Concurso PGE PR Procurador: resultado da prova oral em 12/05!

Concurso PGE PR Procurador: resultado da prova oral em 12/05!

Acesse agora o grupo de estudos para o Concurso PGE PR Procurador

A prova oral do concurso da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE PR) foi aplicada no dia 27 de abril, em dois turnos com duração de quatro horas. E as questões já estão disponíveis, veja:

  • Prova Oral – DIREITO CONSTITUCIONAL – DIREITO ADMINISTRATIVO E PREVIDÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – DIREITO TRIBUTÁRIO; PROCESSO TRIBUTÁRIO E DIREITO FINANCEIRO
  • Prova Oral – DIREITO PROCESSUAL CIVIL – DIREITO CIVIL E EMPRESARIAL – DIREITO DO TRABALHO, PROCESSO DO TRABALHO – DIREITO AMBIENTAL E DIREITOS DIFUSOS E COLETIVO

De acordo com a banca organizadora Cebraspe, o resultado preliminar da prova oral será divulgado no dia 12 de maio de 2025.

    São ofertadas 4 vagas imediatas + CR para a carreira de Procurador. A remuneração inicial é de R$ 32.350,31. Confira mais detalhes no artigo!

    Assinatura Jurídica Vitalícia: é a sua oportunidade única de fazer apenas um investimento e ter acesso perpétuo ao melhor material para carreiras jurídicas do mercado.

    Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos jurídicos em todo o país.

    Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.

    Concurso PGE PR Procurador: situação atual

    Alteração no padrão de resposta da prova discursiva

    O conselho superior da Procuradoria-Geral do Estado deliberou a alteração no padrão de respostas das provas discursivas, isso pode impactar diretamente na nota dos candidatos, veja:

    Padrão de resposta da discursiva alterado
    Padrão de resposta da discursiva alterado

    Resultados e gabaritos

    Anulações

    Foi divulgado o relatório final de avaliação dos recursos da Prova Objetiva do concurso PGE PR Procurador apresentado pela banca organizadora CEBRASPE, trouxe a anulação de 7 questões.

    De acordo com o documento publicado no Diário do Estado do Paraná, estão anuladas as questões 11, 33, 39, 59, 76, 90 e 98.

    Retificações

    O edital do concurso PGE PR Procurador foi retificado. De acordo com o documento, foram alterados os títulos que serão aceitos e acrescentadas informações na parte de conhecimentos específicos. Confira abaixo:

    Demanda de Inscritos

    A Procuradoria Geral do Estado do Paraná, por meio do Cebraspe, banca responsável pela organização do Concurso PGE PR Procurador, publicou documento com a demanda de inscritos no certame.

    De acordo com o documento, foram 5.207 candidatos inscritos concorrendo a 4 vagas. Um total de 1.307,75 pessoas por vaga.

    Documentos importantes

    Carreira de Procurador PGE PR

    Cargos e vagas

    • Procurador – 4 vagas + CR.

    Remuneração

    A remuneração do cargo de Procurador é de R$ 32.350,31.

    Requisitos

    Para concorrer é necessário:

    • diploma de bacharel em Direito devidamente registrado ou certificado de conclusão do curso de Direito;
    • comprovante de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná.

    § 1º O candidato que não possuir diploma de bacharel ou certificado de conclusão do curso de Direito poderá comprovar o preenchimento desse requisito até a data de sua posse, sob pena de não investidura no cargo.

    §2º O candidato não inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil por exercer atividade incompatível com a advocacia (artigo 28 da Lei nº 8.906/1994) deverá apresentar comprovante de aprovação no Exame de Ordem e declaração de que providenciará a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná até o dia da posse, sob pena de não investidura no cargo.

    §3º O candidato inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, mas licenciado nos termos do artigo 12 da Lei nº 8.906/1994, deverá apresentar declaração de que providenciará a baixa da licença perante a Ordem dos Advogados do Brasil até a data da posse, sob pena de não investidura no cargo.

    §4º O candidato inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil de outra unidade da Federação ou que esteja aguardando o resultado final do Exame Nacional da Ordem do Brasil deverá apresentar declaração de que comprovará a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná até a data da posse, sob pena de não investidura no cargo.

    Atribuições do cargo

    As atribuições e a jornada de trabalho do Procurador do Estado do Paraná são as previstas ou decorrentes do cargo, tomando-se por base o disposto no artigo 132 da Constituição Federal, nos artigos 123 a 126 da Constituição do Estado do Paraná e na Lei Complementar Estadual nº 26/1985, dentre elas, mas não em caráter exaustivo, as nominadas no artigo 7º do Regulamento Geral do Concurso.

