Durante a sessão plenária realizada hoje no Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), uma decisão importante foi tomada. Os desembargadores e desembargadoras presentes aprovaram por unanimidade a abertura de um novo Concurso Público para ingresso na Magistratura paraense (Juiz TJ PA)
A escolha dos integrantes da Comissão de Concurso foi um dos pontos altos da sessão. O vice-presidente do TJPA, desembargador Roberto Gonçalves de Moura, foi designado como presidente da Comissão, enquanto os desembargadores Rômulo Nunes e José Torquato, juntamente com a desembargadora Luzia Nadja Guimarães, foram indicados como membros. Essa equipe será responsável por conduzir todas as etapas do processo seletivo de forma transparente e imparcial.
De acordo com a presidente do TJPA, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, o concurso público oferecerá aproximadamente 40 vagas para juízes e juízas. É importante ressaltar que o certame ocorrerá após a realização do Exame Nacional da Magistratura (ENAM), agendado para o próximo mês de abril. Somente os candidatos que obtiverem êxito no ENAM estarão aptos a se inscreverem para o concurso de juiz ou juíza do TJPA.
Último Concurso Juiz TJ PA
O último concurso para a carreira foi publicado em 2019 e ofertou 50 vagas. A seleção foi organizada pelo Cebraspe, com remuneração inicial de R$ 30.404,42.
A Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, tornou pública em dezembro de 2021 a convocação dos aprovados no concurso público de 2019.
Requisitos Concurso Juiz TJ PA
Para ingressar na Magistratura, é necessário ter concluído o bacharelado em Direito e contar, no período da inscrição definitiva no certame (que ocorre após a segunda fase), com três anos de atividade jurídica exercidos após a colação de grau.
Saiba mais: Concurso Magistratura PA