Concurso PGE PR procurador: possibilidades de recursos em Direito Ambiental

Concurso PGE PR procurador: possibilidades de recursos em Direito Ambiental

Acesse agora o grupo de estudos para o Concurso PGE PR Procurador

Os professores do Estratégia Carreiras Jurídicas comentaram as chances de recursos na prova de Direito Ambiental do Concurso PGE PR procurador.

Confira abaixo as questões e os motivos para os recursos:

Recursos em Direito Ambiental

QUESTÃO 90. Um caminhão que transportava insumos químicos tóxicos destinados a uma fábrica de produtos de limpeza tombou às margens de um rio, o que resultou no derramamento, em seu leito, de grandes quantidades do material transportado. A partir da situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

a) A transportadora não poderá ser responsabilizada por razões de caso fortuito ou fato de terceiro.

b) O dano ambiental somente estará configurado se o rio estiver situado em área de preservação permanente (APP).

c) A comprovação de que efetivamente houve dano ambiental é requisito para que se imponha a obrigação de repará-lo.

d) O dano ambiental retratado será presumido e ensejará responsabilização civil solidária da transportadora e da fábrica.

e) A comprovação do nexo causal entre a conduta da transportadora e o dano ambiental é indispensável para que ela seja autuada.

Questão 90 (ambiental) – Gabarito D

A alternativa E pode ser considerada correta, haja vista que, segundo o TEMA 681 do STJ, “a responsabilidade por dano ambiental é objetiva, informada pela teoria do risco integral, sendo o nexo de causalidade o fator aglutinante que permite que o risco se integre na unidade do ato, sendo descabida a invocação, pela empresa responsável pelo dano ambiental, de excludentes de responsabilidade civil para afastar a sua obrigação de indenizar.”

Portanto, mesmo a responsabilidade sendo objetiva, o nexo de causalidade é indispensável.

Além do mais, o STJ, no TEMA 957, decidiu que “as empresas adquirentes da carga transportada pelo navio Vicuña no momento de sua explosão, no Porto de Paranaguá/PR, em 15/11/2004, não respondem pela reparação dos danos alegadamente suportados por pescadores da região atingida, haja vista a ausência de nexo causal a ligar tais prejuízos (decorrentes da proibição temporária da pesca) à conduta por elas perpetrada (mera aquisição pretérita do metanol transportado).”, ou seja, o simples fato da empresa ser a compradora/adquirente do material não é suficiente para atrair a responsabilidade solidária.

QUESTÃO 93. Um projeto de instalação de torres de linhas de transmissão prevê que o empreendimento atravessará uma APP, não havendo outro local alternativo para readequação do desenho da obra ou modificação dos traçados. A partir da situação hipotética apresentada, assinale a opção correta à luz do Código Florestal.

a) Admite-se intervenção em APP, por ato do legislativo municipal, quando houver interesse social envolvido.

b) Admite-se intervenção em APP, independentemente do grau de impacto e da natureza do empreendimento.

c) A supressão de vegetação nativa em APP depende apenas da anuência do poder público.

d) A intervenção em APP poderá ser admitida quando houver declaração de utilidade pública.

e) A intervenção em APP poderá ser realizada sempre que não houver alternativa locacional para a realização do empreendimento.

Questão 93 (ambiental) – Gabarito D

A alternativa E pode ser considerada correta, haja vista que o enunciado pede para assinalar a alternativa com base no caso hipotético, que já traz uma hipótese de obra de utilidade pública cortando uma APP.

O STF, na ADC 42, decidiu que a intervenção em APP, no caso de utilidade pública ou interesse social, fica condicionada à inexistência de alternativa técnica ou locacional à atividade proposta.

Portanto, com base na hipótese dada, que é de utilidade pública, sempre que não houver alternativa locacional, a intervenção na APP será permitida.  A alternativa D estaria incorreta, pois não há necessidade de declaração de utilidade pública, haja vista que o próprio legislador (artigo 3º, VIII, b, do CFlo) já considerou obra de energia como sendo de utilidade pública.

Saiba mais: Concurso PGE PR Procurador

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso PGE PR Procurador?

Cursos e Assinaturas

O Estratégia Carreira Jurídica é campeão de aprovações nos concursos para Carreiras Jurídicas com um corpo docente qualificado e materiais completos. Conheça nossos cursos e garanta sua aprovação:

Assinaturas Jurídicas

Faça a sua assinatura!

Escolha a sua área.

0 Shares:
Você pode gostar também