Em 26/11/2023, foi aplicada a prova objetiva do concurso público para Provimento em Cartórios do TJ-SE. Assim que finalizada a prova, nosso time de professores analisou todas as questões e elaborou o Gabarito extraoficial, que, agora, será apresentado juntamente com nossa PROVA COMENTADA.
Este material visa a auxiliá-los na aferição das notas, elaboração de eventuais recursos, verificação das chances de avanço para fase discursiva, bem como na revisão do conteúdo cobrado no certame.
De modo complementar, elaboramos também o RANKING de Cartórios do TJ-SE, em que nossos alunos e seguidores poderão inserir suas respostas à prova, e, ao final, aferir sua nota, de acordo com o gabarito elaborado por nossos professores. Através do ranking, também poderemos estimar a nota de corte da 1º fase. Essa ferramenta é gratuita e, para participar, basta clicar AQUI!
Além disso, montamos um caderno para nossos seguidores, alunos ou não, verem os comentários e comentar as questões da prova:
Por fim, comentaremos a prova, as questões mais polêmicas, as possibilidades de recurso, bem como a estimativa da nota de corte no TERMÔMETRO PÓS-PROVA, no nosso canal do Youtube. Inscreva-se e ative as notificações!
Estratégia Carreira Jurídica – YouTube
E Para conferir a prova comentada de todas as disciplinas, basta Clicar no link abaixo!
Provas comentadas e Gabarito Extraoficial TJ SE Cartórios
Prova comentada Conhecimentos Gerais
QUESTÃO 96. Maria, hábil economista, era publicamente conhecida por compactuar com as ideias de um célebre autor, formulador dos pilares da doutrina econômica que se tornou mais popular durante a ‘’era de outro’’ do capitalismo. Para Maria, o governo deveria estimular a demanda, de modo que as empresas contratassem mais trabalhadores para aumentar a produção. Como os trabalhadores gastariam seus salários com os produtos das empresas, ter-se-ia um ciclo virtuoso, o que não seria alcançado com o livre mercado, no qual o índice de desemprego tende a ser maior.
As concepções de Maria se identificam com as de:
a) Adam Smith;
b) David Ricardo;
c) Milton Friedman;
d) Thomas Malthus;
e) John Maynard Keynes.
Comentários
A alternativa correta é a letra E.
A alternativa E está correta. As concepções de Maria se identificam com as de John Maynard Keynes, cuja teoria econômica é o Keynesianismo.
John Maynard Keynes foi um economista norte-americano que, após a Segunda Guerra Mundial, no período de reconstrução dos países europeus, defendeu que, em momento de crises, o Estado deveria estimular a atividade econômica, que levaria a um crescimento econômico, cujo ciclo virtuoso se estabeleceria, pois a economia cresceria, mais trabalhadores no mercado de trabalho, cuja renda estão voltadas para o consumo. O Estado de Bem-Estar Social
Adam Smith, David Ricardo e Milton Friedman são economistas liberais. E Thomas Malthus defendeu o controle populacional.
As demais alternativas estão incorretas, conforme comentários da alternativa E.
QUESTÃO 97. Uma conhecida associação direcionada à proteção do meio ambiente iniciou uma campanha com o objetivo de sensibilizar os governos envolvidos e a respectiva população de que certas práticas, diretamente imbricadas com o desenvolvimento econômico da região, poderiam conduzir o respectivo bioma a um ‘’ponto de não retorno’’. Essa assertiva, no entanto, foi muito combatida por setores governamentais, que viam uma verdadeira confusão conceitual nos termos empregados.
À luz dessa narrativa, é correto afirmar que:
a) o processo contínuo e acelerado de degradação da vida vegetal e animal pode resultar, em certo momento, na impossibilidade de retorno ao status quo, o que aponta para a correção da assertiva da associação;
b) o denominado ‘’ponto de não retorno’’ é direcionado às atividades nucleares, resultando da irreversibilidade dos efeitos decorrentes dessa matriz energética e da sua permanência por longo lapso temporal, o que demonstra a incorreção da assertiva da associação;
c) somente o ecossistema característico de uma área geográfica, que assume perspectivas mais amplas que o bioma, pode ser alcançado pela irreversibilidade dos efeitos colaterais da atividade econômica, o que demonstra a incorreção da assertiva da associação;
d) a essencialidade e as características únicas da vida, qualquer que seja ela, apontam para a correção da assertiva da associação, pois qualquer medida que comprometa ou atinja a vida, em uma perspectiva micro ou macro, caracteriza um ‘’ponto de não retorno’’;
e) biomas são vistos, conceitualmente, como processos renováveis de formação do clima e da geologia de uma região, resultando no delineamento da respectiva paisagem, logo, a evolutividade é da sua essência, não a estratificação, o que demonstra a incorreção da assertiva da associação.
