Prova comentada Português PGM Londrina (Procurador)

Prova comentada Português PGM Londrina (Procurador)

Acesse agora o Grupo de Estudos para Concurso de Procuradorias

Olá, pessoal, tudo certo?!

Em 07/07/2024, foi aplicada a prova objetiva do concurso público para a Procuradoria Geral do Município de Londrina. Assim que divulgados o caderno de provas e o gabarito preliminar oficial, nosso time de professores analisou cada uma das questões que agora serão apresentadas em nossa PROVA COMENTADA.

Este material visa a auxiliá-los na aferição das notas, elaboração de eventuais recursos, verificação das chances de avanço para fase discursiva, bem como na revisão do conteúdo cobrado no certame.

Desde já, destacamos que nosso time de professores identificou 1 questão passível de recurso e/ou que deva se anulada, por apresentar nenhuma alternativa correta, como veremos adiante. No tipo de prova comentado, trata-se da questão 54.

De modo complementar, elaboramos também o RANKING da PGM-Londrina em que nossos alunos e seguidores poderão inserir suas respostas à prova, e, ao final, aferir sua nota, de acordo com o gabarito elaborado por nossos professores. Através do ranking, também poderemos estimar a nota de corte da 1º fase. Essa ferramenta é gratuita!

Além disso, montamos um caderno para nossos seguidores, alunos ou não, verem os comentários e comentar as questões da prova: confira AQUI!

Por fim, comentaremos a prova, as questões mais polêmicas, as possibilidades de recurso, bem como a estimativa da nota de corte no TERMÔMETRO PÓS-PROVA, no nosso canal do Youtube. Inscreva-se e ative as notificações! Estratégia Carreira Jurídica – YouTube

Confira AQUI as provas comentadas de todas as disciplinas do concurso PGM Londrina

Prova comentada Português

QUESTÃO 01. Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas nas linhas 05, 27 e 36.

a) à – às – à.

b) à – as – a.

c) a – às – a.

d) a – as – à.

e) a – às – à.

Comentários

A alternativa correta é a letra C. A questão trata do tema crase.

Na linha 05, como se trata de palavras iguais (“dia” e “dia”), não há acento indicativo de crase. Portanto, a forma correta da expressão é “dia a dia”.

Na linha 27, tem-se o verbo “atentar”, que é transitivo indireto e pede a preposição “a”; e tem-se o substantivo “necessidades”, que é acompanhado pelo artigo “as”. Contraindo-se a preposição “a” (relativa ao verbo “atentar”) + o artigo “as” (relativo ao substantivo “necessidades”), ter-se-á o acento indicativo de crase, formando “às”. Portanto, a forma correta da expressão é “Atenta às necessidades”.

Na linha 36, tem-se o verbo “aprimorar”, que é transitivo direto e, portanto, não pede preposição; e tem-se o substantivo “comunicação”, que é acompanhado pelo artigo “a”. Logo, não há acento indicativo de crase, e a forma correta da expressão é “aprimorar a comunicação”.

Portanto, a alternativa correta é a letra C. As alternativas A, B, D e E ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 02. Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:

I. O STJ tem entendimento de   que o acesso à informação é um caminho para o exercício da cidadania.

II. Ao longo do tempo, o STF tem buscado se aproximar mais da comunicação com os operadores do direito e com sua linguagem.

III. O CNJ tem criado diferentes produtos para que o público não especializado acesse o conteúdo da atividade jurisdicional em seus canais de comunicação.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas I e III.

e) Apenas II e III.

Comentários

A alternativa correta é a letra A. A questão trata do tema interpretação de texto.

O Item I está correto, de acordo com o terceiro parágrafo do texto. Vejamos: “Ciente da importância da informação para o exercício da cidadania, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem adotado, ao longo do tempo, uma série de medidas (…)”.

O Item II está incorreto, pois de acordo com o terceiro parágrafo do texto, a busca pela aproximação da comunicação se dá em relação à sociedade, e não em relação aos operadores do direito, ou seja, profissionais especializados. Vejamos: “(…) uma série de medidas para levar o conhecimento sobre as decisões judiciais para além dos profissionais especializados, tornando mais abrangente sua comunicação com a sociedade (…)”.

