ENAC 2026: essas 5 ações vão transformar suas horas de estudo em avanço real!

ENAC 2026: essas 5 ações vão transformar suas horas de estudo em avanço real!

Se Cartórios é o seu objetivo, atenção: o primeiro Exame Nacional dos Cartórios (ENAC 2026.1) está se aproximando e pode ser a sua oportunidade ser aprovado ou aprovada!

A conclusão mais provável é que o edital seja publicado entre fevereiro e abril de 2026, se o padrão de intervalos entre as últimas edições for mantido.

É por causa dessa proximidade que você deve se preparar com foco. Pensando nisso, o Estratégia Carreiras Jurídicas traz cinco dicas para você evoluir na sua preparação.

Mas antes de trazer as ações que mudarão seus estudos para o exame, este artigo explica o que é o ENAC e como ele funciona.

🔎 O que é o ENAC e como ele foi criado?

O exame funciona como uma espécie de “pré-habilitação”, com validade de seis anos, exigida para que você possa se inscrever em concursos de serventias extrajudiciais.

O ENAC foi criado por meio da Resolução nº 575, de 28 de agosto de 2024 (DJE de 30/08/2024).

O que essa resolução alterou nos concursos para cartórios?

A Resolução nº 575 alterou a Resolução nº 81/2009 e incluiu o art. 1º-A, o que mudou a estrutura das avaliações nos concursos de cartórios.

Com isso, passou a ser exigida dos futuros candidatos e candidatas a aprovação em uma espécie de habilitação nacional, condição prévia para participar desses editais.

A alteração também autoriza os Tribunais a condicionar a realização da prova objetiva seletiva ao não atingimento de um número máximo de candidatos com inscrição preliminar deferida.

E quem é responsável pela formulação da prova?

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a banca responsável pela organização do certame. Contudo, cabe à comissão validar oficialmente as questões aplicadas.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Acesse agora o Grupo de Estudos para Concursos Cartório

📌 5 ações que mudam o jogo e podem aumentar suas chances no ENAC

1. Atente-se ao ciclo de estudos!

É importante entender que não existe “melhor maneira de estudar”. “Melhor” ou “pior” são juízos de valor que acabam colocando muitos candidatos para trás, por gerarem comparação.

Ainda assim, um padrão que pode ajudar na forma de estudo escolhida, e dar um gás inicial, é o uso de ciclos.

Nesse método, você alterna as matérias de acordo com o peso no edital e com o tempo diário disponível, em vez de estudar apenas uma disciplina por dia.

Assim, ao final de cada ciclo, todas as matérias são revisadas de forma equilibrada e contínua. Mas lembre-se: esse período é relativo. Você pode estudar, por exemplo, apenas uma hora com foco e progredir, ou passar horas sem concentração.

2. Elabore estratégias palpáveis

No esteio da dica anterior, entenda que o excesso não funciona para todo mundo e que isso não torna ninguém menos ou mais estudioso. Afinal, é a qualidade do estudo que conta.

Não há fórmula mágica. Ainda assim, alguns lembretes mentais podem ajudar dentro do ciclo de estudos, como: “faça revisões periódicas”. Isso nos leva à próxima dica.

É provável que o edital seja publicado entre fevereiro e abril de 2026, se o padrão de intervalos entre as últimas edições for mantido. Imagem: Pixabay.

3. Organize o conteúdo de forma visual

Ainda no ciclo de estudos, a visualização do conteúdo estudado pode ser uma ótima ferramenta mental para o seu progresso.

Mapas mentais, quadros, tabelas e agendas coloridas são exemplos de estratégias imateriais ou materiais que permitirão a rápida identificação daquilo que já foi estudado e do que exige revisão e mais dedicação.

Essa organização visual possibilita uma espécie de completismo dos estudos no dia a dia. A sensação de conclusão pode aumentar sua motivação e reduzir a sensação de sobrecarga.

4. Simulados e provas anteriores são muito importantes!

Antes de iniciar a preparação, é necessário avaliar o desafio do concurso e o seu nível atual de conhecimento.

Uma forma objetiva de fazer isso é resolver provas recentes, por exemplo, de certames para cartórios, preferencialmente dos últimos dois anos, ou, para uma análise mais ampla, provas de períodos anteriores.

E lembre-se: o Estratégia Carreiras Jurídicas sempre realiza simulados pré-editais! Por isso fique sempre de olho no nosso canal por meio do YouTube.

5. Descanse!

E o mais importante: a mente precisa de respiração. No campo das analogias, um concurso público é similar a uma maratona e não a uma corrida de 100 metros rasos.

Ou seja: o Exame Nacional dos Cartórios é condicionamento. Portanto, foco e cadência são as principais aspectos a serem desenvolvidos.

Uma dica dos professores do Estratégia Carreiras Jurídicas é que no pré-edital os futuros candidatos e candidatas reservem um dia ou metade de um dia na semana para descansar.

▶️ Dê o play e veja o passo a passo para passar no ENAC 2026!

Saiba mais: ENAC

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

CURSOS E ASSINATURAS

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinaturas Jurídicas

Faça a sua assinatura!

Escolha a sua área.

0 Shares:
Você pode gostar também