Prova comentada Medicina Legal Delegado AL!

Olá, pessoal, tudo certo?!

Em 09/07/2023, foi aplicada a prova objetiva do concurso público para Delegado de Polícia Civil do Estado de Alagoas. Assim que encerrada, nosso time de professores elaborou o gabarito extraoficial, que, agora, será apresentado juntamente com a nossa PROVA COMENTADA.

Este material visa a auxiliá-los na aferição das notas, elaboração de eventuais recursos, verificação das chances de avanço para fase discursiva, bem como na revisão do conteúdo cobrado no certame.

Desde já, destacamos que nosso time de professores identificou 5 questões passíveis de recurso, por apresentarem divergência, ou estarem incompletas, como veremos adiante. No tipo de prova comentado, trata-se das questões 28, 81, 115, 116 e 117.

De modo complementar, elaboramos também o RANKING da PC-AL, em que nossos alunos e seguidores poderão inserir suas respostas à prova, e, ao final, aferir sua nota, de acordo com o gabarito elaborado por nossos professores. Através do ranking, também poderemos estimar a nota de corte da 1º fase. Essa ferramenta é gratuita e, para participar, basta clicar no link abaixo:

Além disso, montamos um caderno para nossos seguidores, alunos ou não, verem os comentários e comentar as questões da prova: Clique AQUI e acesse!

Por fim, comentaremos a prova, as questões mais polêmicas, as possibilidades de recurso, bem como a estimativa da nota de corte no TERMÔMETRO PÓS-PROVA, no nosso canal do Youtube. Inscreva-se e ative as notificações!

Vocês também poderão acompanhar todos os eventos através deste link: 

Gabarito Extraoficial PC-AL Delegado: confira a correção!

QUESTÃO 109.  De acordo com a divisão clássica da medicina legal, considera-se o indivíduo em relação a si próprio, o indivíduo em relação ao meio e o indivíduo em relação às decisões dos juízes e tribunais.

Comentários

CERTO

A questão está correta. Hélio Gomes divide a Medicina Legal propriamente dita em três grupos, tomando em consideração o indivíduo:

1º ) o indivíduo em relação a si próprio – identidade, capacidade e responsabilidade e psicologia da prova, através da Antropologia Forense, da Psicologia Forense e da Psicologia Judiciária;

2º) o indivíduo em relação ao meio – fatos referentes à vida, em que, v.g., encontramos a Sexologia Forense, subdividida em razão do casamento (Himeneologia), da procriação (Obstetrícia Forense) e do amor (Erotologia Forense); fatos referentes à morte, destacando os traumas e acidentes do trabalho (Traumatologia Forense e Infortunística), asfixias (Asfixiologia Forense), envenenamentos (Toxicologia Forense) e, por final, a morte em si (Tanatologia Forense);

3º) o indivíduo em relação às decisões dos juízes e tribunais – no tocante aos problemas médico-legais e em referência às investigações policiais, emergindo daí a Jurisprudência Médico-legal e a Polícia Técnica (Policiologia).

Acerca da atuação profissional no exame de corpo de delito, julgue o item subsequente, à luz do disposto no Código de Processo Penal.

QUESTÃO 110. O assistente técnico atuará a partir de sua admissão pelo membro do Ministério Público e durante a realização dos exames.

Comentários

ERRADO

A questão está incorreta, pois a admissão do assistente técnico é feita pelo juiz e após a conclusão dos exames e elaboração dos laudos pelos peritos oficiais, de acordo com a literalidade do Art. 159 do CPP, §4º: “§ 4o O assistente técnico atuará a partir de sua admissão pelo juiz e após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelos peritos oficiais, sendo as partes intimadas desta decisão”. 

Em relação aos tipos de documentos utilizados na perícia bem como aos métodos de identificação policial ou judiciária, julgue os itens que se seguem.

QUESTÃO 111.  Denomina-se parecer o relatório redigido por um dos peritos logo após o exame de corpo de delito. 

Comentários

ERRADO

A questão está incorreta. Parecer é diferente de relatório. Nesse caso seria um laudo médico-legal, e não parecer, que se trata de uma perícia deducendi. O parecer é o documento médico-legal, de natureza subjetiva, que expressa a opinião, mesmo que fundamentada, de um profissional. Podem ser meramente oficiosos, particulares e encomendados pelas partes para reforçar uma tese e, por isto, devem ser analisados com cautela e raramente se sobrepõem aos exames oficiais.

QUESTÃO 112.  No sistema dactiloscópico de Vucetich, a amputação de um dedo é assinalada com número 0 (zero).

Comentários

CERTO

A questão está correta. No sistema dactiloscópico de Vucetich, a amputação de um dedo é assinalada com número 0 (zero) e o dedo cicatrizado é assinalado pela letra X. 

QUESTÃO 113. Classifica-se como oficioso o atestado médico apresentado por um agente de polícia a seu superior hierárquico, por solicitação da administração pública, no qual conste o código internacional de doença (CID).