    São elas: I – a representação judicial e extrajudicial do Estado do Paraná;

    II – o exercício das funções de consultoria jurídica da administração direta e indireta do Poder Executivo e dos Municípios;

    III – a cobrança judicial da divida ativa do Estado;

    IV – a regionalização de sua ação setorial a nível intra e interregional, bem como a criação de mecanismos de controle destas ações e a implantação de um sistema setorial de informações.

    § 1º As atividades jurídicas da administração pública estadual serão organizadas em sistema, sob a coordenação da Procuradoria Geral do Estado.

    § 2º Os órgãos do Estado que emitirem parecer divergente do proferido pela Procuradoria Geral do Estado providenciarão o necessário reexame da matéria por esta Procuradoria, com a indicação das causas e divergências.

    Etapas do concurso PGE PR Procurador

    De acordo com o documento, a seleção contará com aplicadas das seguintes etapas:

    • Inscrição Preliminar, de caráter classificatório.
    • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
    • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.
    • Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório.
    • Inscrição Definitiva, de caráter eliminatório e classificatório.
    • Prova de Títulos, sendo esta apenas de caráter classificatório.

    Prova objetiva

    Disciplinas

    A prova contou com 100 questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, das quais apenas uma deveria ser assinalada. Confira as disciplinas abaixo:

    • DIREITO CONSTITUCIONAL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO E PREVIDÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    • DIREITO TRIBUTÁRIO, DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO E DIREITO FINANCEIRO
    • DIREITO PROCESSUAL CIVIL
    • DIREITO CIVIL E EMPRESARIAL
    • DIREITO DO TRABALHO, DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO, DIREITO AMBIENTAL E DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS

      Prova Discursiva

      A prova discursiva foi dividida em três grupos de disciplinas e cada grupo valeu 100,00
      pontos e consistiu de 2 questões discursivas que foram respondidas em 10 linhas cada, com o valor de 20,00 pontos cada, e de 1 questão discursiva respondida em até 30 linhas, com o valor de 60,00 pontos.

      Grupo 1

      Direito Constitucional; Direito Tributário, Processo Tributário e Direito Financeiro – 3 questões.

      Grupo 2

      Direito Administrativo e Previdência na Administração Pública; Direito do Trabalho; Direito Processual do Trabalho; Direito Ambiental; e Direitos Difusos e Coletivos – 3 questões.

      Grupo 3

      Direito Processual Civil; Direito Civil e Empresarial – 3 questões.

      Prova Oral

      A prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, foi aplicada domingo, 27 de abril, em dois turnos, e valeu em seu conjunto 100,00 pontos, divididos em:

      • Domínio do conhecimento jurídico – até 70 pontos
      • Articulação do raciocínio – até 10 pontos
      • Capacidade de argumentação – até 10 pontos
      • Uso adequado do vernáculo – até 10 pontos

      Versou sobre as áreas de conhecimento: Direito Constitucional; Direito Administrativo e Previdência na Administração Pública; Direito Tributário; Processo Tributário e Direito Financeiro; Direito Processual Civil; Direito Civil e Empresarial; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Ambiental e Direitos Difusos e Coletivo.

      O candidato teve até 5 minutos para responder cada questão, a prova oral teve duração de até 30 minutos, tempo em que o candidato deveria ler e responder às perguntas que lhe forem entregues por escrito, bem como responder às arguições da banca examinadora.

      Avaliação de Títulos

      Tabela de atribuição de pontos na avaliação de títulos

      Quer saber tudo sobre concursos previstos?
      Confira nossos artigos!

      Quer estudar para o concurso PGE PR Procurador?
      Confira nossos cursos!

      O Estratégia Carreira Jurídica é campeão de aprovações nos concursos para Carreiras Jurídicas com um corpo docente qualificado e materiais completos. Conheça nossos cursos e garanta sua aprovação:

      Assinaturas Jurídicas

      Faça a sua assinatura!

      Escolha a sua área.

      Ficha técnica concurso PGE PR Procurador

      Informações sobre o concurso PGE PR Procurador

      • Data: 17/11/2024
      • Vagas: 4 + CR
      • Cargos: Procurador do Estado
      • Banca: Cebraspe
      • Edital: PGE PR 2024

      0 Shares:
      Você pode gostar também