Como funciona a prova oral do MP SP Promotor?

Como funciona a prova oral do MP SP Promotor?

Acesse agora o grupo de estudos do Concurso MP SP Promotor

A prova oral do concurso MP SP Promotor, será realizada em sessão pública, aplicada aos aprovados nas fases precedentes.

Este exame consistirá na arguição pública dos candidatos pela comissão do concurso, com duração de 10 minutos por examinador prorrogáveis por mais 10.(à exceção do Procurador Geral, que não tem limite de tempo).

Ao todo, seis examinadores elaboram perguntas aos candidatos, atribuindo uma nota de até 10 pontos.

A nota final é calculada pela média aritmética das pontuações da prova oral e da prova escrita, que não deveria ser menor do que 4 para que o candidato seja aprovado.

A prova oral é muito importante para a pontuação final no concurso, visto que a parte mais significativa da nota é calculada por meio da média com a nota da prova escrita.

O que ninguém te conta sobre a Prova Oral do MP-SP — e pode te Reprovar!

A prova oral é realizada em sessão pública, com a ordem de arguição divulgada em 16 de setembro. Importante: o ponto é sorteado no momento, pouco antes da arguição dos candidatos.

Como se preparar: priorize a leitura da lei seca e de materiais sistematizados. A banca tende a cobrar conceitos, natureza jurídica, classificações e prazos. Evite iniciar novos materiais ou textos densos nesta reta final. Concentre-se nos materiais de 2023 até agora.

O estudo deve estar direcionado para quatro disciplinas principais: Direito Penal, Processo Penal, Direitos Difusos e Direito Constitucional.

Além do domínio técnico, a avaliação também recai sobre comportamento e postura. Mantenha o olhar direcionado aos examinadores, demonstre tranquilidade e evite sinais de ansiedade. A postura deve ser neutra, firme e confiante.

No momento da resposta, mantenha total controle da fala: utilize tom moderado, seguro e constante. Procure desenvolver respostas completas, objetivas e bem estruturadas, evitando falas muito curtas ou vagas que não respondam integralmente ao questionamento.

Confira todas as dicas, agora mesmo:

Sobre o concurso

edital do 96º Concurso de Ingresso à Carreira do Ministério Público de São Paulo – MP SP oferta 87 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, com remuneração inicial de R$ 32.350,05.

Para a carreira é necessário ser bacharel em Direito e contar com três anos de atividade jurídica, cuja documentação deverá ser entregue na inscrição definitiva.

Os candidatos que chegarem as etapas de provas orais já terão sido avaliados anteriormente por provas objetivas, discursivas e inscrições definitivas.

Saiba mais: Concurso MP SP Promotor

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Prepare-se para o concurso MP SP Promotor

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

assinatura carreira jurídica

Assinatura Jurídica

Conheça os planos

0 Shares:
Você pode gostar também