Olá, pessoal, tudo certo?!
Em 15/12/2024, foi aplicada a prova objetiva do concurso público para o Tribunal de Contas do Distrito Federal. Assim que divulgados o caderno de provas e o gabarito preliminar oficial, nosso time de professores analisou cada uma das questões que agora serão apresentadas em nossa PROVA COMENTADA.
Este material visa a auxiliá-los na aferição das notas, elaboração de eventuais recursos, verificação das chances de avanço para fase discursiva, bem como na revisão do conteúdo cobrado no certame.
Desde já, destacamos que nosso time de professores identificou 1 questão passível de recurso e/ou que deve ser anulada, por apresentar duas ou nenhuma alternativa correta, como veremos adiante. No tipo de prova comentado, trata-se da questão 45.
De modo complementar, elaboramos também o RANKING do Procurador do TC-DF, no qual qualquer um, mesmo que ainda não seja nosso aluno, poderá inserir suas respostas à prova, e, ao final, aferir sua nota, de acordo com o gabarito elaborado por nossos professores, e, posteriormente, conforme o gabarito preliminar e o gabarito definido. Com o ranking, poderemos estimar a nota de corte da 1ª fase. Essa ferramenta é gratuita!
Além disso, montamos um caderno para você, que é nosso aluno e nossa aluna, futuros aprovados em carreiras jurídicas, no qual poderão analisar os comentários longos à prova, e, no futuro, os comentários em vídeo às questões: confira AQUI!
Por fim, comentaremos a prova, as questões mais polêmicas, as possibilidades de recurso, bem como a estimativa da nota de corte no TERMÔMETRO PÓS-PROVA, no nosso canal do Youtube. Inscreva-se e ative as notificações! Estratégia Carreira Jurídica – YouTube
Confira AQUI as provas comentadas de todas as disciplinas
Prova comentada Conhecimentos sobre o DF
Julgue os itens a seguir, relativos à realidade histórica e geográfica do DF.
QUESTÃO 189. O plano de transferir a capital do Brasil para o interior do país estava previsto na Constituição Republicana de 1891.
Comentários
O item está certo.
A Constituição Republicana de 1891 já previa a transferência da capital do Brasil para o interior do país. Trata-se do movimento de interiorização. No artigo 3º das Disposições Transitórias, a Constituição de 1891 estabeleceu que a futura capital da República deveria ser localizada no planalto central. Contudo, esse plano foi concretizado apenas na década de 1960.
QUESTÃO 190. A escolha do sítio geográfico de Brasília foi influenciada por estudos realizados em 1842 pela Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil.
Comentários
O item está certo.
Essa comissão foi responsável por explorar e mapear a região central do Brasil, considerando-a adequada para a instalação da futura capital do país. Esses estudos foram fundamentais para a decisão de transferir a capital para o interior do Brasil, culminando na construção de Brasília, inaugurada em 1960.
QUESTÃO 191. Predominam no DF aquíferos do domínio poroso formados por rochas sedimentares, o que garante alta capacidade de armazenamento de água em todo o território.
Comentários
O item está errado.
O que predomina no Distrito Federal são os aquíferos fraturados ou tipo fissural, formados principalmente por rochas cristalinas, como granitos e gnaisses.
QUESTÃO 192. A presença de grande quantidade de nascentes que fluem para diferentes regiões hidrográficas do Brasil faz do DF um território com alta disponibilidade hídrica superficial.
Comentários
O item está errado.
Embora o Distrito Federal possua muitas nascentes que contribuem para diversas bacias hidrográficas, a disponibilidade hídrica superficial no DF não é considerada alta. A região enfrenta desafios quanto à disponibilidade de água, principalmente devido à baixa capacidade de armazenamento de água nos aquíferos predominantes e à crescente demanda por recursos hídricos.
No que se refere ao Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (COARIDE), que é vinculado à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue os seguintes itens.
QUESTÃO 193. Entre as competências do COARIDE, estão a alocação e a gestão financeira de recursos destinados à RIDE.
Comentários
O item está errado.
Entre as competências do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (COARIDE), não se incluem a alocação e a gestão financeira de recursos destinados à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).
QUESTÃO 194. O COARIDE está vinculado a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO).
Comentários
O item está certo.
O Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (COARIDE) está vinculado à Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO). A SUDECO é responsável por coordenar as políticas de desenvolvimento da Região Centro-Oeste, e o COARIDE atua no âmbito da RIDE para promover a integração e o desenvolvimento regional de maneira articulada.
Saiba mais: concurso Procurador TCDF
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Cursos e Assinaturas
O Estratégia Carreira Jurídica é campeão de aprovações nos concursos para Carreiras Jurídicas com um corpo docente qualificado e materiais completos. Conheça nossos cursos e garanta sua aprovação: