No próximo dia 18 de junho, milhares de candidatos estarão reunidos para realizar a esperada prova objetiva do concurso para o cargo de Procurador do Município de São Paulo. Com um total de 32 vagas em disputa, a concorrência promete ser acirrada.
O edital do certame estabelece que os candidatos devem possuir diploma de bacharel em Direito, emitido por uma instituição reconhecida pelo MEC, e também estarem regularmente registrados como advogados na seção paulista da OAB.
A prova objetiva, que será aplicada neste dia 18 de junho, é a primeira etapa do concurso e tem como objetivo avaliar o conhecimento teórico dos candidatos em diversas áreas do Direito. Serão cobrados temas como Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, entre outros.
Após a realização da prova objetiva, os candidatos que obtiverem as melhores pontuações serão convocados para as próximas etapas do concurso, que incluem as provas discursivas, marcadas para os dias 06 e 13 de agosto de 2023. Nessas etapas, os candidatos terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades de escrita e argumentação jurídica.
A última etapa é a avaliação de títulos que valerá 5,00 pontos Confira abaixo mais detalhes sobre as etapas do Concurso PGM SP
Etapas do concurso PGM SP
Prova Objetiva
A prova objetiva terá a duração de 5 horas e terá questões do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta.
A nota em cada questão da prova objetiva, feita com base nas marcações da folha de
respostas, será igual a: 1,00 ponto.
Além disso, será reprovado nesta etapa e eliminado do concurso público o candidato que obtiver nota inferior a 50,00 pontos na objetiva.
Prova Discursiva
As provas discursivas valerão um total de 100,00 pontos e consistirão de:
Prova discursiva P2: redação de um parecer ou dissertação de conhecimento específico, de até 90 linhas no valor de 30,00 pontos, e cinco questões discursivas, de até 10 linhas cada, no valor de 4,00 pontos cada, totalizando 50,00 pontos;
Prova discursiva P3: redação de uma peça processual, de até 120 linhas, no valor de 30,00 pontos, e cinco questões discursivas, de até 10 linhas cada, no valor de 4,00 pontos cada, totalizando 50,00 pontos.
Avaliação De títulos
Serão convocados para a avaliação de títulos todos os candidatos aprovados nas provas discursivas.