
O novo concurso para Delegado da Polícia Federal está com contrato assinado com a banca organizadora, CEBRASPE e e aqui você pode conferir os principais detalhes para você se preparar para o certame.
O edital deve ofertar 120 vagas para Delegado da Polícia Federal com iniciais de R$ 26.300,00. De acordo com cronograma divulgado o edital será publicado na última quinzena de maio.
Navegue pelo índice:
O Estratégia Carreira Jurídica criou um curso completo e estratégico para impulsionar sua aprovação. Não perca essa oportunidade e garanta sua vaga agora mesmo!
Concurso Delegado PF – como iniciar a preparação?
Se você sonha com a carreira de Delegado da Polícia Federal, o momento de começar é agora!
O primeiro passo para uma preparação eficaz é entender bem as provas e etapas do certame. Conhecer o caminho que você vai percorrer é essencial para montar uma estratégia de estudos sólida e direcionada.
Provas e etapas
De acordo com o termo de referência divulgado pelo órgão, os candidatos serão avaliados por:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Exame de aptidão física;
- Avaliação biopsicossocial para candidatos com deficiência;
- Avaliação médica;
- Avaliação psicológica;
- Heteroidentificação para os candidatos negros;
- Prova oral (somente em Brasília);
- Avaliação de títulos.
Disciplinas Cobradas no Concurso da Polícia Federal
O último edital da Polícia Federal avaliou uma ampla gama de disciplinas jurídicas, exigindo dos candidatos domínio técnico e conhecimento aprofundado nas seguintes áreas:
Direito Administrativo
Foram abordados os fundamentos do Direito Administrativo, incluindo seus princípios, fontes e estrutura da Administração Pública. Também foram exigidos conhecimentos sobre atos administrativos, poderes administrativos, serviços públicos, licitações, contratos, controle administrativo, agentes públicos e responsabilidade civil do Estado.
Direito Constitucional
Cobrou-se a compreensão da Constituição sob diferentes enfoques (sociológico, político e jurídico), poder constituinte, controle de constitucionalidade, direitos fundamentais e organização dos Poderes da República, além de temas como defesa do Estado, segurança pública e ordem social.
Direito Civil
A prova contemplou temas da Parte Geral, como pessoas, bens e fatos jurídicos; responsabilidade civil; posse e propriedade; além de aspectos de Direito Empresarial, incluindo sociedades, títulos de crédito e atividades do empresário.
Direito Processual Civil
Foram exigidos conhecimentos sobre jurisdição, tutela jurisdicional, competência, processo, ações constitucionais (como habeas corpus e mandado de segurança) e meios alternativos de resolução de conflitos.
Direito Empresarial
A disciplina abordou os fundamentos do Direito Comercial, teoria da empresa, títulos de crédito, sociedades empresárias, falência e recuperação judicial, e o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.
Direito Internacional Público e Cooperação Internacional
Os candidatos precisaram demonstrar conhecimento sobre normas internacionais, tratados, proteção dos direitos humanos, personalidades de Direito Internacional, além da atuação da Polícia Federal na cooperação jurídica e policial internacional.
Direito Penal
Abrangeu os princípios do Direito Penal, teoria do crime e da pena, extinção da punibilidade, crimes em espécie, além da legislação penal especial, como a Lei de Drogas, Estatuto do Desarmamento e Lei de Organização Criminosa.
Direito Processual Penal
Incluiu fundamentos e princípios do processo penal, inquérito policial, competências, ação penal, sujeitos processuais, provas, prisões, sentença penal, e aplicação das leis penais especiais, além de jurisprudência dos tribunais superiores.
Criminologia
Foram tratados conceitos e métodos da criminologia, teorias sociológicas, políticas de prevenção, bem como o papel do controle social e a análise do delito e do delinquente.
Direito Previdenciário
Incluiu a legislação da seguridade social, financiamento da previdência, benefícios do RGPS, crimes previdenciários e prazos de prescrição e decadência.
Temas mais cobrados nas provas:
Direito Administrativo
- Atos Administrativos: conceitos, requisitos, validade, anulação e revogação.
- Poderes da Administração: com foco no poder de polícia e suas limitações.
- Licitações e Contratos: especialmente com base nas Leis nº 8.666/1993 e nº 10.520/2002.
- Lei nº 9.784/1999 (Processo Administrativo Federal): aparece com frequência em questões práticas.
Direito Constitucional
- Controle de Constitucionalidade: principalmente as diferenças entre o sistema difuso e concentrado.
- Direitos e Garantias Fundamentais: incluindo os remédios constitucionais (habeas corpus, mandado de segurança, etc.).
- Organização dos Poderes: especialmente o papel da Polícia Federal no sistema de segurança pública.
Direito Penal
- Teoria do Crime: com foco em tipicidade, ilicitude e culpabilidade.
- Crimes em Espécie: contra a Administração Pública (ex.: corrupção, prevaricação).
- Legislação Penal Especial: Lei de Drogas, Lei de Organização Criminosa e Estatuto do Desarmamento são muito recorrentes.
Direito Processual Penal
- Inquérito Policial: procedimentos, atribuições da PF, prazo e garantias.
- Prisão e Liberdade Provisória: tipos, requisitos e medidas cautelares.
- Provas: legalidade, ilicitude e meios de obtenção.
Exemplo de questão
(CESPE/Cebraspe – PF) Com base na Lei nº 9.784/1999, julgue o item:
O ato administrativo praticado com vício de competência, quando esta for atribuível, é passível de convalidação pela própria Administração.
( ) Certo (✔️)
( ) Errado
Comentário: Essa é uma questão clássica sobre convalidação de atos administrativos — tema recorrente e que exige atenção aos detalhes da legislação.
Fique por dentro de todos os detalhes do novo concurso Delegado.
Preparamos um artigo completo para você: