A Polícia Civil do Distrito Federal (PC DF) divulgou, por meio de Termo de Referência, informações detalhadas sobre as etapas do concurso público para o provimento de 50 vagas, além da formação de cadastro reserva, para o cargo de Delegado.
O certame será realizado em duas etapas principais, que englobará múltiplas fases de avaliação, todas de caráter eliminatório e classificatório, exceto a prova de títulos, que será apenas classificatória.
Entre as novidades do documento está que as provas objetiva e discursiva serão realizadas no mesmo dia, divididas em dois turnos: a primeira no período da manhã e a segunda no período da tarde.
Quer descobrir quais informações já estão disponíveis sobre cada etapa? Veja a seguir o que já se sabe.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.
Quais serão as etapas do próximo concurso para Delegado da PC DF?
Primeira etapa
A primeira etapa abrange avaliações escritas, orais, físicas, médicas, psicológicas, sociais e procedimentos complementares para reserva de vagas, com foco em garantir a seleção dos candidatos mais preparados e aptos ao exercício do cargo.
1. Prova objetiva
A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e abordará conhecimentos gerais e específicos.
Ela poderá ser composta por 120 questões no modelo certo ou errado ou 80 questões de múltipla escolha com cinco alternativas.
Para reduzir a possibilidade de fraude, serão aplicadas quatro versões embaralhadas da prova, todas com o mesmo conteúdo.
2. Prova discursiva
A prova discursiva também é eliminatória e classificatória. Ela incluirá uma questão de elaboração de peça profissional e no mínimo três questões relacionadas a conhecimentos específicos necessários ao exercício do cargo.
- Serão corrigidas até 1.200 provas, distribuídas por ampla concorrência, pessoas com deficiência, candidatos pretos e pardos, indígenas, quilombolas e hipossuficientes, conforme legislação e decisões judiciais sobre reserva de vagas.
- Os candidatos terão acesso ao padrão de respostas considerado correto após a aplicação.
- Recursos administrativos serão analisados por banca revisora composta por profissionais distintos dos que corrigiram originalmente.
- As provas objetivas e discursivas ocorrerão no mesmo dia, em dois turnos: objetiva no período matutino e discursiva no período vespertino.
3. Prova oral
A prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, avaliará conhecimentos jurídicos em Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal, além da capacidade argumentativa.
- Cada banca terá no mínimo três integrantes, incluindo um Delegado de classe especial indicado pela Escola Superior de Polícia Civil e um representante da OAB-DF com notório saber jurídico.
- Todas as provas serão gravadas em áudio e vídeo e disponibilizadas aos candidatos para fins de recurso.
- Recursos administrativos terão respostas fundamentadas, sem respostas genéricas ou evasivas.
4. Avaliação biopsicossocial
Destinada a candidatos às vagas reservadas para pessoas com deficiência, a avaliação biopsicossocial analisa se a deficiência declarada é compatível com as atribuições do cargo, seguindo normas legais e instruções normativas vigentes.
5. Exames biométricos e avaliação médica
O objetivo será verificar condições de saúde e requisitos legais para matrícula no Curso de Formação Profissional.
- Incluirá exame físico, exames laboratoriais, análise por junta médica e possibilidade de apresentação de exames complementares.
- Exames serão registrados em sistema informatizado, e a junta médica emitirá parecer conclusivo sobre aptidão ou inaptidão.
- Haverá prazo específico para recursos administrativos e complementação de laudos, observando regras especiais para gestantes.
6. Prova de capacidade física
De caráter eliminatório, a prova física incluirá:
- Corrida de 12 minutos
- Barra fixa
- Flexão abdominal
- Corrida de ida e volta (Shuttle Run)
Todos os testes serão filmados, aplicados por profissionais registrados no Conselho Regional de Educação Física e realizados em locais apropriados. Também será realizada coleta de urina para exame toxicológico.
7. Avaliação psicológica
A avaliação psicológica examinará perfil profissiográfico e mapeamento de competências do candidato.
- Será realizada por banca de no mínimo três psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia.
- Utilizará inventários, testes de habilidades específicas e técnicas projetivas.
- Emitirá laudo descritivo individualizado com critérios de aptidão ou inaptidão.
- Recursos administrativos serão analisados por banca distinta da que aplicou os testes.
8. Sindicância de vida pregressa e investigação social
De caráter eliminatório, esta fase envolverá a análise da vida pregressa do candidato, por meio de Ficha de Informações Confidenciais (FIC) e documentação anexada via sistema eletrônico.
- A Comissão de Sindicância analisará documentos e julga recursos administrativos.
- Documentos serão organizados e armazenados em meio físico e eletrônico para garantir integridade e rastreabilidade.
9. Procedimentos complementares de verificação documental
- Heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros: será aplicada a candidatos que concorrem às vagas reservadas, com comissão de cinco membros, filmagem do procedimento e comissão recursal distinta.
- Verificação documental para indígenas e quilombolas: confirmará autodeclaração e reserva de vagas (3% para indígenas e 2% para quilombolas).
- Verificação documental para candidatos hipossuficientes: analisará renda familiar e histórico escolar, garantindo que o candidato preenche os requisitos legais.
Segunda etapa
A segunda etapa compreende o Curso de Formação Profissional (CFP) e a prova de títulos, com caráter eliminatório e classificatório para o curso e exclusivamente classificatório para a prova de títulos.
1. Curso de Formação Profissional (CFP)
- Carga horária de 460 horas, distribuídas em turmas de 30 candidatos, para até 150 aprovados da primeira etapa, incluindo candidatos sub judice de concursos anteriores.
- Incluirá aplicação de provas práticas em Técnicas Operacionais da Ação Policial (TOAP) e Técnicas de Imobilização Policial e Defesa Pessoal Policial (TIP/DPP).
- Todas as provas práticas serão registradas em vídeo, com bancas específicas para avaliação e análise de recursos, separadas das bancas de ensino.
- Identificação e conferência de identidade dos candidatos serão feitas na matrícula do curso.
2. Prova de títulos
- De caráter exclusivamente classificatório, com pontuação máxima de 5% do total de pontos do candidato.
- Aceitará títulos de doutorado, mestrado, pós-graduação lato sensu, cursos de aperfeiçoamento com carga mínima de 120 horas e obras ou artigos científicos publicados.
- Recursos administrativos serão analisados por banca revisora distinta da banca examinadora.
Acesse agora o Grupo de Estudos para Delegado Civil
Fique por dentro de todos os detalhes do edital do concurso Delegado DF.
Preparamos um artigo exclusivo para você, basta conferir abaixo:
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
CURSOS E ASSINATURAS
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.
