Prova Comentada Criminologia Delegado PE

Prova Comentada Criminologia Delegado PE

Olá, pessoal, tudo certo?!

Em 03/03/2024, foi aplicada a prova objetiva do concurso público para Delegado de Polícia Civil do Estado de Pernambuco. Assim que encerrada, nosso time de professores elaborou o gabarito extraoficial, que, agora, será apresentado juntamente com a nossa PROVA COMENTADA.

Este material visa a auxiliá-los na aferição das notas, elaboração de eventuais recursos, verificação das chances de avanço para fase discursiva, bem como na revisão do conteúdo cobrado no certame.

Desde já, destacamos que nosso time de professores identificou 1 questão passível de recurso e/ou que deve se anulada, por apresentar duas ou nenhuma alternativa correta, como veremos adiante. No tipo de prova comentado, trata-se da questão 92.

De modo complementar, elaboramos também o RANKING da PC-PE, em que nossos alunos e seguidores poderão inserir suas respostas à prova, e, ao final, aferir sua nota, de acordo com o gabarito elaborado por nossos professores. Através do ranking, também poderemos estimar a nota de corte da 1º fase. Essa ferramenta é gratuita e, para participar, basta clicar no link abaixo:

Além disso, montamos um caderno para nossos seguidores, alunos ou não, verem os comentários e comentar as questões da prova: confira AQUI!

Por fim, comentaremos a prova, as questões mais polêmicas, as possibilidades de recurso, bem como a estimativa da nota de corte no TERMÔMETRO PÓS-PROVA, no nosso canal do Youtube. Inscreva-se e ative as notificações! Estratégia Carreira Jurídica – YouTube

Confira AQUI a prova comentada de todas as disciplinas!

QUESTÃO 74. Assinale a opção em que são apresentados corretamente dois exemplos de formas de prevenção terciária do crime.

a) programas de reabilitação do recluso e financiamento estudantil

b) práticas de ressocialização e de reabilitação dos apenados

c) financiamento de moradias e programas de combate ao desemprego

d) programas de combate à fome e financiamento de moradias

e) financiamento estudantil e programa de incentivo ao primeiro emprego

Comentários

A alternativa correta é a letra B. A questão trata do tema prevenção do crime.

A prevenção terciária do crime foca em indivíduos que já cometeram delitos, com o objetivo de reduzir a reincidência e facilitar a reintegração na sociedade.

A alternativa A está incorreta. O financiamento estudantil, embora importante para a educação e prevenção primária ou secundária do crime, não se enquadra na prevenção terciária, pois não se destina especificamente a indivíduos que já cometeram delitos.

A alternativa B está correta. As práticas de ressocialização e reabilitação são exemplos clássicos de prevenção terciária, pois se dirigem a pessoas que já foram condenadas por crimes, com o objetivo de prevenir a reincidência, promovendo sua reintegração como membros produtivos da sociedade.

A alternativa C está incorreta. Financiamento de moradias e programas de combate ao desemprego, embora importantes para a estabilidade social e econômica, são mais preventivas e gerais, podendo ser classificadas como prevenções primária ou secundária, pois visam evitar a ocorrência de crimes por meio da eliminação de condições propícias ao crime, mas não se focam especificamente na população já condenada.

A alternativa D está incorreta. Programas de combate à fome e financiamento de moradias são preventivas de forma mais geral e não se concentram em indivíduos que já cometeram crimes, portanto, não são exemplos de prevenção terciária.

A alternativa E está incorreta. Financiamento estudantil e programa de incentivo ao primeiro emprego são estratégias de prevenção primária ou secundária, pois visam fornecer oportunidades educacionais e de emprego para evitar que o crime ocorra inicialmente, e não se focam na reintegração de delinquentes.

QUESTÃO 75. Entre as teorias sociológicas do crime, aquela que buscou explicar os crimes de colarinho branco (white-collar crimes) foi a

a) escola de Chicago, cujos estudos se iniciaram nas décadas de 20 e 30 do século XX.

b) teoria da subcultura delinquente, desenvolvida por Erving Goffman e Howard Becker, na década de 50 do século XX.

c) teoria do labelling approach, desenvolvida a partir do trabalho do sociólogo holandês Bonger, na década de 60 do século XX.

d) teoria da associação diferencial, desenvolvida pelo sociólogo americano Edwin Sutherland, com base nos pensamentos de Gabriel Tarde.

e) teoria da anomia, desenvolvida por Robert King Merton, com base na doutrina de Durkheim.

Comentários

A alternativa correta é a letra D. A questão trata do tema teorias sociológicas do crime.

A alternativa A está incorreta. A Escola de Chicago focava principalmente no impacto do ambiente urbano e da desorganização social sobre o comportamento criminoso, com ênfase nas taxas de criminalidade em diferentes áreas urbanas. Embora inovadora, não focava especificamente nos crimes de colarinho branco.

