Olá, pessoal, tudo certo?!
Em 18/06/2023, foi aplicada a prova objetiva do concurso público para Provimento em Cartórios do TJ-SC. Assim que encerrada, nosso time de professores elaborou o gabarito extraoficial, que, agora, será apresentado juntamente com a nossa PROVA COMENTADA.
Este material visa a auxiliá-los na aferição das notas, elaboração de eventuais recursos, verificação das chances de avanço para fase discursiva, bem como na revisão do conteúdo cobrado no certame.
Desde já, destacamos que nosso time de professores identificou 2 questões passíveis de anulação, por não apresentarem nenhuma alternativa inteiramente correta, como veremos adiante. No tipo de prova comentado, trata-se das questões 19 e 49.
De modo complementar, elaboramos também o RANKING de Provimento em Cartórios do TJ-SC, em que nossos alunos e seguidores poderão inserir suas respostas à prova, e, ao final, aferir sua nota, de acordo com o gabarito elaborado por nossos professores. Através do ranking, também poderemos estimar a nota de corte da 1º fase. Essa ferramenta é gratuita e, para participar, basta clicar no link abaixo:
Por fim, comentaremos a prova, as questões mais polêmicas, as possibilidades de recurso, bem como a estimativa da nota de corte no TERMÔMETRO PÓS-PROVA (clique aqui), no nosso canal do Youtube. Inscreva-se e ative as notificações!
Estratégia Carreira Jurídica – YouTube
Vocês também poderão acompanhar todos os eventos através deste link:
Gabarito Extraoficial – Provimento de Cartórios TJ-SC
PROVA COMENTADA CONHECIMENTOS GERAIS
QUESTÃO 91. A guerra em curso na Ucrânia chama atenção por diversos aspectos, sobretudo pelo rastro de destruição e elevado drama humano que produz. Acerca desse conflito, assinale a opção correta.
a) A guerra foi iniciada como reação russa ao avanço das forças militares ocidentais sobre seu território a partir de bases situadas na Ucrânia.
b) Essa guerra tem causado sérios transtornos para a economia dos países nela envolvidos e do mundo em geral, sobretudo em razão da interrupção ou redução do fluxo normal de exportação importação de produtos essenciais, como petróleo, grãos e fertilizantes.
c) O conflito enfatizou o papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliança militar que foi criada na Guerra Fria pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
d) A Ucrânia invadiu a Rússia no ano de 2022, buscando legitimar tal atitude no fato de ter sido a pátria da qual se originou o país hoje governado por Vladimir Putin.
e) Essa guerra tem gerado milhões de refugiados ucranianos, que, diferentemente dos migrantes africanos no passado recente, encontram dificuldades intransponíveis para se fixar em países europeus.
Comentários
A alternativa correta é a letra B.
A alternativa A está incorreta. Foi a Rússia quem invadiu a Ucrânia. Ademais, não foi invadida por forças militares ocidentais.
A alternativa B está correta. Houve a redução/perturbação do fluxo normal de exportações e importações em decorrência da guerra.
A alternativa C está incorreta. A OTAN não foi criada pela URSS, mas sim de países ocidentais, liderada pelos Estados Unidos em reação ao expansionismo da União Soviética em direção ao leste europeu.
A alternativa D está incorreta. A Rússia quem invadiu a Ucrânia em 2022, e não o contrário.
A alternativa E está incorreta. Africanos, latinos e asiáticos encontram dificuldades para entrar na Europa, diferentemente dos ucranianos, que já estão inseridos na Europa, estando a União Europeia solidária à Ucrânia.
QUESTÃO 92. A geopolítica mundial surgida no pós-segunda Guerra Mundial em muito se alterou e, superado, em termos imperativos, o quadro da Guerra Fria, quando o temor de um conflito nuclear manteve as principais potências exercendo um necessário equilíbrio, o mundo de hoje se vê às voltas com uma nova reconfiguração das relações internacionais. No que diz respeito à atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) nesse contexto, julgue os seguintes itens.
I. Criada no imediato pós-segunda Guerra Mundial, a ONU tem sido bastante criticada nos últimos anos, sendo acusada até mesmo de omissão em situações críticas para a paz.
II. Desde o completo fracasso da primeira grande conferência mundial voltada para a questão ambiental promovida pela ONU no início da década de 70 do século passado, essa organização deixou de atuar na área do meio ambiente.
III. As ações militares que culminaram em guerras como a no Oriente Médio e, mais recentemente, a no Leste Europeu foram aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU.
