Prova comentada Medicina Legal Concurso Delegado CE

Prova comentada Medicina Legal Concurso Delegado CE

Olá, pessoal, tudo certo?!

Em 25/05/2025, foi aplicada a prova objetiva do concurso público para a Polícia Civil do Estado do Ceará. Assim que divulgados o caderno de provas e o gabarito preliminar oficial, nosso time de professores analisou cada uma das questões que agora serão apresentadas em nossa PROVA COMENTADA.

Este material visa a auxiliá-los na aferição das notas, elaboração de eventuais recursos, verificação das chances de avanço para fase discursiva, bem como na revisão do conteúdo cobrado no certame.

Desde já, destacamos que nosso time de professores identificou 2 questões passíveis de recurso e/ou que deve ser anulada, por apresentar duas alternativas corretas, como veremos adiante. No tipo de prova comentado, trata-se das questões 18 e 67.

De modo complementar, elaboramos também o Ranking do PC-CE em que nossos alunos e seguidores poderão inserir suas respostas à prova, e, ao final, aferir sua nota, de acordo com o gabarito elaborado por nossos professores. Através do ranking, também poderemos estimar a nota de corte da 1º fase. Essa ferramenta é gratuita e, para participar, basta clicar no link abaixo:

Ranking PC CE Delegado

Além disso, montamos um caderno para nossos seguidores, alunos ou não, verem os comentários e comentar as questões da prova:

Caderno de prova para seguidores

Por fim, comentaremos a prova, as questões mais polêmicas, as possibilidades de recurso, bem como a estimativa da nota de corte no TERMÔMETRO PÓS-PROVA, no nosso canal do Youtube. Inscreva-se e ative as notificações!

Estratégia Carreira Jurídica – YouTube

Esperamos que gostem do material e de todos os novos projetos que preparamos para que avancem rumo à aprovação.

Contem sempre conosco.

Yasmin Ushara,

Coordenação de Rodadas do Estratégia Carreiras Jurídicas.

Confira a prova comentada de todas as disciplinas

QUESTÃO 50. Tendo determinado trabalhador sofrido uma lesão decorrente de acidente de trabalho, a autoridade policial solicitou que ele fosse avaliado para determinar sua capacidade para as atividades laborais. O médico-legista deve, após a avaliação, emitir documento médico-legal que comprove a gravidade de lesão corporal decorrente de determinado acidente de trabalho e a capacidade do trabalhador acidentado para realizar suas atividades laborais:

Nessa situação hipotética, o documento médico-legal mais apropriado a ser emitido é

a) a declaração médica.

b) o laudo médico-legal.

c) a notificação compulsória.

d) a consulta médico-legal.

e) a comunicação de acidente de trabalho.

Comentário

A alternativa correta é a letra B. Documento médico-legal é toda anotação que tem a finalidade de reproduzir e representar uma manifestação do pensamento, baseada em critérios médico-legais. Apresentam configuração que varia conforme a situação e a finalidade.

 A alternativa A está incorreta, pois declaração médica não está, propriamente dita, inserida no rol de documentos médicos legais;”

