
Prova objetiva será aplicada em 15 de junho de 2025
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) ofertará 50 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva, para seu novo concurso para Juiz Federal (Concurso TRF1 Juiz Federal) com remuneração inicial de R$ 37.765,55.
Para concorrer, os interessados devem possuir bacharelado em Direito, comprovar no mínimo três anos de atividade jurídica e estar habilitados no Exame Nacional da Magistratura (ENAM). Também é exigido que o candidato tenha menos de 70 anos de idade.
Etapas do concurso TRF1 Juiz Federal
O certame será composto por cinco etapas, com fases eliminatórias e classificatórias:
- Prova Objetiva Seletiva
- Provas Escritas (Discursiva e Prática de Sentenças)
- Avaliações Complementares (inscrição definitiva, sindicância de vida pregressa, investigação social, exames de sanidade física e mental e exame psicotécnico)
- Prova Oral
- Avaliação de Títulos
Prova Objetiva concurso TRF1 Juiz Federal – 15 de junho de 2025
A primeira etapa será realizada no dia 15 de junho de 2025, das 13h às 18h, nas capitais pertencentes à jurisdição do TRF1, como Belém, Brasília, Manaus, Salvador, entre outras. A prova terá 100 questões de múltipla escolha, divididas em três blocos temáticos:
- Bloco I (40 questões): Direito Constitucional, Previdenciário, Penal, Processual Penal, Econômico e do Consumidor
- Bloco II (30 questões): Direito Civil, Processual Civil, Empresarial, Financeiro e Tributário
- Bloco III (30 questões): Direito Administrativo, Ambiental, Internacional (Público e Privado), Noções Gerais de Direito e Direitos Humanos
Para ser aprovado, é necessário acertar no mínimo 12 questões do Bloco I, 9 do Bloco II e 9 do Bloco III, além de atingir 60 acertos no total.
Provas Escritas – 23 e 24 de agosto de 2025
A segunda etapa será realizada em dois dias:
- 23 de agosto (15h às 20h) – Prova Prática de Sentença Criminal
- 24 de agosto (8h às 12h) – Prova Discursiva
- 24 de agosto (15h às 20h) – Prova Prática de Sentença Cível
A prova discursiva consistirá em uma dissertação valendo 6 pontos, além de duas questões subjetivas de 2 pontos cada (ou quatro de 2,5 pontos). Para aprovação, o candidato deverá obter nota mínima de 6,0 pontos.
Na prova prática de sentenças, o candidato deverá redigir uma sentença criminal e uma cível. Cada uma será avaliada de 0 a 10 pontos, e a média das duas formará a nota final. A aprovação exige nota mínima de 6,0 em cada sentença.
Etapas finais em Brasília
As demais fases do concurso – inscrição definitiva, sindicância, exames físicos e psicológicos, prova oral e análise de títulos – serão realizadas exclusivamente em Brasília/DF.
A prova oral avaliará o domínio jurídico e a capacidade de argumentação dos candidatos, com nota mínima de 6,0 pontos. Na avaliação de títulos, serão considerados critérios como tempo de exercício na magistratura ou Ministério Público, experiência na Advocacia Pública e titulações acadêmicas.
Saiba mais: Concurso TRF1 Juiz Federal