
O edital do XVIII Concurso Público para Provimento do Cargo de Juiz Federal Substituto e de Juíza Federal Substituta da 1ª Região já foi publicado! São ofertadas 50 + CR vagas com remuneração inicial de R$ 37.765,55.
Diante disso, é preciso se preparar para cada fase. Entretanto, você sabe quais são as etapas do certame? Te contamos neste artigo!
Quais são as etapas do concurso TRF1 Juiz Federal?
O certame será composto por cinco etapas:
- Prova Objetiva Seletiva – Eliminatória e classificatória;
- Provas Escritas (Discursiva e Prática de Sentenças) – Eliminatórias e classificatórias;
- Avaliações complementares – Inscrição definitiva, sindicância de vida pregressa, investigação social, exame de sanidade física e mental, e exame psicotécnico (eliminatórias);
- Prova Oral – Eliminatória e classificatória;
- Avaliação de títulos – Classificatória.
A primeira etapa, Prova Objetiva Seletiva, e a segunda etapa, Provas Escritas (Discursiva e Prática de Sentenças), serão realizadas nas cidades de Belém/PA, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Goiânia/GO, Macapá/AP, Manaus/AM, Palmas/TO, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Salvador/BA, São Luís/MA e Teresina/PI. As demais etapas serão realizadas na cidade de Brasília/DF.
Prova objetiva
Marcada para 15 de junho de 2025, a Prova Objetiva Seletiva terá duração de cinco horas (das 13h às 18h) e será composta por 100 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
- Bloco I (40 questões): Direito Constitucional, Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Econômico e Proteção ao Consumidor;
- Bloco II (30 questões): Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Financeiro e Tributário;
- Bloco III (30 questões): Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Internacional Público e Privado, Noções Gerais de Direito e Direitos Humanos.
Para ser aprovado nesta fase, o candidato deve acertar, no mínimo, 12 questões do Bloco I, 9 do Bloco II e 9 do Bloco III, além de atingir um total de pelo menos 60 acertos.
Provas escritas
A segunda etapa será composta por duas provas escritas: uma discursiva e outra prática de sentenças. As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de agosto de 2025, conforme o cronograma abaixo:
- 23 de agosto (tarde): Prova Prática de Sentença Criminal (15h às 20h);
- 24 de agosto (manhã): Prova Discursiva (8h às 12h);
- 24 de agosto (tarde): Prova Prática de Sentença Cível (15h às 20h).
A prova discursiva consistirá em uma dissertação (6 pontos) e duas questões subjetivas (2 pontos cada) ou quatro questões de 2,5 pontos. Para avançar no certame, é necessário obter pelo menos 6,0 pontos.
Na prova prática de sentença, os candidatos deverão redigir uma decisão criminal e outra cível. Cada sentença será avaliada de 0 a 10 pontos, e a média aritmética das duas definirá a nota final. Para aprovação, a nota mínima exigida em cada sentença é de 6,0 pontos.
Prova oral e avaliação de títulos
Os candidatos aprovados nas etapas anteriores serão convocados para a prova oral, que avaliará o conhecimento jurídico e a capacidade de argumentação dos participantes. A nota mínima para aprovação é 6,0 pontos.
Por fim, a fase de avaliação de títulos considerará experiência profissional e acadêmica, como tempo de exercício na magistratura, no Ministério Público ou na Advocacia Pública, bem como titulações acadêmicas em Direito ou áreas afins.
Para mais informações, os candidatos devem consultar o edital completo no site da FGV.
Saiba mais: concurso TRF1 Juiz Federal
Como está a sua preparação para o Concurso TRF1 Juiz Federal?
O Estratégia Carreiras Jurídicas tem a preparação ideal para você conquistar sua vaga na TRF1 Juiz Federal!
- Professores especializados;
- Conteúdo direcionado ao edital;
- Simulados, aulas teóricas, questões comentadas e muito mais!
Garanta sua aprovação com o melhor curso preparatório!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.