A alternativa B está correta, relatório médico-legal é o documento elaborado após a realização de uma perícia médica, sendo solicitado pela autoridade policial ou judiciária para descrever detalhadamente os resultados da análise pericial. Este relatório deve ser estruturado de forma precisa e objetiva, sendo composto por sete partes: Preâmbulo: Introdução que informa a data, hora, local da perícia e a autoridade que requisitou e determinou o exame. Quesitos: Perguntas objetivas que devem ser respondidas pelo perito, com base no exame realizado, podendo ser formuladas pelas partes ou previamente estabelecidas, conforme o art. 176 do Código de Processo Penal. Histórico ou Comemorativo: Relato dos fatos que motivaram a perícia, podendo incluir informações como a anamnese (histórico médico) do paciente ou dados da guia de remoção de cadáver em casos de autópsia. Descrição ou Exposição: Parte do relatório onde o perito descreve de forma objetiva as observações feitas no exame, sendo o visum et repertum (visto e relatado). Essa parte é considerada a mais importante do relatório. Discussão: Discussão científica das hipóteses levantadas com base nos fatos descritos e nos dados encontrados, evitando juízos pessoais e dando base científica às conclusões. Conclusão: Onde o perito afirma se o fato ocorreu ou não, com base nas evidências encontradas no exame. Pode também ser inconclusivo, caso não seja possível determinar com certeza. Resposta aos Quesitos: Respostas objetivas às perguntas formuladas no início, estabelecendo se houve ou não a ocorrência de um fato típico. Em caso de dúvida, o quesito pode ser considerado prejudicado. Assinatura(s): Encerramento do documento com a assinatura do(s) perito(s) que realizaram a análise.

A alternativa C está incorreta, pois as notificações compulsórias são comunicações obrigatórias que os médicos devem realizar às autoridades competentes, conforme a legislação vigente, seja por razões sanitárias, sociais ou de saúde pública. Exemplos incluem a notificação de doenças que exigem isolamento, como doenças contagiosas, ou a notificação de casos de morte encefálica. Exemplo: A notificação de morte encefálica deve ser realizada pelo médico, mesmo que a pessoa falecida não tenha autorizado a doação de órgãos. De acordo com o artigo 269 do Código Penal Brasileiro, o médico pode ser penalizado com detenção de 6 meses a 2 anos e multa se omitir a notificação de doenças cuja comunicação seja obrigatória.

A alternativa D está incorreta, pelo mesmo motivo da alternativa A, ou seja, não se trata de documento médico-legal.

A alternativa E está incorreta. A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento crucial no Brasil, que deve ser preenchido e enviado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sempre que um trabalhador sofre um acidente de trabalho, de trajeto ou é diagnosticado com uma doença ocupacional. A infortunística, por sua vez, é o ramo da medicina legal que estuda os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, fornecendo informações para o entendimento das causas e consequências desses eventos.

QUESTÃO 51. Em medicina legal e nas ciências forenses, o exame de corpo de delito

a) é o exame necessariamente realizado no corpo da vítima de um crime.

b) é de competência privativa do perito oficial em qualquer foro – penal, cível ou administrativo.

c) deve ser feito em dia e local previamente determinados.

d) tem como objetivo a análise do conjunto de vestígios materiais resultantes de um crime.

e) tem como objetivo a análise de qualquer objeto encontrado no local de um crime.

Comentário

A alternativa correta é a letra D

A alternativa A está incorreta, o corpo de delito não se refere apenas ao corpo propriamente dito da vítima. A compreensão da expressão corpo de delito abrange todo e qualquer vestígio que tenha relação com o delito, isto é, drogas, armas de fogo, vestígios de animais, fragmentos de projéteis.

A alternativa B está incorreta, pois o artigo 159, do Código de Processo Penal possibilita em caráter subsidiário que na falta de perito oficial, o exame será realizado por duas pessoas idôneas e portadoras, de diploma de curso superior, preferencialmente na área específica.

A alternativa C está incorreta, segundo o art. 161, do Código de Processo Penal, no qual o exame será realizado em qualquer dia e a qualquer hora.

A alternativa D está correta, traz exatamente o conceito de exame de corpo de delito, tal como disposto no artigo 158, do Código de Processo Penal.

A alternativa E está incorreta, pois, diferentemente da alternativa D, restringiu o exame apenas para objetos.

QUESTÃO 52. Uma pessoa que sofreu lesão corporal dolosa alegou ter sido agredida com pauladas, socos, pontapés e tapas. A lesão mais grave dolorosa, que a incapacitava de deambular, era uma lesão na região inguinal (raiz da coxa) esquerda, provocada por chute. Durante o exame da vítima, que foi realizado mais de quatro dias após a violência, o médico-legista notou uma coleção de tonalidade azul-violácea no joelho do mesmo lado daquela lesão. O periciando referiu que neste local não havia sofrido agressão.

