Olá, pessoal, tudo certo?!
Em 01/10/2023, foi aplicada a prova objetiva do concurso público para Provimento em Cartórios do TJ-AM. Assim que disponibilizados o caderno de provas e gabarito pela banca, nosso time de professores analisou todas as questões, que, agora, serão apresentadas na nossa PROVA COMENTADA.
Este material visa a auxiliá-los na aferição das notas, elaboração de eventuais recursos, verificação das chances de avanço para fase discursiva, bem como na revisão do conteúdo cobrado no certame.
Desde já, destacamos que nosso time de professores identificou 2 questões passíveis de recurso, por apresentarem mais de uma ou nenhuma alternativa correta, como veremos adiante. No tipo de prova comentado, trata-se das questões 87 e 91.
De modo complementar, elaboramos também o RANKING de Cartórios do TJ-AM, em que nossos alunos e seguidores poderão inserir suas respostas à prova, e, ao final, aferir sua nota, de acordo com o gabarito elaborado por nossos professores. Através do ranking, também poderemos estimar a nota de corte da 1º fase. Essa ferramenta é gratuita e, para participar, basta clicar no link abaixo:
Além disso, montamos um caderno para nossos seguidores, alunos ou não, verem os comentários e comentar as questões da prova: VEJA AQUI!
Por fim, acompanhe todas as novidades sobre essa e outras provas da carreira no nosso Canal do Youtube. Inscreva-se e ative as notificações!
Clique no link abaixo e veja todas as provas comentadas:
Provas comentadas Concurso Cartório AM.
Prova comentada Conhecimentos Gerais
QUESTÃO 96.
A “fita quebra-cabeças”, que, conforme a Lei n. 13.977 de 2020, pode ser visualizada em estabelecimentos públicos e privados para indicar prioridade em filas, estacionamentos e outros, é:
a) O símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista.
b) O símbolo do movimento LGBTQIAPN+.
c) Um símbolo de apoio e empoderamento para aqueles que vivenciam deficiências ocultas.
d) Uma representação gráfica de diversidade social
Comentários
A alternativa correta é a letra A.
A questão aborda sobre símbolos que representam e/ou identificam um grupo.
A alternativa A está correta. A fita quebra-cabeças é um simbolo universal da conscientização sobre o autismo, com o objetivo de simbolizar as dificuldades de compreensão enfrentadas pelas pessoas que estão no espectro autista.
A alternativa B está incorreta. O símbolo do movimento LGBTQIAPN+ é a bandeira do arco-íris.
A alternativa C está incorreta. O cordão de girassol é o símbolo de apoio e empoderamento para aqueles que vivenciam deficiências ocultas.
A alternativa D está incorreta, conforme alternativa A.
QUESTÃO 97. Em janeiro deste ano, o Presidente da República sancionou lei equiparando o crime de injúria racial ao crime de racismo, incluindo ações que ocorram no contexto de atividades esportivas, religiosas, artísticas ou culturais destinadas ao público. Estudiosos conceituam as práticas que englobam brincadeiras, piadas, mensagens e imagens que têm como objetivo principal promover a degradação moral de minorias raciais como:
a) Apropriação cultural.
b) Racismo estrutural.
c) Tokenismo.
d) Racismo recreativo.
Comentários
A alternativa correta é a letra D.
A questão aborda sobre o racismo recreativo.
A alternativa A está incorreta. A apropriação cultural ocorre quando uma cultura utiliza e adota elementos específicos e identificadores de outra cultura, fora do seu contexto ou significado.
A alternativa B está incorreta. O racismo estrutural é o racismo presente na estrutura social, presente em diversos contextos sociais e políticos, estando o preconceito enraizado na organização social, privilegiando uma raça em detrimento de outra.
A alternativa C está incorreta. O tokenismo é quando um indivíduo de determinado grupo pouco representado em um ambiente é usado como representação de um todo. Causando uma falsa impressão de inclusão racial.
A alternativa correta é a letra D. O racismo recretativo é um racismo camuflado, que as ofensas são disfarçadas de brincadeiras e piadas hostis, incitando a discriminação.
O racismo recreativo não é visto como crime de racismo por muitos indivíduos, sendo tolerado na sociedade, pois ainda é muito utilizado em comédias em shows ou nas redes sociais, ou sendo confundido como liberdade de expressão.