Comentários
A alternativa correta é a letra A.
A alternativa A está correta. A questão está tratando do bioma da Amazônia. Conforme especialistas, a Amazônia estaria caminhando próximo ao seu ‘’ponto de não retorno’’. Por isso, é urgente frear e eliminar o desmatamento ilegal da Amazônia.
As demais alternativas estão incorretas, conforme comentários da alternativa A.
QUESTÃO 98. Determinado deputado federal, com o objetivo de apresentar uma proposição legislativa a respeito de temática , solicitou que sua assessoria jurídica promovesse estudos em relação ao modelo das escolas a serem frequentadas por crianças com deficiência, considerando os padrões prevalecentes na sociedade internacional, mas especificamente no âmbito das Nações Unidas.
Para subsidiar o juízo de valor do deputado federal, a assessoria informou-lhe, corretamente, que:
a) o sistema regular de ensino deve desenvolver uma política de respeito e inclusão às crianças com deficiência, direcionando-as à realização de trabalhos manuais que possam assegurar a sua subsistência na fase adulta;
b) as crianças com deficiência, que tenham necessidades especiais, devem ter acesso à escola regular, que deve acomodá-las em uma pedagogia centrada no indivíduo, capaz de satisfazer essas necessidades;
c) deve ser desenvolvido um sistema próprio de ensino, do mesmo nível regular, no qual devem ser alocadas as crianças com deficiência, de modo a potencializar suas virtudes e a minimizar suas dificuldades;
d) o sistema regular de ensino deve contar com segmentos específicos, próprios para as crianças com deficiência, de modo que não sejam prejudicadas pelo formato das aulas moldadas para a generalidade dos alunos;
e) a inclusão está associada ao respeito pela diferença, de modo que as crianças com deficiência, tanto quanto possível, devem ser preservadas do ambiente de competição do ensino regular e direcionadas a instituições especializadas.
Comentários
A alternativa correta é a letra B.
A alternativa B está correta. A questão aborda sobre política pública adotada pelo Poder Público na educação brasileira, em que, crianças com deficiência devem frequentar as salas de aulas com as demais crianças não portadoras de deficiência, de modo que, a metodologia de ensino, bem como, o ambiente escolar, sejam inclusivos.
As demais alternativas estão incorretas, conforme o comentário da alternativa B.
QUESTÃO 99. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas para o desenvolvimento ambiental, social e econômico que devem ser atingidas até o ano de 2030.
Tais objetivos foram estabelecidos pelo(a):
a) Governo Federal do Brasil;
b) Organização dos Estados Americanos (OEA);
c) Organização das Nações Unidas (ONU);
d) União Europeia (UE);
e) Grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Comentários
A alternativa correta é a letra C.
A alternativa C está correta. A questão trata a respeito dos17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o fito de colocar fim a pobreza, proteger o planeta e garantir que, até 2030, todas as pessoas possam desfrutar da paz e prosperidade.
As demais alternativas estão incorretas, conforme o comentário da alternativa C.
QUESTÃO 100. A desinformação é um dos maiores desafios do mundo contemporâneo. Em vários países, inclusive o Brasil, ouvimos falar na disseminação de ‘’fake news’’, que são:
a) sátiras, chalaças, paródias ou críticas de situações da vida real que são divulgadas por sites da internet;
b) informações sem indicação de fonte produzidas pela grande imprensa jornalística, seja jornal impresso, televisivo ou radiofônico;
c) mensagens que retratam a vida em sociedade em diversos assuntos e que circulam em aplicativos de troca de mensagens.
d) boatos ou notícias improcedentes distribuídos deliberadamente por mídias sociais ou qualquer outro meio de comunicação;
e) notícias alarmantes produzidas e veiculadas pela impressa alternativa que se organiza por meio de sites na internet, inclusive redes sociais.
Comentários
A alternativa correta é a letra D.
A alternativa D está correta. As fake news são, por definição, notícias falsas que circulam, principalmente por mídias sociais, ou pela imprensa alternativa, que partem de uma premissa verdadeira ou um fato que ocorreu, entretanto, a informação passa a ser distorcida e popularizada. As demais alternativas estão incorretas, conforme o comentário da alternativa D.
Saiba mais: concurso TJ SE Cartórios
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Gostou dessa oportunidade e deseja se preparar para este concurso?
Esteja mais preparado com nossos cursos. Acompanhe as novidades!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.