Pelas características da formatação azul-violácea descrita na situação hipotética apresentada, é correto concluir a existência de

a) equimose externa ou superficial.

b) bossa sanguínea.

c) hematoma sinovial.

d) equimose profunda à distância.

e) fratura oculta.

Comentário

A alternativa correta é a letra D

A alternativa A está incorreta, haja vista que a vítima informa que não sofreu qualquer lesão contusa naquela região.

A alternativa B está incorreta, a bossa se caracteriza pela presença de um “galo”, pois ocorre em região com plano ósseo sob a pele. No caso, não há informações sobre esse relevo formado na região do joelho.

A alternativa C está incorreta, hematoma sinovial refere-se ao sangramento que ocorre dentro da membrana sinovial, a camada que reveste as articulações. Este sangramento pode causar inchaço e dor, e em alguns casos, pode afetar a articulação, impedindo o movimento. Contudo, pelo enunciado, não há inchaço no local.

A alternativa D está correta, pois equimose a distância ocorre quando uma lesão, como uma contusão, causa um extravasamento de sangue que não se manifesta imediatamente no local da agressão, mas sim em uma região distante do corpo. Ademais, o tempo decorrido condiz com a cor da equimose encontrada.

A alternativa E está incorreta, pelo enunciado, não há elementos suficientes para concluir pela presença de uma fratura. Lembrando que fratura é a ruptura de um osso, seja ela total ou parcial. Pode ser causada por traumas, quedas, acidentes, ou até mesmo por doenças que enfraquecem os ossos, como a osteoporose.

QUESTÃO 53. A respeito de lesões provocadas por ação química, assinale a opção correta.

a) Substâncias cáusticas, de modo geral, causam reações exotérmicas, com liberação de grande quantidade de calor, o que provoca lesões equivalentes a queimaduras.

b) Ácidos produzem escaras úmidas e de cores variadas, por exemplo, pardas, amareladas ou avermelhadas.

c) O efeito coagulante das substâncias químicas cáusticas produz escaras úmidas.

d) Substâncias cáusticas provocam escaras pardas, endurecidas tipo vitriolagem.

e) Nos casos de lesões criminosas por ação química, geralmente as partes mais visadas pelos agressores são a genitália e as nádegas.

Comentário

A alternativa correta é a letra A. Os cáusticos são substâncias que, provocam lesões tegumentares podendo resultar em efeitos coagulantes ou liquefacientes. As primeiras, desidratam os tecidos e lhes causam escaras endurecidas e de tonalidade diversa, como, por exemplo, o nitrato de prata. As de efeito liquefaciente produzem escaras úmidas, translúcidas, moles e têm como modelo a soda cáustica, a potassa e a amônia.

A alternativa A está correta, pois é justamente essa reação exotérmica que promove o resultado muito semelhante a uma queimadura no tecido tegumentar.

A alternativa B está incorreta, os ácidos produzem escaras secas e de cor variável: as do ácido sulfúrico são esbranquiçadas; as do ácido nítrico: amareladas; as do ácido clorídrico, cinza-escuras; as do ácido fênico, esbranquiçadas.

A alternativa C está incorreta, a ação coagulante faz surgir escaras secas e endurecidas.

A alternativa D está incorreta, pois os cáusticos, tal como por exemplo o ácido sulfúrico (também chamado de vitríolo) produzem escaras secas e de cor variada.

A alternativa E está incorreta, tendo em vista que as principais regiões atingidas são a face, pescoço e tórax, dado seu caráter quase sempre intencional do agente.