Assinale a opção correta.
a) Nenhum item está certo.
b) Apenas o item I está certo.
c) Apenas o item II está certo.
d) Apenas os itens I e III estão certos.
e) Apenas os itens II e III estão certos.
Comentários
A alternativa correta é a letra B.
O item I está correto. De fato, atualmente a ONU tem recebido críticas por ser omissa em determinadas situações.
O item II está incorreto. Não há que se falar em fracasso da Conferência de Estocolmo, referência na questão ambiental. Ademais, não deixou de atuar em questões ambientais. Prova disso é a COP 27, que ocorreu recentemente (novembro/2022), no Egito.
O item III está incorreto. Ações militares não são aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU, o qual atua para evitar conflitos armados.
QUESTÃO 93. No que concerne à região do Oriente Médio e ao seu papel no mundo contemporâneo, assinale a opção correta.
a) A Arábia Saudita recentemente deu exemplo de mudança de costumes e práticas ao equiparar, em direitos, mulheres e homens, pondo fim à discriminação contra as mulheres.
b) O Oriente Médio continua a ser estratégico para a economia mundial justamente pelo volume de petróleo que alguns de seus países produzem e comercializam.
c) O Irã é o país árabe com o maior número de seguidores do islamismo em todo o mundo e, em termos econômicos, sofre por não produzir petróleo e ter que se submeter a sanções internacionais.
d) Israel é um país que difere profundamente de seus vizinhos árabes, por ser teocrático e avesso aos padrões da democracia ocidental.
e) A recém-criação oficial do Estado da Palestina, plenamente aceito por Israel, resolveu um grave problema que persistiu por décadas no Oriente Médio e que resultou em milhares de mortes.
Comentários
A alternativa correta é a letra B.
A alternativa A está incorreta. Não há que se falar em equiparação de direitos entre homens e mulheres na Arábia Saudita, país islâmico de regime conservador, embora as mulheres tenham conquistado certos direitos, como o de dirigir.
A alternativa B está correta. A Arábia Saudita é, atualmente, o maior produtor e exportador mundial de petróleo, sendo que 1/3 do petróleo exportado no mundo tem origem no Oriente Médio.
A alternativa C está incorreta. O Irã não é país árabe, além de ser um grande produtor e exportador de petróleo, com uma das maiores reservas do mundo.
A alternativa D está incorreta. Israel não é país teocrático, possuindo regime laico. Além disso, no Oriente Médio, há apenas dois países com regime democráticos: Israel e Turquia.
A alternativa E está incorreta. O Estado da Palestina não é criado oficialmente. Além disso, na prática, Israel não aceita sua criação.
QUESTÃO 94. Na economia contemporânea, tende a ganhar mais espaço um novo tipo de visão e de conceito que se afasta dos padrões desenvolvidos a partir da revolução industrial, ao final do século XVIII. Desse modo, adquirem crescente importância conceitos como o de sustentabilidade econômica, que pode ser corretamente entendido como
a) O retorno a uma economia pré-industrial, para eliminar toda forma de poluição ambiental.
b) O incentivo ao uso de todo tipo de fonte de energia, por ser indispensável ao pleno desenvolvimento.
c) A defesa da utilização de fontes de energia fósseis, como o petróleo, por seu baixo risco ambiental.
d) A promoção do progresso a qualquer custo, como forma de eliminar a pobreza e as desigualdades sociais.
e) A produção necessária para assegurar a vida no presente e no futuro, respeitando-se os limites da natureza.
Comentários
A alternativa correta é a letra E.
A alternativa A está incorreta. Não há que se falar em retorno à economia pré-industrial.
A alternativa B está incorreta. Cada vez mais se discute a redução e eliminação dos combustíveis fósseis na matriz energética mundial, pelo seu potencial poluente e intensificação do efeito estufa.
A alternativa C está incorreta. Defende-se redução e eliminação do uso de fontes de energias fósseis. Ademais, o petróleo possui alto risco ambiental.
A alternativa D está incorreta. Não há que se falar em progresso a qualquer custo, pois é ideia ultrapassada, tema este debatido na Conferência de Estocolmo, em 1972.
A alternativa E está correta. Traz o conceito de sustentabilidade econômica, sendo uma adaptação do conceito de desenvolvimento sustentável.
QUESTÃO 95. Com relação ao atual estágio econômico do Brasil, assinale a opção correta.
a) O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de grãos e de proteína animal.
b) Atualmente, os maiores parceiros comerciais do Brasil são os países da África Subsaariana e da América do Norte.
c) Por não ser autossuficiente na produção de petróleo, o Brasil se encontra impedido de exportar esse óleo natural.
d) O fim do desmatamento na Amazônia e no Cerrado amplia as possibilidades de exportação brasileira.
e) Mesmo sem contar com o aporte científico e tecnológico, estatal ou privado, o agronegócio brasileiro se expande exponencialmente.