Em alteração legislativa recente, a injúria racial foi reconhecida como crime de racismo, incluindo o uso do humor hostil como hipótese de injúria racial
QUESTÃO 98. Estudo conduzido por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), da Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial (FUNCATE) e da Universidade do Sul do Alabama, nos Estados Unidos, verificou que a área total de mineração dentro de terras indígenas no Brasil saltou de 7,45 km² em 1985 para 102,16 km² em 2020, um aumento de 1.271%. Especialistas alertam para os riscos que referida atividade representa para a saúde da fauna, dos povos tradicionais e para a perenidade dos rios, em função do uso excessivo de:
a) Lítio.
b) Chumbo.
c) Mercúrio.
d) Zinco.
Comentários
A alternativa correta é a letra C.
A alternativa aborda sobre os impactos da atividade do garimpo em terras ocupadas por indígenas. A exploração do garimpo aumentou a contaminação pelo mercúrio.
(…) Desde 2019, dispararam as ocorrências de garimpo em terras indígenas na Amazônia(…). Aumentaram, também, a incidência de malária e os casos de contaminação de rios pelo mercúrio usado no garimpo de ouro.
CISCATI, Rafael. Povos Indígenas PL 191/2020: quais os impactos da mineração em terras indígenas, Brasil de Direitos, 31 de março de 2022. Disponível em: https://brasildedireitos.org.br/atualidades/pl-1912020-quais-os-impactos-da-minerao-em-terras-indgenas#:~:text=Desde%202019%2C%20dispararam%20as%20ocorr%C3%AAncias,usado%20no%20garimpo%20de%20ouro. Acesso em 02 de outubro de 2023.
QUESTÃO 99. A empresa americana SpaceX vem conduzindo, nos últimos anos, o projeto da nave Starship, que tem o potencial de tornar a exploração espacial mais acessível do que nunca, por:
a) Utilizar combustível 100% renovável.
b) Possuir um foguete totalmente reutilizável.
c) Ser menor do que a maioria dos foguetes atualmente utilizados.
d) Virar horizontalmente para pousar.
Comentários
A alternativa correta é a letra B.
A questão trata sobre o lançamento da Starship.
No último dia 20 de abril, a companhia fez o lançamento da Starship, um veículo espacial reutilizável. A expectativa era grande, já que esse era apontado como o veículo espacial mais poderoso da história. A nave, no entanto, não conseguiu atingir seus objetivos e explodiu logo após o lançamento.
MATHIAS, Luciano. Starship: o futuro da exploração espacial. Olhar Digital 14 maio de 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/05/14/colunistas/starship-o-futuro-da-exploracao-espacial/. Acesso em 02 de outubro de 2023.
As demais alternativas estão incorretas conforme a alternativa B.
QUESTÃO 100. Desde o ano de 2015, o fluxo migratório motivado por fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos, conflitos armados e desastres climáticos observou uma intensificação exacerbada. No contexto da crise global dos refugiados, avalie as sentenças a seguir:
I. Apenas em 2022, foram feitas mais de 50.000 (cinquenta mil) solicitações da condição de refugiado ao Brasil, sendo que o maior número de solicitações adveio de cidadãos venezuelanos e cubanos.
II. Estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas após o final da primeira guerra mundial, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) é o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que apoia os refugiados.
III. O maior grupo de refugiados do mundo é formado por sírios forçados a fugir do seu país desde o início da guerra civil em 2011, os quais migraram, majoritariamente, para a Grécia. É correto o que se afirmar:
a) Nas sentenças I e III.
b) Em nenhuma das sentenças.
c) Na sentença I, apenas.
d) Na sentença II, apenas.
Comentários
A alternativa correta é a alternativa C.
De acordo com dados divulgados na última edição do relatório “Refúgio em Números”, apenas em 2022, no Brasil, foram feitas 50.355 solicitações da condição de refugiado, provenientes de 139 países. As principais nacionalidades solicitantes em 2022 foram venezuelanas (67%), cubanas (10,9%) e angolanas (6,8%).
ACNUR, Agência da ONU para Refugiados. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/dados-sobre-refugio-no-brasil/. Acesso em 02 de outubro de 2023.
As demais alternativas estão incorretas conforme a alternativa C.
Saiba mais: Concurso Cartório AM