QUESTÃO 54. Em relação a cronotanatognose, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a correta sequência das fases da putrefação, conforme sua ordem cronológica, e exemplos de fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam sua marcha.

a) maceração, período gasoso, período coliquativo e esqueletização, idade, peso, causa da morte, ambiente, temperatura, umidade.

b) período de coloração, período gasoso, período coliquativo e esqueletização; idade, peso, causa da morte, ambiente, temperatura, umidade.

c) período de coloração, período gasoso, período coliquativo e mumificação; idade, peso, causa da morte; ambiente, temperatura, umidade.

d) período de coloração, período gasoso, período coliquativo e esqueletização; idade, orientação sexual, causa da morte, ambiente, temperatura, umidade.

e) período de coloração, período gasoso, autólise e esqueletização; idade, peso, causa da morte; ambiente, temperatura, umidade.

Comentário

A alternativa correta é a letra B. Após a morte, inicia-se a marcha putrefativa a qual é dividida em 4 fases: 1. Período Cromático (Coloração): Caracterizado pela aparição da mancha verde na região abdominal, que se expande para outras áreas do corpo. 2. Período Enfisematoso (Gasoso): O corpo incha devido à produção de gases por bactérias.  3. Período Coliquativo (Liquefação): O corpo se liquefaz, com os tecidos se dissolvendo e os órgãos se tornando mais macios. 4. Período de Esqueletização: O processo de decomposição continua, resultando na redução do corpo aos seus componentes ósseos Ademais, os principais fatores que fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam sua marcha são: idade, peso, causa da morte, ambiente, temperatura, umidade.

A alternativa A está incorreta, pois a maceração é um fenômeno de transformação cadavérica em meio líquido, caracterizado pela destruição dos tecidos moles devido à ação prolongada do líquido

A alternativa B está correta, vide comentários iniciais.

A alternativa C está incorreta, pois a mumificação, em Medicina Legal, refere-se a um processo de preservação de cadáveres devido à rápida desidratação, que impede a ação de bactérias e, consequentemente, a putrefação

A alternativa D está incorreta, haja vista que a orientação sexual em nada influi na marcha putrefativa ou em qualquer outro fenômeno cadavérico.

A alternativa E está incorreta, a putrefação, se inicia, após a autólise, isto é, pela ação de micróbios aeróbios e anaeróbios fazendo surgir a primeira fase da putrefação – colorativa – decorrente destes micróbios que atuam no ceco intestinal humano.

QUESTÃO 55. Em se tratando de crime de infanticídio, os elementos periciais do binômio materno-fetal caracterizadores do delito incluem

I. prova de condição de nascendo ou recém-nascido

II. prova de vida extrauterina

III. diagnóstico da causa da morte fetal

IV. exame de comprovação de estado puerperal

Assinale a opção correta

a) Apenas os itens I e II estão certos.

b) Apenas os itens I e IV estão certos.

c) Apenas os itens II e III estão certos.

d) Apenas os itens III e IV estão certos.

e) Todos os itens estão certos.

Comentário

A alternativa correta é a letra E.

As alternativas A, B, C e D estão incorretas, pois todas as assertivas são verdadeiras.

A alternativa E está correta. Intervenção pericial, também chamada crucis peritorum por sua complexidade para afirmar o crime de infanticídio, exige para a sua caracterização os seguintes elementos: 1) prova de ser nascente; 2) prova de infante nascido; 3) prova de recém-nascido; 4) prova de vida extrauterina autônoma; 5) época da morte; 6) diagnóstico da causa jurídica da morte do infante; 7) exame somatopsíquico da puérpera. Desta forma, todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 56. No processo de identificação humana por meio do estudo do esqueleto, pode-se realizar a estimativa do sexo biológico pelas características médico-legais e morfológicas ósseas, examinadas em fase pós-pubertária. Nesse caso, os achados mais evidentes da diferença sexual de relevante importância no chamado dimorfismo sexual encontram-se

a) no fêmur.

b) na omoplata.

c) na tíbia.

d) no crânio.

e) na pelve.