O Item III está incorreto, pois de acordo com o terceiro parágrafo do texto, é o STJ (e não o CNJ) que tem adotado uma série de medidas para que o público não especializado acesse o conteúdo da atividade jurisdicional. Vejamos: “Ciente da importância da informação para o exercício da cidadania, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem adotado, ao longo do tempo, uma série de medidas para levar o conhecimento sobre as decisões judiciais para além dos profissionais especializados, (…)”. Ademais, na primeira parte do quarto parágrafo, o texto expõe que o STJ lançou nova ferramenta para facilitar a compreensão dos julgamentos. Vejamos: “A mais recente iniciativa da corte nessa direção foi o lançamento de uma nova ferramenta em seu portal na internet, destinada a facilitar a compreensão dos julgamentos pelo público não familiarizado com a linguagem jurídica: (…)”.

QUESTÃO 03. Analise a charge e as asserções a seguir a respeito de sua relação com o texto base:

 I. Tanto a charge quanto o texto abordam o tema do uso do jargão técnico da área do direito, conhecido como juridiquês.

CONTUDO,

II. A charge mostra uma cena cuja ironia vai de encontro ao proposto pelo Pacto Nacional do

Judiciário pela Linguagem Simples.

Assinale a alternativa que indica a correta relação entre as assertivas.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma ressalva correta da I.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma ressalva correta da I.

c) A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.

d) A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.

e) As asserções I e II são proposições falsas.

Comentários

A alternativa correta é a letra A. A questão trata do tema interpretação de texto.

O Item I está correto. Tanto o texto como a charge abordam o tema do uso do jargão técnico da área do direito, conhecido como juridiquês. Isto é perceptível no primeiro parágrafo do texto: “Se o idioma oficial do Brasil é o português, a língua predominante na Justiça, ao longo dos tempos, tem sido o “juridiquês” – uma mistura de palavreado técnico com estilo rebuscado e doses abundantes de termos em latim, muito __ gosto dos profissionais do direito, mas de difícil compreensão para o público leigo.”

A charge confirma o trecho acima colacionado, em sua segunda fala: “Tudo isso para pedir pão de trigo”, indicando um exagero na linguagem do primeiro personagem para falar algo simples como pedir um pão.

O Item II está correto, e é uma ressalva do item I. De acordo com o oitavo parágrafo do texto, referido Pacto visa a adoção de uma linguagem direta e compreensível pelo público leigo. Veja: “O Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples materializa os esforços para atender a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, especificamente no que diz respeito à adoção de uma linguagem direta e compreensível pelo público leigo, tanto nas decisões judiciais quanto nas comunicações em geral.”

Portanto, a cena demonstrada na charge, de fato, se opõe ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, já que mostra, de modo irônico, um personagem vestido de juiz (toga) utilizando uma linguagem desnecessariamente rebuscada, carregada de termos em latim, para falar algo simples, qual seja, pedir um pão.

Portanto, a alternativa correta é a letra A. As alternativas B, C, D e E ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 04. Assinale a alternativa que apresenta a preposição que preenche corretamente a lacuna pontilhada na linha 03.

a) do

b) ao

c) pelo

d) com o

e) em

Comentários

A alternativa correta é a letra B. A questão trata do tema preposição.

No primeiro parágrafo do texto, tem-se o seguinte trecho: “(…) uma mistura de palavreado técnico com estilo rebuscado e doses abundantes de termos em latim, muito __ gosto dos profissionais do direito, mas de difícil compreensão para o público leigo.”

Observe que a preposição que corretamente preenche a lacuna é “ao”, pois assim tem-se a expressão “ao gosto”, que melhor se adequa semanticamente ao trecho.

Portanto, a alternativa correta é a letra B. As alternativas A, C, D e E ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 05. Analise as assertivas a seguir a respeito da palavra “e__clusão” (l. 37) e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(   ) A lacuna pontilhada deve ser preenchida com a letra “s”.