Comentários
A alternativa correta é a letra A.
A alternativa A está correta. O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de commodities, como soja, proteína animal, minério de ferro.
A alternativa B está incorreta. Atualmente, os maiores parceiros comerciais do Brasil são a China e os Estados Unidos.
A alternativa C está incorreta. O Brasil é autossuficiente na produção de petróleo, inclusive exportando o mineral.
A alternativa D está incorreta. Atualmente, têm ocorrido recordes de desmatamento no Cerrado e na Amazônia.
A alternativa E está incorreta. O agronegócio tem contado com aporte científico e tecnológico, tanto privado quanto estatal, a exemplo da EMBRAPA.
QUESTÃO 96. Comumente definida como o atual estágio da economia mundial, a globalização
a) Dificulta a introdução de métodos mais modernos no sistema produtivo dos países, por temor há um aumento incontrolável das taxas de desemprego.
b) Representa a ampliação desmedida do Estado na atividade econômica, reduzindo e, em alguns casos, até impedindo a atuação da iniciativa privada.
c) Enrijece sobremaneira a noção clássica e tradicional de fronteiras nacionais, para impedir a concorrência externa aos produtos nacionais.
d) Implica a abertura dos mercados para escoar uma produção que tende a se ampliar continuamente, apesar da persistência de certo protecionismo.
e) Não admite a mediação de organismos multilaterais nas atividades mercantis globais.
Comentários
A alternativa correta é a letra D.
A alternativa A está incorreta. Há acelerado desenvolvimento científico e tecnológico na fase atual da globalização, sendo que esses métodos mais modernos tem se difundido pelo mundo.
A alternativa B está incorreta. Não há ampliação desmedida do Estado nem impedimento de atuação da iniciativa privada. A globalização implica a redução do Estado, bem como reduz sua intervenção direta na economia e na regulação econômica.
A alternativa C está incorreta. A globalização atual significou flexibilização dos controles para a entrada de produtos importados nos países, ao contrário de enrijecer fronteiras.
A alternativa D está correta. De fato há certo protecionismo, que persiste, mas continuam havendo acordos comerciais para abertura dos mercados, bem como aumento da produção.
A alternativa E está incorreta. Admite-se a mediação de organismos multilaterais, a exemplo da OMC.
QUESTÃO 97. Quanto à realidade da atual era de conhecimento, ou era da informação, assinale a opção correta.
a) Na atualidade, há consenso de que, conceitual e tecnicamente, conhecimento e informação são rigorosamente sinônimos.
b) Apesar dos seus inegáveis benefícios, os modernos meios de comunicação também são úteis ao crime organizado, que deles faz uso em sua atuação global.
c) A revolução tecnológica em curso é inédita e não tem nenhum vínculo com os séculos anteriores.
d) O avanço da ciência, com sua aplicação em tecnologia, foi fundamental para a eliminação da desigualdade entre os povos.
e) Ainda é reduzido o impacto da tecnologia de informação, em suas variadas manifestações, no sistema produtivo.
Comentários
A alternativa correta é a letra B.
A alternativa A está incorreta. Não há que se falar em consenso acerca dos conceitos de conhecimento e informação, os quais possuem significados diferentes
A alternativa B está correta. O crime organizado se utiliza dos avanços científicos e tecnológicos para suas atividades criminosas.
A alternativa C está incorreta. Não há ineditismo na revolução tecnológica atual. Seus primórdios remetem à Revolução Industrial. Inclusive, atualmente estamos na quarta Revolução Industrial.
A alternativa D está incorreta. Não houve eliminação das desigualdades entre os povos. O avanço da ciência e desenvolvimento científico são fundamentais para o processo de redução das desigualdades, mas esta é inerente ao regime capitalista.
A alternativa E está incorreta. O impacto da tecnologia de informação é positivo e cada vez mais tem se expandido, impactando os sistemas produtivos.
QUESTÃO 98. Com relação à estrutura política e eleitoral em vigor no Brasil, assinale a opção correta.
a) No Brasil, os analfabetos e as pessoas com mais de setenta anos de idade não têm direito de votar nas eleições.
b) O pluripartidarismo foi formalmente suprimido do cenário político brasileiro, restando apenas dois grandes partidos políticos em ação no Brasil.
c) Os senadores têm mandato de oito anos, enquanto os deputados federais têm mandatos de quatro anos.
d) As eleições de governador de estado sempre acontecem em anos alternados com a eleição do presidente da República.
e) Prefeitos e vereadores são eleitos por voto indireto.
