O governador do Piauí, Rafael Fonteles, confirmou que haverá um novo concurso da Polícia Civil do Piauí em 2025. O anúncio se deu por meio das redes sociais.
Também foi confirmada a oferta de 400 vagas (200 em cadastro de reserva). As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de Agente, Escrivão, Perito e Delegado.
Para participar do certame é necessário bacharelado em Direito em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Concurso Delegado PI
Status: previsto 2025
Banca: a definir
Vagas: a definir
Salário: R$ 16.391,11
Último Edital PC PI Delegado
Concurso Delegado PI: situação atual
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, confirmou que haverá um novo concurso da Polícia Civil do Piauí em 2025.
Concurso Delegado PI: carreira
Requisitos
Bacharelado em Direito em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições
Cargo de Delegado
- Principais atribuições: Aos Delegados de Polícia de Carreira, além das atribuições previstas na legislação processual, competem-lhes, ainda: cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais da polícia judiciária; lavrar termos circunstanciados, instaurar e presidir inquéritos policiais e outros procedimentos administrativos e fazer o indiciamento de forma fundamentada, dentro de sua circunscrição.
Remuneração
O vencimento inicial do cargo de Delegado é de R$ 16.391,11.
Último Concurso
O último concurso Polícia Civil PI foi realizado em 2018, com oferta de 50 vagas para o cargo de delegado.
Etapas do último concurso
Concurso Polícia Civil PI para Formação de Cadastro de Reserva teve 07 (sete) Etapas, abaixo discriminadas, que foram realizadas nos mesmos dias e horários para todos os candidatos:
- Primeira Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de Prova Escrita Objetiva;
- Segunda Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de Prova Escrita Dissertativa;
- Terceira Etapa, de caráter apenas classificatório, consistirá na Prova de Títulos (apenas para delegado);
- Quarta Etapa, de caráter eliminatório, constará de Exames de Saúde (médico/odontológico), conforme critérios estabelecidos neste Edital;
- Quinta Etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o Teste de Aptidão Física (apenas para agente e delegado);
- Sexta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de Avaliação Psicológica, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos neste Edital (apenas para agente e delegado);
- Sétima Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato conforme critérios estabelecidos neste Edital.
Prova objetiva
A Prova Escrita Objetiva do concurso Polícia Civil PI para o cargo de Delegado foi realizada no dia 10 de junho 2018, no horário de 8h e 30min às 13h e 30min (horário do Piauí), enquanto que a Prova Objetiva para o cargo de Agente de Polícia Civil foi realizada no dia 10 de junho 2018, no horário de 8h e 30min às 13h e 30min (horário do Piauí).
A Prova Objetiva para o cargo de Perito de Polícia Civil foi realizada no dia 01 de julho 2018, no horário de 8h e 30min às 13h e 30min (horário do Piauí).
Disciplina
As disciplinas para os cargos de Delegado, perito e agente, respectivamente:
Cargo: Delegado da Polícia Civil 3ª Classe
- Língua Portuguesa;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Constitucional;
- Direito Civil e Empresarial;
- Direito Tributário;
- Legislação Especial e suas alterações;
- Legislação Estadual;
- Direitos Humanos;
- Criminologia;
- Medicina Legal;
Estrutura
Para o cargo de Delegado, a prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 05 (cinco) horas, será do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, contendo 100 (cem) questões, totalizando 100 (cem) pontos. A prova para o cargo de Perito a prova foi do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, contendo 60 (sessenta) questões, totalizando 60 (sessenta) pontos. Por último, para o cargo de Agente, a prova escrita objetiva do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, contendo 60(sessenta) questões, totalizando 60 (sessenta) pontos.
Prova discursiva
Para cada cargo ofertado no concurso Delegado PI, a prova dissertativa teve uma estrutura diferente. Os interessados ao cargo de Delegado fizeram uma prova dissertativa com duração de 4 horas contendo 5 questões , totalizando 100 pontos. Os candidatos aos cargos de Agente e Perito, realizaram a prova dissertativa, na qual o candidato demonstre o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, apresente, defenda e desenvolva um ponto de vista em relação ao tema proposto, demonstre domínio dos mecanismos linguísticos que assegure o encadeamento das ideias e apresente uma conclusão adequada à argumentação defendida, totalizando 20 pontos.
Prova de Títulos
Aplicada apenas aos candidatos ao cargo de Delegado, a avaliação de títulos segui a seguinte pontuação:
Exame de saúde
Todos os candidatos aprovados nas etapas anteriores do concurso Delegado PI vão passar pelo exame de saúde. O exame foi utilizado para verificar se o candidato estava apto ou inapto a realizar os exercícios físicos aos quais seria submetido durante o TAF e o curso de formação, além de verificar se o candidato estava apto a cumprir as atribuições referentes a cada cargo.
Teste de Apitadão Física – TAF
Apenas aplicado para os candidatos aos cargos de Delegado e Agente do concurso Delegado PI, o TAF consistiu em 4 testes de aptidão física obrigatórios e na ordem de sequência estipulada pela Comissão designada pelo NUCEPE/UESPI, composta por profissionais com habilitação em Educação Física, exclusivamente em Teresina – PI.
Avaliação Psicológica
Também apenas sendo necessário para o ingresso nos cargos de delegado e Agente do concurso Delegado PI, a avaliação psicológica foi realizada com base na Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 002/2016, nas atribuições descritas na Lei Complementar n° 37 de 09/03/2004 que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Piauí e tem caráter eliminatório (APTO OU INAPTO). Foram adotados critérios científicos objetivos, sendo vedada, a realização de entrevistas.
Além das Etapas relacionadas nos itens anteriores, o edital do concurso Delegado PI realizou uma Investigação Social do Candidato, de caráter eliminatório (APTO ou INAPTO), tendo por pressuposto averiguar as condições ético- morais do candidato para o ingresso na Polícia Civil do Piauí.
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para o concurso PC PI?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para Delegado PI:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura e tenha acesso ilimitado* aos cursos para Delegado de Polícia.
Informações do concurso Delegado PI
►Vagas: definir
►Banca: a definir
►Escolaridade: Bacharelado em Direito em Instituição de Ensino Superior
reconhecida pelo Ministério da Educação.