O final de 2022 foi marcado pela publicação do edital para a seleção de novos profissionais para o quadro da Advocacia Geral da União (AGU), Procuradoria-Geral Federal (PGF) e Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN). A expectativa era grande, já que os salários iniciais são atrativos e as oportunidades de carreira são amplas.
A prova objetiva para o cargo de Advogado da União ocorreu no último domingo 30 de abril de 2023. Agora, é a vez dos candidatos às vagas de Procurador Federal, cujas provas acontecerão no dia 07/05/2023, e dos candidatos às vagas de Procurador da Fazenda Nacional, cujas provas acontecerão no dia 21/05/2023.
A seleção dos candidatos será realizada em diversas etapas, como prova objetiva, provas discursivas, inscrição definitiva, prova oral, sindicância de vida pregressa e avaliação de títulos. Essas etapas têm caráter eliminatório e/ou classificatório, ou seja, o candidato precisa ser aprovado em todas elas para ser considerado apto a assumir o cargo.
A organização das provas está sendo feita pelo Cebraspe, instituição conhecida por realizar concursos de grande porte em diversas áreas.
O salário inicial para os cargos de Advogado da União, Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional é de R$ 21.014,49, mas pode chegar a R$ 27.303,70, dependendo do tempo de serviço e das gratificações recebidas.
Cronogramas AGU, PGF e PGFN
Confira abaixo o cronograma completo publicado junto ao edital de abertura:
Cronograma AGU
Cronograma PGF
Cronograma PGFN
Cronograma AGU PGF PGFN
SAIBA MAIS: Concursos AGU, PGF e PGFN
Quer saber tudo sobre concursos jurídicos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer se preparar para os concursos?
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.