
Está oficialmente homologado o resultado final Concurso Cartórios SE. Confira os aprovados:
Ademais, o órgão compartilhou a convocação dos aprovados para escolha das serventias, e em junho foi iniciado o curso de capacitação dos candidatos.
A seleção ofertou 22 vagas, sendo 13 vagas para Provimento e 9 vagas para Remoção o inicial varia de acordo com o rendimento líquido do cartório.
Para participar desta seleção, foi necessário ter concluído o curso superior de graduação em Direito, até a data da outorga ou ter exercido função em serviço notarial, ou de registro por 10 anos completos ou mais. Confira mais detalhes no artigo.
- Concurso Cartórios SE
- Status: homologado
- Banca: FGV
- Vagas: 22 (13 vagas para Provimento e 9 vagas para Remoção)
- Salario inicial: rendimento líquido do cartório
- Edital Concurso Cartórios SE | Edital retificado com novo número de vagas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.
Análise de Edital Cartório TJ SE
Navegue pelo índice:
Concurso Cartórios SE: situação atual
Gabaritos e Resultados
- Resultado final;
- Resultado Definitivo da Avaliação de Títulos;
- Resultado Definitivo da prova oral;
- Resultado Preliminar do Exame de Personalidade;
- Resultado Definitivo da Heteroidentificação;
- Resultado Definitivo da Perícia Médica;
- Resultado final da prova escrita e prática;
- Resultado Preliminar da Prova Objetiva;
- Gabarito Preliminar.
Retificações
Em julho de 2023 o edital havia sido retificado em relação as vagas. Sendo assim, o certame ofertou 22 vagas sendo 13 vagas para Provimento e 9 vagas para Remoção.
O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe publicou nova retificação.
Carreira nos Cartórios SE
Cargos e vagas
- 13 vagas para Provimento;
- 9 vagas para Remoção.
Requisitos
- Ser aprovado no concurso público, por provimento ou remoção.
- Estar em pleno exercício dos direitos civis, políticos e, no caso de candidato do sexo masculino, também estar quite com as obrigações militares.
- Apresentar cópia autenticada em cartório da identificação do estado civil e ter nacionalidade brasileira (certidão de nascimento ou de casamento, atualizada ou título de cidadania).
- No caso de candidato por provimento, ser bacharel em Direito, com diploma registrado, ou ter exercido, por dez anos, completados antes da primeira publicação do edital, função em serviços notariais ou de registros;
- No caso de candidato por remoção, deverá comprovar que já exerce a titularidade de serventia extrajudicial em qualquer localidade do estado de Sergipe por mais de dois anos, até a primeira publicação deste edital.
- Apresentar certidões dos distribuidores cíveis e criminais (10 anos), da Justiça Estadual e Federal, bem como de protesto de títulos (cinco anos), emitidas nos locais em que o candidato manteve domicílio nos últimos dez anos, seja qual for a forma de delegação pleiteada.
- Ter, na investigação procedida pelo TJSE/Comissão de Concurso, comprovados bons antecedentes morais e sociais, bem como saúde física e mental e características psicológicas adequadas ao exercício da outorga de delegação, avaliadas na terceira etapa do certame.
- Não possuir sentença criminal condenatória transitada em julgado.
- Não possuir sentença condenatória por ato de improbidade administrativa transitada em julgado.
Concurso Cartórios SE: etapas
Os candidatos foram avaliados por meio de 6 etapas, são elas:
- Prova Escrita Objetiva de seleção, de caráter eliminatório;
- Prova Escrita e Prática, de caráter eliminatório e classificatório;
- Comprovação de Requisitos para Outorga (Provimento e/ou Remoção), de caráter eliminatório;
- Análise da vida pregressa, de caráter eliminatório, e Exames de Personalidade – que compreendem exame psicotécnico, análise de laudo psiquiátrico e análise de laudo neurológico, também de caráter eliminatório;
- Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório; e
- Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.
