O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) já divulgou o documento oficial com a convocação e os locais de aplicação da prova discursiva do concurso para o cargo de Procurador. A etapa discursiva será dividida em dois dias: 11 e 25 de maio de 2025, sempre no turno da manhã, com duração de cinco horas cada.
Como será a prova discursiva?
A segunda fase do certame será composta pelas provas P2 e P3, ambas de caráter classificatório. Cada uma delas valerá 30 pontos, totalizando 60 pontos na etapa discursiva.
P2 – Prova Discursiva I (11 de maio)
Abrangerá as seguintes disciplinas:
- Controle Externo da Administração Pública e Legislação Institucional;
- Direito Constitucional;
- Direito Civil;
- Direito Processual de Contas.
A prova será composta por:
- 3 questões discursivas, de até 40 linhas cada, valendo 5 pontos cada;
- 1 peça prática, de até 150 linhas, valendo 15 pontos.
P3 – Prova Discursiva II (25 de maio)
Abrangerá as disciplinas:
- Direito Administrativo;
- Direito Financeiro e Econômico;
- Direito Previdenciário;
- Direito do Trabalho.
Também será composta por:
- 3 questões discursivas, de até 40 linhas cada, valendo 5 pontos cada;
- 1 peça prática, de até 150 linhas, valendo 15 pontos.
Avaliação e critérios de correção
Apenas os candidatos mais bem classificados na prova objetiva foram convocados para a etapa discursiva, respeitando os limites por ampla concorrência e cotas. As provas serão corrigidas por no mínimo dois examinadores, e o conteúdo será avaliado tanto pelo domínio técnico dos temas quanto pelo uso adequado da língua portuguesa.
As respostas deverão ser manuscritas, com caneta preta e letra legível. O candidato não poderá fazer qualquer identificação pessoal fora do campo apropriado. Marcas indevidas poderão resultar na anulação da prova.
As avaliações considerarão aspectos como estrutura, coerência, coesão, domínio gramatical e desenvolvimento do tema. Em casos de fuga ao tema ou ausência de texto, a nota será zero. Peças e respostas que ultrapassarem o limite de linhas também terão partes desconsideradas.
O concurso segue sob organização do Cebraspe. Os aprovados nas provas discursivas, seguiram para a prova oral e avaliação de títulos.
Saiba Mais: Concurso Procurador TCDF