A alternativa B está incorreta. A Teoria da Subcultura Delinquente foi desenvolvida por sociólogos como Erving Goffman e Howard Becker, esta teoria se concentra mais na forma como certos grupos criam normas e valores que divergem dos padrões sociais aceitáveis, levando ao crime e à delinquência. Essa teoria não foca especificamente nos crimes de colarinho branco, mas na delinquência juvenil e na criminalidade ligada a subculturas.

A alternativa C está incorreta. A Teoria do Labelling Approach, também conhecida como teoria da rotulação ou etiquetamento, foca em como a definição e a aplicação de rótulos de “criminoso” por parte da sociedade e das autoridades podem influenciar a identidade de um indivíduo e promover a continuação do comportamento criminoso. Embora relevante para entender as consequências da criminalização, não foi desenvolvida especificamente para explicar os crimes de colarinho branco.

A alternativa D está correta. A Teoria da Associação Diferencial, desenvolvida por Edwin Sutherland, explica que o crime é aprendido através da associação com outros que cometem crimes, incluindo os comportamentos, técnicas e motivações para o crime. Sutherland é notavelmente conhecido por introduzir o conceito de crime de colarinho branco, argumentando que esses crimes são cometidos no contexto de uma ocupação respeitável. Portanto, esta teoria foi uma das primeiras a abordar diretamente e explicar os crimes de colarinho branco.

A alternativa E está incorreta. A Teoria da Anomia, desenvolvida por Robert King Merton, foca na disjunção entre as metas culturais da sociedade e os meios institucionais disponíveis para alcançar essas metas. Embora ofereça uma explicação para o crime em termos da pressão para alcançar o sucesso, ela não foi desenvolvida especificamente com o foco nos crimes de colarinho branco.

QUESTÃO 76. Assinale a opção que apresenta corretamente o teórico que classificava os criminosos nas três categorias seguintes: criminoso assassino, criminoso enérgico ou violento, e ladrão ou neurastênico.

a) Giovanni Carmignani

b) Raffaele Garofalo

c) Francesco Carrara

d) Cesare Lombroso

e) Enrico Ferri

Comentários

A alternativa correta é a letra B. A questão trata do tema teóricos da criminologia.

A alternativa A está incorreta. Giovanni Carmignani foi um jurista italiano, professor de direito, que não se destacou por classificar criminosos em categorias específicas, como as mencionadas na questão. Seu trabalho não está diretamente associado ao estudo da criminologia na forma como Lombroso fez.

A alternativa B está correta. Raffaele Garofalo ficou conhecido por seus trabalhos sobre o conceito de “criminologia natural”. Sua abordagem estava mais voltada para a identificação de traços psicológicos e comportamentais que levariam ao crime. Assim, classificou os criminosos nas três categorias seguintes: criminoso assassino, criminoso enérgico ou violento, e ladrão ou neurastênico.

A alternativa C está incorreta. Francesco Carrara, outro renomado penalista italiano, não está associado à classificação de criminosos em categorias específicas como as descritas. Carrara é mais conhecido por seus contributos teóricos ao direito penal e à defesa dos direitos do acusado.

A alternativa D está incorreta. Lombroso é considerado o pai da criminologia moderna e é famoso por sua teoria do “criminoso nato”, na qual argumentava que os criminosos nascem com predisposições físicas e mentais para o crime. Ele classificou os criminosos em várias categorias, incluindo o criminoso nato, criminoso louco (incluindo loucos morais, epilépticos, e alcoólatras), e o criminoso ocasional, mas não fez a classificação indicada no enunciado.

A alternativa E está incorreta. Enrico Ferri foi um sociólogo e criminologista italiano, aluno de Lombroso, e um dos fundadores da Escola Positivista de Criminologia. Embora tenha contribuído significativamente para a criminologia com sua ênfase nas causas sociais e econômicas do crime, não é conhecido por classificar criminosos nas categorias mencionadas.

QUESTÃO 77. Ao contrário do direito penal, se utiliza do método empírico e intuitivo, observando todo o processo criminógeno. No que se refere às técnicas de investigação utilizadas pelo método empírico-indutivo no âmbito da criminologia, assinale a opção correta.

a) Os testes de personalidade prospectivos são aqueles que buscam medir a personalidade do agente por meio do uso de jogos, quadros e figuras, que imprimem estímulos na pessoa examinada e que, consequentemente, provocam reações das quais resultam as respostas que servirão de base para a interpretação dos resultados desejados.

b) O teste de Rorschach possui a finalidade de traçar a personalidade do indivíduo por meio do desenho de uma árvore, de uma casa e de uma pessoa.

c) Os testes de inteligência, na criminologia, não buscam medir a inteligência por meio do quociente de inteligência (QI), mas pela capacidade de raciocínio e entendimento da pessoa examinada.

d) Os testes de personalidade projetivos compreendem a emprego de técnica direcionada a explorar minuciosamente as intenções presentes e futuras do agente, retraindo-lhe, entre outros aspectos, as suas crenças e potencialidades lesivas, os freios de contenção de boas condutas, o estilo de vida, o porquê da vida criminal e o porquê da imposição de sofrimento às vítimas.

e) A técnica de perfilamento criminal (criminal profiling) reflete a aplicação de conhecimentos multidisciplinares à investigação criminal, sendo considerada uma técnica de investigação criminal que adiciona às competências do investigador o conhecimento sobre o comportamento humano do criminoso.

