Concurso Juiz do Trabalho: saiba mais sobre as etapas e provas!

Concurso Juiz do Trabalho: saiba mais sobre as etapas e provas!

Entenda melhor cada etapa deste certame que oferta inicial de R$ 32.004,65.

A espera acabou para quem estava ansioso pelo Concurso Juiz do Trabalho. Na noite da última quinta-feira (05) foi publicado o edital com oferta de 300 vagas para o cargo de Juiz.

O certame estará com inscrições abertas a partir do dia 09 de janeiro e segue até o dia 15 de fevereiro de 2023. A taxa de inscrição é de R$ 320,00.

No processo de preparação para o Concurso Juiz do Trabalho, é preciso estar atento aos detalhes do edital. Neste momento é fundamental entender quais as etapas do concurso e também os detalhes de cada avaliação.

Por isto, o Estratégia Carreiras Jurídicas preparou este artigo apenas com as etapas e provas para te ajudar até a data da primeira fase.

Concurso Juiz do Trabalho: principais datas

Prova Objetiva: 14/05/2023
Prova discursiva e prática: 15 e 16/07/2023

As outras avaliações ainda estão com data a definir.

Etapas

O Concurso Magistratura do Trabalho contará com cinco etapas, são elas:

1ª etapa: prova objetiva seletiva (14/05/2023)

2ª etapa: duas provas escritas (uma discursiva e prática, que consiste na elaboração de uma sentença trabalhista) (15/07 e 16/7/2023)

3ª etapa: inscrição definitiva, exame de sanidade física, mental e psicotécnico, sindicância da vida pregressa e investigação social. (a definir)

4ª etapa: prova oral  (a definir)

5ª etapa: avaliação de títulos  (a definir)

Provas

Prova Objetiva Seletiva

A Prova Objetiva Seletiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada na data
provável de 14 de maio de 2023, com duração de 5 (cinco) horas, das 13h às 18h,
segundo o horário de Brasília/DF.

A prova objetiva contém100 questões de múltipla escolha com 5 alternativas de resposta, divididas em 3 blocos:

  • Bloco I – 40 questões para as seguintes matérias: Direito Individual e Coletivo do Trabalho, Direito Penal e Direito Administrativo;
  • Bloco II – 30 questões para as seguintes matérias: Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Constitucional do Trabalho, Direito Civil e Direito da Criança e do Adolescente e do Jovem;
  • Bloco III – 30 questões para as seguintes matérias: Direito Processual Civil, Direito Internacional e Comunitário, Direito Previdenciário, Direito Empresarial, Direitos Humanos e Direitos Humanos Sociais.

A Primeira Etapa, Prova Objetiva Seletiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada em todas as 24 cidades sede dos Tribunais Regionais do Trabalho: Rio de Janeiro – RJ, São Paulo – SP, Belo Horizonte – MG, Porto Alegre – RS, Salvador – BA, Recife – PE, Fortaleza – CE, Belém – PA, Curitiba – PR, Brasília – DF, Manaus – AM, Florianópolis – SC, João Pessoa – PB, Porto Velho – RO, Campinas – SP, São Luís – MA, Vitória – ES, Goiânia – GO, Maceió – AL, Aracaju – SE, Natal – RN, Teresina – PI, Cuiabá – MT e Campo Grande – MS, de acordo com a opção do(a) candidato(a) no ato da inscrição preliminar.

Provas escritas

A segunda etapa do Concurso será composta de 2 (duas) provas escritas, 1 (uma) discursiva e 1 (uma) prática de sentença trabalhista. A aplicação das provas escritas será realizada em dias subsequentes, na data provável de 15 de julho de 2023 e 16 de julho de 2023, e terá a duração de 5 (cinco) horas cada uma, das 13h às 18h, segundo o horário oficial de Brasília – DF.

  • Prova Discursiva – será composta por 10 questões, e abrangerá as seguintes disciplinas: Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Constitucional do Trabalho, Direito Processual Civil, Direito Administrativo, Direito Civil, Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito, Direitos Humanos, Direitos Humanos e Sociais e Teoria Geral do Direito e da Política.
  • Prova Prática – Sentença Trabalhista: consistirá na elaboração de uma sentença trabalhista, envolvendo temas jurídicos constantes do conteúdo programático, que apresente solução objetiva de caso concreto e avaliará o conhecimento especializado do candidato e o seu desempenho como julgador.

A Segunda Etapa do concurso, Provas Escritas, será realizada no Distrito Federal.

Terceira Etapa

  • Inscrição Definitiva
  • Exame de Sanidade Física e Mental
  • Sindicância da Vida Pregressa e Investigação Social

Prova oral

  • Quarta Etapa –  Prova Oral: Confira no ANEXO II as disciplinas que serão cobradas!

A Prova Oral será realizada no Distrito Federal, nas dependências do Tribunal Superior
do Trabalho.

Prova de Títulos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

CURSOS E ASSINATURAS

A Judicialização do Direito à Saúde

Assinatura Jurídica

Conheça os planos

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.

0 Shares:
Você pode gostar também