A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deve publicar ainda em agosto o edital do aguardado concurso público de 2025, que contará com 1 vaga para Procurador Legislativo e 4 para cadastro de reserva. Uma das oportunidades mais esperadas é para o cargo de Procurador, voltado a profissionais com formação em Direito.
A seleção será organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Os candidatos aprovados serão convocados de acordo com o cronograma que prevê provas entre setembro e outubro, com resultado final em novembro e homologação em dezembro de 2025.
As provas para o cargo de Procurador Legislativo serão aplicadas exclusivamente na cidade de Manaus/AM e ocorrerão em três etapas:
Fase 1 – Prova Objetiva: eliminatória e classificatória, composta por 100 questões de múltipla escolha, que avaliam conhecimentos gerais e específicos do cargo.
Fase 2 – Prova Discursiva: eliminatória e classificatória, com 5 questões discursivas que serão corrigidas por, no mínimo, dois examinadores, avaliando a capacidade de análise, argumentação e aplicação prática do conhecimento.
Fase 3 – Avaliação de Títulos: classificatória, para todos os candidatos que não forem eliminados nas etapas anteriores, valorizando a formação acadêmica e a experiência profissional.
Saiba mais: Concurso ALEMA Procurador