Prova Escrita Objetiva
A Prova Escrita Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório, para os candidatos inscritos na modalidade de ingresso por remoção, foi realizada no dia 26 de novembro de 2023, das 08h às 13h.
Já a Prova Escrita Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório, para os candidatos inscritos na modalidade de ingresso por provimento, foi realizada no dia 26 de novembro de 2023, das 15h às 20h.
A prova objetiva contou com 100 questões de múltipla escolha, das seguintes disciplinas:
- Direito Notarial e Registral – 25
- Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Empresarial – 30
- Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário – 30
- Direito Penal e Direito Processual Penal – 10
- Conhecimentos Gerais – 5
Prova Escrita Prática
A realização da Prova Escrita e Prática, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada no dia 10 de março de 2024, na cidade de Aracaju/SE, tendo duração de 6 horas.
A Prova Escrita e Prática consistiu de uma dissertação e da elaboração de uma peça prática, além de 4 questões discursivas, sobre as matérias indicadas no Edital.
A Prova Escrita e Prática teve caráter eliminatório e classificatório, valeu no máximo 10 pontos e teve peso 5 dentre as etapas previstas no certame.
Prova Oral
A Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 10 pontos e teve peso 4, foi realizada em até 2 dias após a divulgação da relação dos habilitados na Prova Escrita e Prática.
Prova de Títulos
A Avaliação dos Títulos, de caráter classificatório, para as modalidades de ingresso por provimento e/ou por remoção valendo, no máximo, 10 pontos, com peso 1.
Confira abaixo os títulos aceitos nesta seleção:
Título | Valor de cada Título |
---|---|
Exercício da advocacia ou de delegação, cargo, emprego ou função pública privativa de bacharel em Direito, por um mínimo de 3 anos até a data da primeira publicação do edital. Inclui bacharéis em Direito que, por 3 anos, tenham exercido titularidade de delegação de notas ou registro anterior. | 2,0 |
Exercício de serviço notarial ou de registro, por não bacharel em Direito, por no mínimo 10 anos até a data da primeira publicação do edital. Inclui delegação de notas/registro, atividade como substituto/interino ou escrevente autorizado. | 2,0 |
Exercício do Magistério Superior na área jurídica por no mínimo 5 anos: a) mediante concurso ou processo seletivo (1,5 pts) b) sem concurso ou processo seletivo (1,0 pt) | 1,5 / 1,0 |
Diploma de conclusão de doutorado em Direito ou Ciências Sociais/Humanas (ou certificado/declaração acompanhado de histórico). | 2,0 |
Diploma de conclusão de mestrado em Direito ou Ciências Sociais/Humanas (ou certificado/declaração acompanhado de histórico). | 1,0 |
Especialização em Direito, com carga mínima de 360h/aula e monografia final (ou declaração acompanhada do histórico). | 0,5 |
Exercício, por no mínimo 1 ano, de funções de conciliador voluntário em unidades judiciárias ou de assistência jurídica voluntária, com pelo menos 16h mensais. | 0,5 |
Período igual a até 3 eleições de serviço prestado à Justiça Eleitoral, em qualquer condição. Em eleições com dois turnos, conta-se como um único período. | 0,5 |
Último concurso Cartórios SE
O último concurso Cartório SE aconteceu em 2014. A seleção foi organizada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) atual Cebraspe.
Na época foram ofertadas 53 vagas. Para confirmar participação, os candidatos pagaram uma taxa de R$ 200.
Leia também:
Provas comentadas de Cartórios: estude com estratégia
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Cursos e assinaturas

Informações sobre o concurso Cartórios SE
- Vagas: 13 + 9
- Cargos: Notário ou Registrador
- Lotações: Sergipe
- Banca: FGV
- Escolaridade: Nível Superior em Direito ou 10 anos de experiência em cartório
- Edital Concurso Cartórios SE