Concurso DPE AM Defensor: confira os detalhes das últimas fases

Concurso DPE AM Defensor: confira os detalhes das últimas fases

Acesse agora o Grupo de Estudos para Concursos em Defensoria

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas divulgou o edital que convoca os candidatos habilitados na etapa de provas escritas dissertativas para a realização da Prova Oral referente ao V Concurso DPE AM Defensor.

De acordo com o documento, as arguições ocorrerão entre os dias 21 e 23 de novembro de 2025, em sessão pública, no prédio da Defensoria Pública. A ordem de chamada dos candidatos, datas e horários específicos seguirão cronograma já definido.

Além da convocação para a etapa oral, o edital também estabelece o período de 11 a 13 de novembro de 2025 para a apresentação de títulos, que deverá ser feita exclusivamente pela plataforma da Fundação Carlos Chagas.

O documento ainda convoca os candidatos que se autodeclararam negros (pretos e pardos) para entrevista de heteroidentificação, que ocorrerá no dia 20 de novembro de 2025, também na sede da Defensoria.

A seleção oferece 10 vagas imediatas para o cargo de Defensor Público, que possui remuneração inicial de R$ 19.105,60.

O candidato deve possuir diploma de Bacharel em Direito e comprovar, no mínimo, dois anos de atividade jurídica para concorrer.

Black Friday – Estratégia Carreiras Jurídicas

Black Friday Jurídica

O melhor curso jurídico com o MENOR preço do ano

Concurso DPE AM Defensor: situação atual

Principais datas

  • Inscrições: 27/03/2025 a 24/04/2025Prorrogadas até 29/04/2025
  • Isenção da taxa: 27/03/2025 a 31/03/2025
  • Pagamento da Taxa: 25/04/2025 até 30/04/2025
  • Data da prova objetiva: 15/06/2025
  • Prova Escrita Dissertativa: 16 e 17/08/2025
  • Prova oral: 21 a 23/11/2025

Documentos importantes

Carreira de Defensor na DPE AM

Cargos, vagas e remuneração

CARGOVAGASSALÁRIO INICIAL
Defensor Público10R$ 19.134,33
Detalhes da carreira

Remuneração

De acordo com a alteração de 2019 da Lei Complementar n. 01/1990, a remuneração básica dos Defensores Públicos do Estado do Amazonas segue o que consta na tabela abaixo:

Tabela remuneratória da DPE AM

Requisitos

Para concorrer à vaga de Defensor Público do Estado do Amazonas, é necessário que o candidato tenha concluído o curso de bacharelado em Direito, em escola oficial ou reconhecida, e conte, na data da posse, com 02 anos, no mínimo, de atividade jurídica, devidamente comprovada.

Etapas do concurso DPE AM Defensor

O concurso DPE AM Defensor é composto pelas seguintes etapas:

  • Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Provas escritas dissertativas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação dos títulos, de caráter classificatório.

As provas foram realizadas na cidade de Manaus/AM.

Prova Escrita Objetiva

A banca examinadora elaborou a prova escrita objetiva com 100 questões de múltipla escolha, cada uma com 5 alternativas, com duração de 5 horas. Ela abordou as disciplinas descritas abaixo e dividiu a etapa em quatro blocos, definidos da seguinte forma:

  • I. Direitos Humanos, Direito Constitucional, e Direito Administrativo;
  • II. Direito Penal, Direito Processual Penal, Execução Penal e Criminologia;
  • III. Direito Civil, Direito do Idoso, Direito do Consumidor, Direito à Saúde, Direito Antidiscriminatório, Direito Processual Civil e Direito Ambiental;
  • IV. Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Difusos e Coletivos, Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública, Filosofia, Sociologia Jurídica e História do Amazonas.

Prova Escrita Dissertativa

Prova Escrita Dissertativa foi composta por duas etapas: PD1 e PD2, cada uma com duração de 5 horas e pontuação máxima de 100 pontos.

Na PD1, os candidatos tiveram que elaborar uma Peça Processual Penal, que abordou conteúdos dos blocos I e II, valendo 50 pontos. Além disso, responderam a duas questões dissertativas, sendo a primeira relacionada ao Bloco I (Direitos Humanos, Direito Constitucional e Direito Administrativo) e a segunda ao Bloco II (Direito Penal, Direito Processual Penal, Execução Penal e Criminologia), cada uma valendo 25 pontos.

Já na PD2, os candidatos tiveram que elaborar uma Peça Processual Civil, envolvendo temas dos blocos III e IV, também com valor de 50 pontos. Além disso, responderam a duas questões dissertativas, sendo a primeira sobre o Bloco III (Direito Civil, Direito do Idoso, Direito do Consumidor, Direito à Saúde, Direito Antidiscriminatório e Direito Processual Civil) e a segunda sobre o Bloco IV (Direito da Criança e do Adolescente, Direito Difusos e Coletivos, Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública, Filosofia e Sociologia Jurídica e História do Amazonas), cada uma com 25 pontos.

A prova exigiu do candidato conhecimento aprofundado das disciplinas e habilidade na argumentação jurídica, sendo fundamental uma boa estruturação das respostas para garantir um desempenho satisfatório.

Prova Oral

Prova Oral avaliará o conhecimento do tema, poder de síntese, linguagem técnico-jurídica e uso correto do vernáculo. Cada examinador atribuirá notas de 0 a 100 pontos. Para ser habilitado, o candidato deve obter, simultaneamente, nota mínima de 40 pontos por examinador e média final de pelo menos 60 pontos. A etapa versará as mesmas disciplinas da prova objetiva.

  • Os(As) examinadores(as) dos respectivos grupos arguirão individualmente cada candidato(a) sobre o ponto ou pontos a serem sorteados no momento da arguição, podendo a Comissão organizar e publicar edital com a distribuição dos horários das provas entre os candidatos e critérios de execução da fase.
  • Nas provas orais, será permitida a consulta de legislação, quando oferecida pelo examinador.

Prova de Títulos

Na prova de títulos, é de 20 pontos a pontuação máxima que poderá ser atribuída na soma de todos os títulos, sendo desconsiderados os pontos que excederem a este limite.

Serão convocados para a prova de títulos os candidatos aprovados nas etapas anteriores, serão considerados os constantes a seguir:

Tabela de atribuição de pontos na avaliação de títulos

Concurso DPE AM Defensor: último edital

O Edital do IV Concurso da Defensoria Pública do Amazonas (DPE AM Defensor) ofertou 5 vagas, sendo 2 para ampla concorrência, 1 reservada aos candidatos com deficiência e 2 reservadas aos candidatos pretos, pardos, indígenas ou quilombolas.

Entrevista EXCLUSIVA com o Defensor Público-Geral do AM

A equipe de Jornalismo do Estratégia Concursos realizou uma entrevista exclusiva com o Rafael Barbosa, Defensor Público-Geral do Amazonas afim de obter informações sobre a carreira.

Provas comentadas

Material de estudo

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para Concurso DPE AM?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o concurso DPE AM:

Assinaturas Jurídicas

Faça a sua assinatura!

Escolha a sua área.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Ficha do concurso DPE AM Defensor

Informações do concurso DPE AM Defensor

0 Shares:
Você pode gostar também