PGM SP: comissão formada! O que foi cobrado no último edital?

PGM SP: comissão formada! O que foi cobrado no último edital?

A comissão organizadora do novo concurso PGM SP Procurador está formada. Estão previstas 32 vagas para o cargo de Procurador Municipal.

Para a investidura no cargo, o edital exige que o candidato seja portador do diploma de bacharel em Direito, expedido por instituição reconhecida pelo MEC, além de estar regularmente registrado como advogado na seção paulista da OAB.

Nesta matéria você encontra o que foi cobrado no último edital do órgão, realizado no ano de 2014. Confira:

Prova Objetiva

Com duração total de 5 horas, a Prova de Conhecimentos Específicos I foi composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha com cinco alternativas.

A prova exigiu conhecimentos de oito disciplinas jurídicas. A distribuição de questões por matéria foi disciplinada pelo edital:

Direito Constitucional15  questões;

Direito Administrativo15 questões;

Direito Tributário e Direito Financeiro15 questões;

Direito Processual Civil15 questões;

Direito Civil e Empresarial12 questões;

Direitos Difusos e Coletivos12 questões;

Direito do Trabalho e Previdenciário8 questões;

Direito Penal e Processual Penal8 questões.

Observe que as disciplinas Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário e Direito Financeiro (unidas no mesmo bloco), representaram 45% da prova.

A nota de cada candidato foi obtida por meio de uma padronização, o que significa dizer que ela levou em consideração o desempenho dos candidatos em relação a todos que prestaram a prova.

Para ser considerado aprovado nesta etapa, era necessário que o candidato obtivesse uma nota padronizada não inferior a 60 pontos, acertado pelo menos uma questão de cada bloco, e estivesse classificado dentro do número de quatro vezes o número de vagas.

A nota de corte nesta fase foi de 70 pontos.

Prova Discursiva

A Prova de Conhecimentos Específicos II do concurso da PGM SP exigiu uma preparação diferenciada dos candidatos. Aplicada em um único dia, nos períodos matutino e vespertino, a prova discursiva exigiu menos disciplinas do que a etapa anterior.

Desta prova, foram excluídos os conteúdos de Direito do Trabalho e Previdenciário e de Direito Penal e Processual Penal. Confira abaixo a formatação da prova:

a) 8 questões discursivas (40 pontos), distribuídas da seguinte forma:

2  questões de Direito Administrativo;

2 questões de Direito Tributário e Financeiro;

1  questão de Direito Civil;

1 questão de Direito Constitucional;

1  questão de Direito Processual Civil; e

1 questão de Direitos Difusos e Coletivos.

b) 1 dissertação (30 pontos) que pode versar sobre conteúdos de Direito Administrativo, Direito Tributário e Financeiro, Direito Civil, Direito Constitucional e Direitos Difusos e Coletivos;

c) 1  peça judicial (30 pontos) sobre temas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário e Financeiro, Direito Processual Civil, Direito Civil ou Direitos Difusos e Coletivos.

No período da manhã, os candidatos tiveram 4 horas para resolver as questões e escrever a disssertação, enquanto que à tarde, os candidatos puderam elaborar a peça judicial em até 2 horas e 30 minutos.

Para ser aprovado nesta etapa, o candidato deveria alcançar o aproveitamento mínimo de 30% em cada parte da prova e de 60% em sua totalidade.

Prova de Títulos

A Prova de Títulos ocorreu na mesma data em que os candidatos se submeteram à Prova de Conhecimentos Específicos II. Após elaboração da peça processual.

A entrega da documentação deveria ser feita após a conclusão, pelo candidato, da prova do período da tarde (peça judicial). Esta etapa atribuiu no máximo 5 pontos para um conjunto de atividades acadêmicas:

concurso pgm são paulo
Tabela de Títulos

Saiba mais: PGM SP

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer se preparar para o concurso PGM SP?

concursos Procuradorias

Assinatura de Procuradorias

Conheça os planos

Assinaturas Jurídicas

Faça a sua assinatura!

Escolha a sua área.

0 Shares:
Você pode gostar também