Comentários

A alternativa correta é a letra E. O dimorfismo sexual refere-se às diferenças biológicas entre machos e fêmeas de uma espécie, incluindo aspectos genéticos, hormonais, fisiológicos e anatómicos

A alternativa A está incorreta, o fêmur não é um achado evidente, por si só, para diferenciar a ossatura masculina ou feminina

A alternativa B está incorreta, a omoplata – escápula – não é fragmento ósseo capaz, isoladamente, de diferenciar o dimorfismo sexual na raça humana.

A alternativa C está incorreta, a tíbia, tal como o fêmur e a omoplata também não possui relevância na diferenciação sexual.

A alternativa D está incorreta, apesar do crânio poder apresentar relativa variação e diferenciação na raça humana, ele não é o principal fragmento ósseo na seara de identificação de ossadas humanas, haja vista que o principal osso é a pelve.

A alternativa E está correta, o estudo do dimorfismo sexual na pelve é fundamental para determinar o sexo de esqueletos desconhecidos. A pelve apresenta diferenças marcantes entre homens e mulheres, principalmente devido à função reprodutiva e do parto nas mulheres. Diferenças morfológicas: Pelve masculina: Geralmente mais estreita, profunda e compacta, com um ângulo mais estreito e uma incisura isquiática maior. Pelve feminina: Mais larga, rasa e espaçada, com um ângulo mais amplo e uma incisura isquiática menor.

QUESTÃO 57. Um indivíduo foi vítima de disparo de arma de fogo de alta energia ou alta velocidade. No exame do corpo da vítima no local de crime e em necropsia, observou-se a formação de uma cavidade maior que o diâmetro do projétil no tecido lesionado.

Nessa situação hipotética, o fenômeno responsável pela formação da cavidade conforme descrita chama-se:

a) zona de tatuagem, decorrente do depósito de resíduos de pólvora na pele ao redor do ferimento de entrada.

b) aréola de contusão, correspondente à área de lesão tecidual causada pela compressão e destruição do tecido ao redor do trajeto do projétil no orifício de saída

c) cavitação temporária, causada pela onda de choque e pela transferência de energia cinética do projétil para os tecidos.

d) cavitação permanente, resultante da passagem do projétil com destruição tecidual mínima e fugaz.

e) orla de esfumaçamento, resultante da deposição de resíduos de pólvora e fuligem na pele ao redor do ferimento de entrada.

Comentários

A alternativa correta é a letra C.

A alternativa A está incorreta, pois retrata os chamados elementos de vizinhança no orifício de entrada do disparo à curta distância.

A alternativa B está incorreta, pois traz o conceito de elemento constante, via de regra, em orifícios de entrada de disparos de projéteis e não se relacionado com o objeto perguntado.

A alternativa C está correta, A cavitação temporária de alta energia, em um contexto balístico, refere-se ao efeito de um projétil de alta energia que causa um alargamento temporário dos tecidos, além do canal de passagem do projétil, devido às ondas de pressão geradas pelo impacto. Este fenômeno é mais pronunciado em projéteis de fuzil e outros calibres de alta energia.

A alternativa D está incorreta, como o nome sugere, a cavidade permanente não gera lesões ou canais efêmeros, isto se dá no fenômeno imediatamente anterior, isto é, a cavidade temporária.”

A alternativa E está incorreta, a despeito do conceito trazido estar correto, não se referente ao efeito da cavidade temporária no corpo humano.

Fique por dentro de todos os detalhes do concurso Delegado PC CE.
Preparamos um artigo completo para você!

Saiba mais: Concurso Delegado CE

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso Delegado CE?

Cursos e Assinaturas

O Estratégia Carreira Jurídica é campeão de aprovações nos concursos para Carreiras Jurídicas com um corpo docente qualificado e materiais completos. Conheça nossos cursos e garanta sua aprovação:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.

Assinaturas Jurídicas

Faça a sua assinatura!

Escolha a sua área.

0 Shares:
Você pode gostar também