Comentários
A alternativa correta é a letra C.
A alternativa A está incorreta. Trata-se de situação de voto facultativo.
A alternativa B está incorreta. No Brasil, existem diversos partidos políticos, principal característica do pluripartidarismo.
A alternativa C está correta. De acordo com o artigo 44, da Constituição Federal, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, sendo que cada legislatura terá a duração de quatro anos. Já o art. 46, §1º da Carta Magna dispõe que cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.
A alternativa D está incorreta. As eleições de governadores de estado acontecem no mesmo ano da eleição do presidente da República. De acordo com o art. 1º da Lei nº 9.504/1997, “Art. 1º As eleições para Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Prefeito e Vice-Prefeito, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual, Deputado Distrital e Vereador dar-se-ão, em todo o País, no primeiro domingo de outubro do ano respectivo. Parágrafo único. Serão realizadas simultaneamente as eleições: I – para Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital; II – para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador.”
A alternativa E está incorreta. As eleições de prefeitos e vereadores se dão por meio do voto direto.
QUESTÃO 99. Com relação ao papel da educação no desenvolvimento econômico e na consolidação da cidadania no Brasil, assinale a opção correta.
a) Educação básica de qualidade e inclusiva é fundamental para o aumento da produtividade econômica.
b) Com recentes investimentos financeiros do Estado, foi superado todo o problema da qualidade da educação básica brasileira.
c) O exercício da cidadania, cujo fortalecimento é um objetivo da educação, circunscreve-se às eleições.
d) É pleno o atual domínio das instituições públicas no número de matrículas na educação superior, restando à iniciativa privada uma participação secundária.
e) Historicamente, o financiamento da educação básica é maior que o da educação superior, se considerado o número de matriculados.
Comentários
A alternativa correta é a letra A.
A alternativa A está correta. Educação básica de qualidade e inclusiva aumenta o nível educacional da sociedade, levando ao aumento da produtividade econômica.
A alternativa B está incorreta. Não há que se falar no saneamento dos problemas da qualidade na educação brasileira como um todo.
A alternativa C está incorreta. São múltiplas as formas de exercício da cidadania.
A alternativa D está incorreta. A maioria das matrículas no ensino superior é feita em instituições privadas.
A alternativa E está incorreta. Por aluno, a educação superior é mais dispendiosa que a educação básica.
QUESTÃO 100. Tendo em vista que, atualmente, o Brasil é uma República federativa e segue o modelo presidencialista de governo, assinale a opção correta.
a) No presidencialismo existente no Brasil, a nomeação de ministros de Estado depende da aprovação formal do Poder Legislativo.
b) O Poder Legislativo brasileiro segue o modelo estadunidense, razão pela qual é unicameral, ou seja, há apenas uma assembleia geral.
c) A eleição presidencial brasileira é feita por voto direto e universal, mas a aprovação do resultado das urnas necessita do aval de um colégio eleitoral, à maneira da realidade estadunidense.
d) O Poder Executivo brasileiro, no âmbito da União, é exercido pelo presidente da República, auxiliado pelos ministros de Estado; nos estados, pelos governadores; nos municípios, pelos prefeitos.
e) O Poder Judiciário brasileiro, cuja posição mais elevada é ocupada pelo Superior Tribunal de Justiça, é responsável pela elaboração das leis relativas ao direito penal.
Comentários
A alternativa correta é a letra D.
A alternativa A está incorreta. Os cargos que compõem a estrutura do Poder Executivo são de livre nomeação e exoneração pelo Chefe desse Poder.
A alternativa B está incorreta. Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, o Poder Legislativo é bicameral.
A alternativa C está incorreta. O resultado das urnas no Brasil não precisa de aval de um colégio eleitoral para ser aprovado. Ademais, nos Estados Unidos, o Senado se reúne para certificar o resultado eleitoral nos estados. No Brasil, não há nada semelhante.
A alternativa D está correta. Essa é a previsão referente ao Poder Executivo na Constituição Federal.A alternativa E está incorreta. Além de o Poder Judiciário não elaborar leis, a posição mais elevada é ocupada pelo Supremo Tribunal Federal.
Acesse todo o conteúdo da Prova em: Gabarito Extraoficial PGM SP Procurador
Saiba mais: concurso Procurador PGM SP
Quer estudar para Concursos de Direito?
O Estratégia Carreira Jurídica é campeão de aprovações nos concursos para Carreiras Jurídicas com um corpo docente qualificado e materiais completos. Conheça nossos cursos e garanta sua aprovação: