Concurso Delegado PI: edital pode ser publicado até início de 2025

Concurso Delegado PI: edital pode ser publicado até início de 2025

Acesse agora o Grupo de Estudos para Delegado Civil

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko, informou que o concurso Delegado PI deve ocorrer até o início de 2025.

Contudo, Keiko disse estar em tratativas para antecipar pelo menos a publicação do edital para o segundo semestre deste ano.

“Nós queremos realmente esse incremento da base da Polícia Civil. O concurso deve ser para todos os cargos, mas não sei se sai esse ano ainda ou só início do próximo ano, mas o secretário sabe da importância de um novo concurso para Polícia Civil do Piauí”, afirmou Keiko.

Para participar do certame é necessário bacharelado em Direito em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Concurso Delegado PI
Status: PREVISTO
Banca: a definir
Vagas: a definir
Salário: R$ 16.391,11
Último Edital PC PI Delegado

Concurso Delegado PI: situação atual

Um novo concurso Delegado PI pode acontecer em breve. Governador afirmou a necessidade de um Plano Plurianua e analisar o orçamento para assim pensar em um próximo concurso.

Concurso Delegado PI: carreira

Requisitos

Bacharelado em Direito em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições

Cargo de Delegado

  • Principais atribuições: Aos Delegados de Polícia de Carreira, além das atribuições previstas na legislação processual, competem-lhes, ainda: cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais da polícia judiciária; lavrar termos circunstanciados, instaurar e presidir inquéritos policiais e outros procedimentos administrativos e fazer o indiciamento de forma fundamentada, dentro de sua circunscrição.

Remuneração

O vencimento inicial do cargo de Delegado é de R$ 16.391,11.

Último Concurso

O último  concurso Polícia Civil PI foi realizado em 2018, com oferta de 50 vagas para o cargo de delegado.

Etapas do último concurso

Concurso Polícia Civil PI para Formação de Cadastro de Reserva teve 07 (sete) Etapas, abaixo discriminadas, que foram realizadas nos mesmos dias e horários para todos os candidatos:

  • Primeira Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de Prova Escrita Objetiva;
  •  Segunda Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de Prova Escrita Dissertativa;
  •  Terceira Etapa, de caráter apenas classificatório, consistirá na Prova de Títulos (apenas para delegado);
  •  Quarta Etapa, de caráter eliminatório, constará de Exames de Saúde (médico/odontológico), conforme critérios estabelecidos neste Edital;
  • Quinta Etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o Teste de Aptidão Física (apenas para agente e delegado);
  • Sexta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de Avaliação Psicológica, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos neste Edital (apenas para agente e delegado);
  •  Sétima Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato conforme critérios estabelecidos neste Edital.

Prova objetiva

A Prova Escrita Objetiva do concurso Polícia Civil PI para o cargo de Delegado foi realizada no dia 10 de junho 2018, no horário de 8h e 30min às 13h e 30min (horário do Piauí), enquanto que a Prova Objetiva para o cargo de Agente de Polícia Civil foi realizada no dia 10 de junho 2018, no horário de 8h e 30min às 13h e 30min (horário do Piauí).

A Prova Objetiva para o cargo de Perito de Polícia Civil foi realizada no dia 01 de julho 2018, no horário de 8h e 30min às 13h e 30min (horário do Piauí).

Disciplina

As disciplinas para os cargos de Delegado, perito e agente, respectivamente:

Quadro de provas concurso Polícia Civil PI

Cargo: Delegado da Polícia Civil 3ª Classe

  • Língua Portuguesa;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Civil e Empresarial;
  • Direito Tributário;
  • Legislação Especial e suas alterações;
  • Legislação Estadual;
  • Direitos Humanos;
  • Criminologia;
  • Medicina Legal;

Estrutura

Para o cargo de Delegado, a prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 05 (cinco) horas, será do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, contendo 100 (cem) questões, totalizando 100 (cem) pontos. A prova para o cargo de Perito a prova foi do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, contendo 60 (sessenta) questões, totalizando 60 (sessenta) pontos. Por último, para o cargo de Agente, a prova escrita objetiva do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, contendo 60(sessenta) questões, totalizando 60 (sessenta) pontos.

Prova discursiva

Para cada cargo ofertado no  concurso Delegado PI, a prova dissertativa teve uma estrutura diferente. Os interessados ao cargo de Delegado fizeram uma prova  dissertativa com duração de 4 horas contendo 5 questões , totalizando 100 pontos. Os candidatos aos cargos de Agente e Perito, realizaram a prova dissertativa, na qual o candidato demonstre o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, apresente, defenda e desenvolva um ponto de vista em relação ao tema proposto, demonstre domínio dos mecanismos linguísticos que assegure o encadeamento das ideias e apresente uma conclusão adequada à argumentação defendida, totalizando 20 pontos.

Prova de Títulos

Aplicada apenas aos candidatos ao cargo de Delegado, a avaliação de títulos segui a seguinte pontuação:Concurso delegado PC PI prova de títulos

concurso Polícia Civil PI: avaliação de títulos.

Exame de saúde

Todos os candidatos aprovados nas etapas anteriores do  concurso Delegado PI vão passar pelo exame de saúde. O exame foi utilizado para verificar se o candidato estava apto ou inapto a realizar os exercícios físicos aos quais seria submetido durante o TAF e o curso de formação, além de verificar se o candidato estava apto a cumprir as atribuições referentes a cada cargo.

Teste de Apitadão Física – TAF

Apenas aplicado para os candidatos aos cargos de Delegado e Agente do  concurso Delegado PI, o TAF  consistiu em 4  testes de aptidão física obrigatórios e na ordem de sequência estipulada pela Comissão designada pelo NUCEPE/UESPI, composta por profissionais com habilitação em Educação Física, exclusivamente em Teresina – PI.

Avaliação Psicológica

Também apenas sendo necessário para o ingresso nos cargos de delegado e Agente do  concurso Delegado PI, a avaliação psicológica foi realizada com base na Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 002/2016, nas atribuições descritas na Lei Complementar n° 37 de 09/03/2004 que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Piauí e tem caráter eliminatório (APTO OU INAPTO). Foram adotados critérios científicos objetivos, sendo vedada, a realização de entrevistas.

Investigação Social

Além das Etapas relacionadas nos itens anteriores, o edital do concurso Delegado PI realizou uma Investigação Social do Candidato, de caráter eliminatório (APTO ou INAPTO), tendo por pressuposto averiguar as condições ético- morais do candidato para o ingresso na Polícia Civil do Piauí.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso PC PI?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para Delegado PI:

A Judicialização do Direito à Saúde

Assinatura Jurídica

Conheça os planos

curso assinatura delta

Assinatura Delta

Conheça os planos

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura e tenha acesso ilimitado* aos cursos para Delegado de Polícia.

ficha técnica concurso delegado PI

Informações do concurso Delegado PI

Vagas: definir
Banca: a definir
Escolaridade: Bacharelado em Direito em Instituição de Ensino Superior
reconhecida pelo Ministério da Educação.

0 Shares:
Você pode gostar também