil tornou-se independente no ano de 1822; portanto, século XIX, e não século XVIII.

QUESTÃO 30. Considere os argumentos a seguir.

I. “Se você está realizando a prova do concurso, então você é candidato. Você é candidato. Logo, você está realizando a prova do concurso.”

II. “Se você está realizando a prova do concurso, então você é candidato. Você está realizando a prova do concurso. Logo, você é candidato.”

Com base nos argumentos I e II, para a lógica matemática, marque a afirmativa correta sobre argumentos válidos e inválidos.

a) O argumento l é inválido.

b) O argumento II é inválido.

c) Os argumentos l e II são válidos.

d) Os argumentos l e II são inválidos.

Comentários

A alternativa correta é a letra A.

Na expressão “Se você está realizando a prova do concurso, então você é candidato”, percebe-se que temos 2 conjuntos. O conjunto daqueles que estão realizando a prova do concurso, e o conjunto daqueles que são candidatos. Veja que o primeiro está contido no segundo, ou seja: Todos que realizam a prova são candidatos; mas nem todos que são candidatos obrigatoriamente estão realizando a prova. Portanto, a expressão “Você é candidato. Logo, você está realizando a prova do concurso” é inválida, pois não se pode afirmar que, se alguém é candidato, isto necessariamente implicará em estar realizando a prova do concurso. Portanto, o argumento I é inválido.

Conforme premissa já estabelecida acima na análise do argumento I, todos que realizam a prova são candidatos. Portanto, se alguém está realizando a prova do concurso, isto necessariamente implicará dizer que se é candidato. Utilizando-se, pois, da mesma lógica, o argumento II é válido.

Saiba mais: Cartórios TJ MA

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

0 Shares:
Você pode gostar também