MP RS Promotor: possibilidade de recurso para a disciplina de português

MP RS Promotor: possibilidade de recurso para a disciplina de português

Concurseiro, tudo bem?

No dia 3 de dezembro o Ministério Publico do Rio Grande do Sul realizou as provas para o cargo de Promotor de Justiça

Foi uma prova dura, mas certamente nossos alunos lograram êxito. No entanto algumas questões da disciplina de português são passíveis de recurso.

Confira abaixo as questões e os comentários que revelam os motivos para entrar com recursos.

QUESTÃO 8

Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.

“Sem acarretar mudança de significado na frase respectiva, é possível substituir _____ por _____”.

1. inspirou (I. 7) – tem inspirado

2. provasse (I. 14) – tivesse provado

3. sofreria (I. 16) – haveria sofrido

Quais propostas estão corretas?

a) Apenas 1.

b) Apenas 2.

c) Apenas 3.

d) Apenas 2 e 3.

e) 1, 2 e 3.

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA D

GABARITO PRETENDIDO: LETRA A

FUNDAMENTAÇÃO:

De acordo com a banca, estão corretas as propostas de substituição em (2) e (3), no entanto, ambas as propostas acarretariam mudança de significado.

“Provasse” está no pretérito imperfeito do subjuntivo. A mudança para “tivesse provado” acarretaria mudança de sentido, uma vez que esta é a forma do pretérito-mais-que-perfeito do subjuntivo.

Apesar de “haveria sofrido” ser a forma composta do futuro do pretérito do indicativo (mesmo tempo verbal de “sofreria”), a semântica de ambas as formas não é equivalente. Ao passo que “sofreria” indica uma hipótese em aberto, “haveria sofrido” indica uma hipótese já sem efeito no momento presente. Além disso, a substituição proposta em (3) implicaria falha de correlação verbal (haveria de interceder x haveria sofrido).

Contextualmente, é possível depreender que a teoria de Tomás de Aquino continua a inspirar até os dias atuais. O 2º parágrafo fala dessa inspiração dos “esforços para tornar útil e menos penoso o instituto da Inquisição”, ideia que, de acordo com o primeiro parágrafo é indispensável até hoje: “É indispensável, todavia, que se promova o adequado desapego à ideia pejorativa e preconcebida de repulsa deliberada à cultura medieval, assim como de suas consequências sobre a refutação aos hereges no que toca diretamente à Inquisição”. Dessa forma, a troca do pretérito perfeito simples “inspirou” — que indica uma ação acabada — pelo pretérito perfeito composto “tem inspirado” — que indica ação durativa — não acarretaria em mudança de significado.

Com base nisso, solicita-se a mudança de gabarito para letra A.

QUESTÃO 11

Considere as três propostas de alteração no emprego de vírgulas elencadas na coluna da esquerda; e, na da direita, as respectivas justificativas em relação a essas propostas.

PROPOSTAJUSTIFICATIVA
1. Inserir uma vírgula antes do segmento “e a pessoa” (I. 16).Trata-se de orações coordenadas unidas pela conjunção e com sujeitos e predicados diferentes, o que faculta o emprego da vírgula no contexto.
2. Substituir as vírgulas que isolam o segmento “ao contrário do que se possa imaginar” (I. 21) por travessões.Trata-se de segmento intercalado com valor explicativo, de esclarecimento, de observação suplementar; neste caso, as virgulas podem ser substituídas por travessões.
3. Suprimir as vírgulas que isolam “pois” (I. 43).Trata-se de conjunção conclusiva que exerce no contexto função de marcador discursivo; neste caso, o uso das vírgulas é opcional.

Quais propostas e respectivas justificativas estão corretas?

a) Apenas 1.

b) Apenas 2.

c) Apenas 3.

d) Apenas 1 e 2.

e) Apenas 2 e 3.

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA D

GABARITO PRETENDIDO: LETRA A

FUNDAMENTAÇÃO:

De acordo com a banca, a proposta em (2) — que afirma que o segmento intercalado possui valor explicativo, de esclarecimento, de observação suplementar — apresenta justificativa correta. No entanto, o trecho “ao contrário do que se possa imaginar” possui valor adverbial, podendo ser classificado como adjunto adverbial de comparação. A vírgula foi empregada para demarcar que esse adjunto não está em seu lugar prototípico, e sim deslocado.

Apenas a proposta em (1) apresenta uma justificativa correta. Com isso, solicita-se a alteração do gabarito para a letra A.

QUESTÃO 18

No que se refere à concordância nominal, considere as orações abaixo.

1. O júri considerou precisa a argumentação e os esclarecimentos do Promotor de Justiça

2. O júri considerou precisas as argumentações e os esclarecimentos Promotor de Justiça.

3. O júri considerou precisos os esclarecimentos e a argumentação do Promotor de Justiça.

4. O júri considerou precisos as argumentações e o esclarecimento do Promotor de Justiça.

Quais estão corretas?

a) Apenas 1 e 2.

b) Apenas 2 e 3.

c) Apenas 3 e 4.

d) Apenas 1, 2 e 3.

e) 1, 2, 3 e 4.

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA D

GABARITO PRETENDIDO: LETRA E

FUNDAMENTAÇÃO:

Cunha e Cintra, em sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (p. 267), disserta sobre a possibilidade de concordância atrativa e de concordância com ambos os substantivos (no masculino plural) nos casos em que o predicativo está anteposto. Essa possibilidade é corroborada pelos principais compêndios gramaticais da Língua Portuguesa.

Portanto, com base na norma gramatical, “considerou precisas as argumentações e o esclarecimento” (concordância atrativa) está correta assim como “considerou precisos as argumentações e o esclarecimento” (concordância com ambos os substantivos).

Com base nisso, solicita-se a alteração do gabarito para a letra E.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

CUNHA; CINTRA; Nova Gramática do Português Contemporâneo. — Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. (2ª ed.)

Saiba mais: Concurso MP RS Promotor

Whatsapp ECJ: Clique na sua carreira e PARTICIPE!

Com o Whatsapp ECJ vamos transformar a maneira como os estudantes se preparam para os concursos públicos do momento e do futuro. Esta plataforma não apenas oferece suporte para tirar dúvidas cruciais, mas também fornece dicas valiosas para alcançar o sucesso nas provas, abrangendo todas as áreas da carreira jurídica.

Promotorias

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura Carreiras Jurídicas

O Estratégia Carreira Jurídica é campeão de aprovações nos concursos para Carreiras Jurídicas com um corpo docente qualificado e materiais completos. Conheça nossos cursos e garanta sua aprovação:

assinatura promotorias Mps

Assinatura de Promotorias

Conheça os planos

A Judicialização do Direito à Saúde

Assinatura Jurídica

Conheça os planos

0 Shares:
Você pode gostar também