(   ) A palavra é um adjetivo uniforme, pois não apresenta flexão de gênero.

(   ) Para a formação de seu plural, alteram-se suas vogais finais e acrescenta-se a letra “s”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – F – F.

b) V – F – V.

c) F – F – V.

d) F – V – F.

e) F – V – V.

Comentários

A alternativa correta é a letra C. A questão trata do tema ortografia.

O Item I está incorreto. A grafia correta da palavra é “exclusão”, com a letra “x”.

O Item II está incorreto. A palavra “exclusão” foi empregada como substantivo, e não como adjetivo.

O Item III está correto. O plural da palavra “exclusão” é formado substituindo-se “-ão” por “-ões”; ou seja, de fato, alteram-se suas vogais finais e acrescenta-se a letra “s”.

Portanto, a alternativa correta é a letra C. As alternativas A, B, D e E ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 06. Assinale a alternativa que poderia substituir corretamente o vocábulo “abundantes” (I. 03) sem causar alterações significativas ao sentido do trecho em que ocorre.

a) Parcas.

b) Exíguas.

c) Frugais.

d) Parcimoniosas.

e) Fartas.

Comentários

A alternativa correta é a letra E. A questão trata do tema semântica.

As alternativas A, B, C e D estão incorretas. As palavras “parcas”, “exíguas”, “frugais” e “parcimoniosas” são todas sinônimas e significam “escassas”, “diminutas”, “insuficientes”, “pequenas”, “econômicas”.

Logo, entre as alternativas, a única que traz um termo que é sinônima de “abundantes”, é o vocábulo “fartas”. Portanto, a alternativa E está correta.

QUESTÃO 07. Assinale a alternativa na qual a palavra sublinhada, “que”, NÃO tenha sido utilizada como pronome relativo.

a) “uma norma que se aplica a situações passadas” (l. 05).

b) “bem diferente daquela que se consagrou no cotidiano forense” (l. 12-13).

c) “um resumo simplificado, que apresenta o ponto principal da matéria” (l. 16-17).

d) “produtos que facilitam a compreensão da atividade” (l. 28).

e) “O pacto dispõe que o uso de vocabulário técnico” (I. 39).

Comentários

A alternativa correta é a letra E. A questão trata do tema pronomes relativos.

A alternativa A está incorreta. A palavra “que”, neste caso, é sim pronome relativo, pois retoma o termo anterior “norma”.

A alternativa B está incorreta. A palavra “que”, neste caso, é sim pronome relativo, pois retoma o termo anterior “daquela”.

A alternativa C está incorreta. A palavra “que”, neste caso, é sim pronome relativo, pois retoma o termo anterior “resumo”.

A alternativa D está incorreta. A palavra “que”, neste caso, é sim pronome relativo, pois retoma o termo anterior “produtos”.

A alternativa E está correta. A palavra “que”, neste caso, é conjunção integrante, e não pronome relativo. Pode-se, por exemplo, substituir o termo “que” e seus seguintes por “isso”. Veja: ”O pacto dispõe isso”.

QUESTÃO 08. Considerando o emprego correto da virgula, analise as assertivas a seguir:

I. Na linha 08, a ocorrência da vírgula hachurada se deve à marcação da omissão de um termo.

II. Na linha 34, o emprego da vírgula separa uma oração adverbial temporal de sua oração principal.

III. Nas linhas 40-41, a dupla vírgula separa uma ressalva feita à ideia anterior de simplificar a linguagem nas decisões.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

Comentários

A alternativa correta é a letra E. A questão trata do tema pontuação, mais precisamente sobre a vírgula.

O Item I está correto. O trecho em referência é o seguinte: “E nem só de latim vive a complicação: denúncia virou exordial increpatória; inquérito policial, caderno indiciário;”. Observe que a vírgula logo após o termo “inquérito policial” indica a elipse (ou seja, a omissão) da forma verbal “virou”. Reescrevendo: “(…) denúncia virou exordial increpatória; inquérito policial virou caderno indiciário”.

O Item II está correto. O trecho em referência é o seguinte: “Ao anunciar o pacto durante o 17° Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Salvador, o ministro Luís Roberto Barroso (…)”. Observe que a vírgula que vem após o termo “Salvador” demarca a separação entre os adjuntos adverbiais de tempo (“ao anunciar o pacto durante (…)”) e lugar (“em Salvador”) da oração principal (“(…) o ministro Luís Roberto Barroso – presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ – apontou a relevância de aprimorar __ comunicação com os jurisdicionados.”).

O Item III está correto. O trecho em referência é o seguinte: “Assim, simplificar a linguagem nas decisões, sem deixar de lado a precisão técnica, passa a ser mais um dos desafios da magistratura para ampliar o acesso à Justiça e à informação (…)”. Observe que o termo entre vírgulas (“sem deixar de lado a precisão técnica”), de fato, exprime uma ressalva à ideia anterior de simplificar a linguagem nas decisões.

Portanto, a alternativa correta é a letra E. As alternativas A, B, C e D ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 09. Assinale a alternativa que indica palavra que NÃO tenha sido formada pelo mesmo processo que o vocábulo “juridiquês”.

a) Maldade.

b) Colecionador.

c) Soneca.

d) Amadurecer.

e) Chuvisco.

Comentários

A alternativa correta é a letra D. A questão trata do tema morfologia, mais precisamente sobre processo de formação das palavras.

O vocábulo “juridiquês” foi formado pelo processo de sufixação, ou seja, acrescentou-se o sufixo “quês” à palavra “jurídico”.

A alternativa A está incorreta. A palavra “maldade” também é formada pelo processo de sufixação, pois acrescentou-se o sufixo “dade” ao vocábulo primitivo “mal”.

A alternativa B está incorreta. A palavra “colecionador” também é formada pelo processo de sufixação, pois acrescentou-se o sufixo “dor” ao vocábulo primitivo “colecionar”.

A alternativa C está incorreta. A palavra “soneca” também é formada pelo processo de sufixação, pois acrescentou-se o sufixo “eca” ao vocábulo primitivo “sono”.

A alternativa D está correta. Esta é a única alternativa em que a palavra não é formada por sufixação, e sim por parassíntese, ou seja, acrescentou-se simultaneamente o prefixo “a” e o sufixo “ecer” à palavra “maduro”.

A alternativa E está incorreta. A palavra “chuvisco” também é formada pelo processo de sufixação, pois acrescentou-se o sufixo “isco” ao vocábulo primitivo “chuva”.

QUESTÃO 10. Qual alternativa apresenta a correta reescrita do trecho a seguir, com o desenvolvimento da oração reduzida nele presente?

“precisamos ser capazes de usar uma linguagem mais compreensível e inclusiva para todas as pessoas”.

a) “é preciso ser capazes de usar uma linguagem mais compreensível e inclusiva para todas as pessoas”.

b)  “é preciso que sejamos capazes de usar uma linguagem mais compreensível e inclusiva para todas as pessoas”.

c) “é preciso que seja capazes de usar uma linguagem mais compreensível e inclusiva para todas as pessoas”.

d) “é preciso sejamos capazes de usar uma linguagem mais compreensível e inclusiva para todas as pessoas”.

e) “é preciso que sermos capazes de usar uma linguagem mais compreensível e inclusiva para todas as pessoas”.

Comentários

A alternativa correta é a letra B. A questão trata do tema orações.

Para desenvolver uma oração reduzida, é necessário acrescentar um elemento introdutor, que neste caso será uma conjunção integrante (“que”), bem como conjugar o verbo, que está em sua forma nominal (“ser capazes”). Vejamos a forma correta: “É preciso que sejamos capazes de usar uma linguagem mais compreensível e inclusiva para todas as pessoas.” Ressalte-se a necessidade do termo “que” como elemento introdutor em “é necessário que”.

Portanto, a alternativa correta é a letra B. As alternativas A, C, D e E ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 11. Assinale a alternativa que indica o sentido correto com o qual a expressão “para além dos” (I. 11) foi empregada no texto.

a) Para mais pessoas que não só os.

b) Para mais longe dos.

c) Com exceção dos.

d) Para o outro lado dos.

e) Para acima dos.