Comentários

ERRADO

A questão está incorreta. Segundo o França, o atestado médico quanto a sua procedência ou finalidade pode ser: administrativo, quando serve ao interesse do serviço ou do servidor público; judiciário, quando por solicitação da administração da justiça; e oficioso, quando dado no interesse das pessoas física ou jurídica de direito privado, como para justificar situações menos formais em ausência das aulas ou para dispensar alunos da prática da educação física.

No que diz respeito a lesões por ação contundente, por armas brancas e de fogo e por projéteis de arma de fogo comuns, julgue os próximos itens.

QUESTÃO 114. A área de lesão decorrente da precessão de um projétil de arma de fogo pode ser aumentada quando o projétil atinge o alvo.

Comentários

CERTO

A questão está correta. O movimento de rotação do projétil tem por função fornecer ao projétil maior alcance máximo, maior alcance útil e melhor estabilidade frente à resistência do ar. Os tecidos do corpo humano apresentam densidade de 800 a 900 vezes maior que a densidade do ar. Quando o projétil muda de meio, do ar para os tecidos do corpo humano, o aumento da densidade leva a um aumento da instabilidade. Como consequência, qualquer ângulo oriundo do movimento de precessão pode ser consideravelmente aumentado e, dependendo da sua extensão, fazê-lo girar sobre o seu eixo longitudinal, provocando uma maior transferência de energia cinética e uma lesão de dimensões muito superiores.

QUESTÃO 115. Um bisturi, ao ser manipulado por ação em linha, deslizando e cortando um tecido, provoca uma lesão cortante.

Comentários

CERTO

A questão está correta, mas é cabível recurso. O instrumento é cortante e a lesão é incisa, mas o professor Genival Veloso de França aceita a expressão lesão cortante. 

QUESTÃO 116. A queimadura na pele produzida pela boca do cano de uma arma de fogo caracteriza o sinal de Werkgaertner. 

Comentários

ERRADO

A questão está incorreta, mas é cabível recurso, pois o correto seria dizer que a queimadura na pele, nesse caso, pode ser produzida pelo desenho da boca e da massa de mira do cano (não seria somente a boca do cano).

Assim, os tiros encostados permitem deixar impresso na pele o chamado sinal de Werkgaertner, representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento.

No que concerne à cronotanatognose, julgue os itens que se seguem.

QUESTÃO 117. A presença de dípteros da espécie mosca doméstica, muscina stabulans e calliphora vomitoria, em um corpo encontrado em um matagal, indica tempo de morte estimado em três dias. 

Comentários

ERRADO

A questão está incorreta, mas é cabível recurso, pois exige conhecimentos de Entomologia Forense. A primeira legião a surgir no cadáver é composta dos dípteros da espécie Musca domestica, Muscina stabulans e Calliphora vomitoria, cujo tempo de aparecimento é de 8 a 15 dias iniciando a marcha dos trabalhos até o aparecimento dos ácidos graxos.

QUESTÃO 118. A presença de cristais no sangue putrefeito, conhecidos como cristais de Westenhoffer-Rocha-Valverde, é constatada 24 horas depois da morte.

Comentários

ERRADO

A questão está incorreta. Os chamados cristais de Westenhöffer-Rocha-Valverde são lâminas cristaloides muito frágeis, entrecruzadas e agrupadas, incolores, que adquirem coloração azul pelo ferrocianeto de potássio, e castanha, pelo iodo, passíveis de ser encontradas a partir do 3.º dia no sangue putrefato, podendo, segundo Belmiro Valverde, permanecer no mesmo até 35 dias após a morte.

Em relação às lesões por ação térmica e por ação elétrica, julgue os itens a seguir.

QUESTÃO 119. O sinal de Lichtemberg corresponde ao ponto de contato da energia elétrica artificial com o corpo humano.

Comentários

ERRADO

A questão está incorreta. O sinal de Lichtemberg corresponde ao ponto de contato da energia elétrica natural com o corpo humano. As lesões externas tomam aspectos arborifome, conhecida como sinal de Lichtenberg, procedente de vasomotores, podendo desaparecer com a sobrevivência. Podem surgir outras alterações, como queimaduras, hemorragias musculares, fraturas ósseas, etc.

QUESTÃO 120. De acordo com a classificação de Lussena-Hoffman, a presença de flictena e bolhas na pele (sinal de Chamber) caracteriza a queimadura de segundo grau.

Comentários

CERTO

A questão está correta, pois nas queimaduras de 2º Grau (sinal de Chambert), há um acúmulo de líquido abaixo da epiderme com formação de bolhas (flictenas). No ser vivo, as bolhas detém um líquido seroso (plasma). No caso da queimadura “post mortem” não existe este líquido seroso nas flictenas.

SAIBA MAIS: Concurso Delegado AL

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Cursos para o concurso PC AL

Assinaturas Jurídicas

Faça a sua assinatura!

Escolha a sua área.

0 Shares:
Você pode gostar também