Comentários

A alternativa correta é a letra E. A questão trata do tema métodos da criminologia.

A alternativa A está incorreta. Os testes de personalidade prospectivos não são comumente descritos como aqueles que usam jogos, quadros, e figuras para medir a personalidade. Embora haja métodos que utilizam estímulos visuais para provocar respostas, a descrição fornecida mistura aspectos de diferentes tipos de testes sem uma correspondência direta com práticas específicas da criminologia.

A alternativa B está incorreta. O teste de Rorschach é de fato um teste projetivo de personalidade que utiliza manchas de tinta para que o indivíduo interprete, mas a descrição fornecida está incorreta. O teste não envolve o desenho de uma árvore, uma casa, e uma pessoa; esses elementos são parte de outro tipo de teste psicológico, o Teste da Casa-Árvore-Pessoa (HTP), que é distinto do Rorschach.

A alternativa C está incorreta. Os testes de inteligência na criminologia de fato não se limitam a medir o QI, mas a descrição simplifica excessivamente a complexidade e a variedade de testes de inteligência utilizados, e não especifica como esses testes são aplicados ou interpretados no contexto criminológico.

A alternativa D está incorreta. Os testes de personalidade projetivos são utilizados para revelar aspectos inconscientes da personalidade através da interpretação de estímulos ambíguos. No entanto, a descrição fornecida exagera e distorce a aplicação e os objetivos desses testes. Eles são projetados para revelar conflitos internos, motivações, e aspectos da personalidade que podem não ser imediatamente evidentes, mas não são tão direcionados a explorar intenções futuras ou específicas crenças e potencialidades lesivas de forma tão detalhada como sugerido.

A alternativa E está correta. A técnica de perfilamento criminal é a correta. Esta técnica realmente reflete a aplicação de conhecimentos multidisciplinares (incluindo psicologia, criminologia e ciências forenses) à investigação criminal. É utilizada para identificar características comportamentais e psicológicas de criminosos com base em evidências de cenas de crime e outros dados relevantes, auxiliando na identificação e captura de suspeitos. Esta descrição se alinha corretamente com o uso do método empírico-indutivo na criminologia, que envolve a observação, coleta de dados, e análise para formular perfis e teorias sobre o comportamento criminoso.

QUESTÃO 78. Assinale a opção que apresenta corretamente a teoria que defende a ideia de que a conduta criminosa resulta de uma série de estímulos contínuos na vida do indivíduo, sendo produto de suas experiências passadas.

a) teoria dos instintos

b) teoria do condicionamento operante

c) teoria dos tipos de autor

d) teoria do reforço diferencial

e) teoria da identificação diferencial

Comentários

A alternativa correta é a letra D. A questão trata do tema criminologia.

A alternativa A está incorreta. A Teoria dos Instintos sugere que o comportamento, incluindo o comportamento criminoso, é impulsionado por instintos inatos. Não se concentra na ideia de que a conduta criminosa é resultado de experiências passadas ou de estímulos contínuos, mas sim na premissa de que certos comportamentos são naturais e inerentes ao ser humano.

A alternativa B está incorreta. Embora a Teoria do Condicionamento Operante, desenvolvida por B.F. Skinner, também envolva a aprendizagem de comportamentos através de reforços e punições, ela não especifica a ideia de que a conduta criminosa é produto de experiências passadas de forma tão direta quanto a teoria do reforço diferencial. O condicionamento operante é um princípio mais geral de aprendizagem que pode ser aplicado a uma ampla gama de comportamentos, não focando exclusivamente no comportamento criminoso.

A alternativa C está incorreta. A Teoria dos Tipos de Autor classifica criminosos em diferentes categorias ou tipos com base em características psicológicas, sociais, ou biológicas. Não se concentra na aprendizagem do comportamento criminoso através de experiências passadas ou estímulos contínuos.

A alternativa D está correta. A Teoria do Reforço Diferencial parte da teoria da associação diferencial de Edwin Sutherland, argumenta que os comportamentos criminosos são aprendidos através da associação com outros e são reforçados por recompensas e punições. Esta teoria enfatiza que a conduta criminosa é o resultado de um processo de aprendizagem que envolve a exposição a estímulos específicos ao longo do tempo, o que está em linha com a descrição fornecida. 

A alternativa E está incorreta. A Teoria da Identificação Diferencial sugere que os indivíduos se envolvem em comportamento criminoso porque se identificam com outros criminosos, mas não foca especificamente na ideia de que a conduta criminosa resulta de uma série de estímulos contínuos ou é produto das experiências passadas da mesma maneira que a teoria do reforço diferencial.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso Delegado PE?

Gostou desta oportunidade e deseja se preparar para esse concurso? Então, confira nosso curso exclusivo e inicie seus estudos agora mesmo:

Assinaturas Jurídicas

Faça a sua assinatura!

Escolha a sua área.

curso assinatura delta

Assinatura Delta

Conheça os planos

0 Shares:
Você pode gostar também