Comentários

A alternativa correta é a letra A. A questão trata do tema semântica.

O trecho em referência é o seguinte: “(…) o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem adotado, ao longo do tempo, uma série de medidas para levar o conhecimento sobre as decisões judiciais para além dos profissionais especializados, (…)”.

Observe que o sentido pretendido é “levar conhecimento para mais pessoas, além/a mais do que somente os operadores do direito”.

Portanto, a alternativa correta é a letra A, pois é a única que traz sentido semelhante ao do trecho em comento. As alternativas B, C, D e E ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 12. Qual a palavra que, caso tivesse o acento gráfico suprimido, NÃO geraria uma palavra existente na Língua Portuguesa?

a) Público.

b) Denúncia.

c) Ícone.

d) Está.

e) Título.

Comentários

A alternativa correta é a letra C. A questão trata do tema acentuação gráfica.

A alternativa A está incorreta. De fato, na língua portuguesa, tem-se tanto a forma “público”, com acento, significando “coletividade, relativo ao governo”, quanto a forma “publico”, sem acento, que advém do verbo “publicar” flexionado na primeira pessoa do singular do presente do indicativo.

A alternativa B está incorreta. De fato, na língua portuguesa, tem-se tanto a forma “denúncia”, com acento, significando “queixa, reclamação, acusação”, quanto a forma “denuncia”, sem acento, que advém do verbo “denunciar” flexionado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.

A alternativa C está correta. Esta é a única alternativa que contém palavra que, caso tivesse o acento gráfico suprimido, geraria uma palavra inexistente na Língua Portuguesa: “icone”.

A alternativa D está incorreta. De fato, na língua portuguesa, tem-se tanto a forma “está”, com acento, que advém do verbo “estar” flexionado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, quanto a forma “esta”, sem acento, que é um pronome demonstrativo.

A alternativa E está incorreta. De fato, na língua portuguesa, tem-se tanto a forma “título”, com acento, significando “expressão que se coloca no começo de um livro, em seus capítulos, em publicação jornalística, filme, etc., para indicar o assunto”, quanto a forma “titulo”, sem acento, que advém do verbo “titular” flexionado na primeira pessoa do singular do presente do indicativo.

QUESTÃO 13. Analise as assertivas a seguir a respeito da palavra “rebuscado” (I. 02):

I. A palavra pertence à classe gramatical dos adjetivos.

II. A palavra é variável em relação ao número, mas não em relação ao gênero.

III. Um sinônimo possível na situação em que a palavra ocorre no texto é “elementar”.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas I e III.

e) Apenas II e III.

Comentários

A alternativa correta é a letra A. A questão trata do tema morfologia, mais precisamente sobre adjetivos.

O Item I está correto. Observe que na frase “mistura de palavreado técnico com estilo rebuscado e doses abundantes de termos em latim”, o termo “rebuscado” é utilizado para caracterizar o substantivo “estilo”. Portanto, funciona como adjetivo.

O Item II está incorreto. A palavra “rebuscado” é variável tanto em número (“rebuscados”), quanto em gênero (“rebuscada”/”rebuscadas”).

O Item III está incorreto. A palavra “rebuscado” significa “aprimorado”, “requintado”, sendo antônimo (e não sinônimo) de “elementar”, que significa “básico”, “simples”.

Portanto, a alternativa correta é a letra A. As alternativas B, C, D e E ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 14. Considerando o emprego de elementos coesivos, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(   ) Na linha 13, o pronome demonstrativo “daquela” substitui a palavra “linguagem” (I. 12), que está elíptica.

(   ) Na linha 21, o pronome relativo “que” tem como referente a palavra “cidadão” (I. 21).

(   ) Na linha 24, o pronome relativo “que” tem como referente a palavra “artigos” (I. 24).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – V – V.

b) V – F – V.

c) V – F – F.

d) F – V – F.

e) F – V – V.

Comentários

A alternativa correta é a letra B. A questão trata do tema coesão.

O Item I está correto. O trecho em referência é o seguinte: “(…) o que inclui a opção por uma linguagem bem diferente daquela que se consagrou no cotidiano forense.”

Observe que o termo “daquela” substitui a palavra “linguagem”, para evitar repetição deste último termo. Reescrevendo: “(…) o que inclui a opção por uma linguagem bem diferente daquela linguagem que se consagrou no cotidiano forense.”

O Item II está incorreto. O trecho em referência é o seguinte: “(…) integra uma política de aproximação com o cidadão que o STJ já vem seguindo há bastante tempo.” Observe que o termo “que” retoma a palavra “política”, e não a apalavra “cidadão”.

O Item III está correto. O trecho em referência é o seguinte: “(…) especialmente ao disposto em seus artigos 11 e 13, que exigem clareza, precisão, qualidade e acessibilidade na divulgação de informações (…)”. Observe que o termo “que”, de fato, se refere à palavra “artigos”, tanto é que o verbo “exigir”, que vem logo após o termo “que”, está concordando em número com a palavra “artigos”, também estando no plural.

Portanto, a alternativa correta é a letra B. As alternativas A, C, D e E ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 15. Qual a alternativa que apresenta a expressão que possa substituir corretamente “no que diz respeito à” (1. 31) sem causar alterações significativas ao sentido do trecho em que ocorre?

a) em disparidade à.

b) em congruência à.

c) no que tange à.

d) no que acarreta à.

e) no que implica à.

Comentários

A alternativa correta é a letra C. A questão trata do tema semântica.

O trecho em referência é o seguinte: “(…) a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, especificamente no que diz respeito à adoção de uma linguagem direta e compreensível pelo público leigo, (…)”. Observe que o sentido pretendido é o “referência” (“no que se refere”).

Portanto, a alternativa correta é a letra C, pois é a única que traz sentido semelhante ao do trecho em comento. As alternativas A, B, D e E ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 16. Na linha 41, a preposição “para” foi empregada para indicar ___, podendo ser substituída por ___, ___ necessárias alterações no período a fim de que se mantenha a sua correção.

Assinale a alternativa que preenche, correta respectivamente, as lacunas do trecho acima.

a) condição – não obstante – sendo

b) condição – não obstante – não sendo

c) condição – a fim de que – sendo

d) finalidade – a fim de que – sendo

e) finalidade – a fim de que – não sendo

Comentários

A alternativa correta é a letra D. A questão trata do tema preposição.

O trecho em referência é o seguinte: “(…) passa a ser mais um dos desafios da magistratura para ampliar o acesso à Justiça e à informação.” Observe que a preposição “para”, neste caso, indica a finalidade das ações da magistratura, qual seja, ampliar o acesso à justiça. Assim, a preposição poderá ser substituída por “a fim de que”, pois também indica finalidade. Por fim, note que, se a pretendida substituição for feita, será, sim, necessária uma alteração no fim do período para que se mantenha a correção gramatical. Reescrevendo, ficaria: “(…) passa a ser mais um dos desafios da magistratura a fim de que se amplie o acesso à Justiça e à informação.”

Portanto, a alternativa correta é a letra D. As alternativas A, B, C e E ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 17. Assinale a alternativa que indica quantas outras alterações seriam obrigatoriamente necessárias caso a palavra “linguagem” fosse substituída por sua forma plural no trecho a seguir: “A linguagem codificada e inacessível torna-se um instrumento de e__clusão”.

a) 3

b) 4

c) 5

d) 6

e) 7

Comentários

A alternativa correta é a letra B. A questão trata do tema flexão em número das palavras, mais precisamente sobre a formação do plural.

Reescrevendo o texto em comento, tem-se o seguinte: “As linguagens codificadas e inacessíveis tornam-se um instrumento de e__clusão”. Observe que apenas os termos que se referem à palavra “linguagem” sofreram alteração: “as”, “codificadas”, “inacessíveis”, e “tornam-se”. A expressão “um instrumento de exclusão” é predicativo do sujeito, não sendo necessário estabelecer concordância.

Portanto, a alternativa correta é a letra B, tendo havido 4 alterações além da alteração realizada na palavra “linguagem”. As alternativas A, C, D e E ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 18. A correta classificação do sujeito da forma verbal “pode” no trecho a seguir é: “pode-se dizer ad argumentandum tantum”.

a) Oração sem sujeito.

b) Sujeito elíptico.

c) Sujeito simples.

d) Sujeito composto.

e) Sujeito indeterminado.

Comentários

A alternativa correta é a letra C. A questão trata do tema verbo, mais precisamente sobre sua transitividade.

Observe que tanto o verbo “poder” quanto o verbo “dizer” são transitivos diretos, ou seja, dispensam o uso de preposição. Quando se tem um verbo transitivo direto + a partícula “se”, esta última funciona como partícula apassivadora. Logo, estar-se diante da voz passiva sintética, a qual possui sujeito expresso (sujeito paciente). Reescrevendo, na voz ativa: “Ad argumentandum tantum pode ser dito”. Portanto, o sujeito é simples, qual seja, “ad argumentandum tantum”.

Assim, a alternativa correta é a letra C. As alternativas A, B, D e E ficam automaticamente incorretas.

QUESTÃO 19. Assinale a alternativa que indica o número do termo sublinhado (inserido imediatamente depois dele) que tem a função sintática de adjunto adverbial no trecho a seguir: “o Superior Tribunal de Justiça (STJ) (1) tem adotado, ao longo do tempo (2), uma série de medidas (3) para levar o conhecimento sobre as decisões judiciais (4) para além dos profissionais especializados (5)”.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Comentários

A alternativa correta é a letra B. A questão trata do tema adjunto adverbial.

A alternativa A está incorreta. O trecho “O Superior Tribunal de Justiça (STJ)” é sujeito, e não adjunto adverbial.

A alternativa B está correta. O trecho “ao longo do tempo”, de fato, é adjunto adverbial que indica tempo.

A alternativa C está incorreta. O trecho “uma série de medidas” é objeto direto, da locução verbal “tem-se adotado”, e não adjunto adverbial.

A alternativa D está incorreta. O trecho “sobre as decisões judiciais” é complemento nominal, do termo “conhecimento”, e não adjunto adverbial.

A alternativa E está incorreta. O trecho “dos profissionais especializados” é complemento nominal do termo “além”, e não adjunto adverbial.

QUESTÃO 20. A alternativa que indica a correta transposição do trecho a seguir para a voz passiva analítica é: “uma linguagem bem diferente daquela que se consagrou no cotidiano forense”.

a) “uma linguagem bem diferente daquela que é consagrada no cotidiano forense”.

b) “uma linguagem bem diferente daquela que será consagrou no cotidiano forense”

c) “uma linguagem bem diferente daquela que era consagrada no cotidiano forense”.

d) “uma linguagem bem diferente daquela que seria consagrada no cotidiano forense”.

e) “uma linguagem bem diferente daquela que foi consagrada no cotidiano forense”.

Comentários

A alternativa correta é a letra E. A questão trata do tema verbo, mais precisamente sobre vozes verbais.

Para transformar uma frase da voz passiva sintética para a voz passiva analítica, utiliza-se o verbo “ser” + particípio, mantendo-se o tempo verbal originário. No trecho trazido pelo enunciado, portanto, a forma verbal “consagrou” deve ser substituída por “foi consagrado”. Note que ambas estão no pretérito perfeito do indicativo, mantendo-se o tempo verbal. Reescrevendo: “uma linguagem bem diferente daquela que foi consagrada no cotidiano forense”.

Assim, a alternativa correta é a letra E. As alternativas A, B, C e D ficam automaticamente incorretas.

Saiba mais: Concurso PGM Londrina

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer se preparar para o concurso PGM Londrina?

concursos Procuradorias

Assinatura de Procuradorias

Conheça os planos

A Judicialização do Direito à Saúde

Assinatura Jurídica

Conheça os planos

0 Shares:
Você pode gostar também