O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de lei para a criação de 2.397 cargos na Polícia Civil, com expectativa de implementação em 2025. Dentre as novas vagas, 500 são destinadas ao cargo de delegado, além de 1.460 para investigadores e 437 para escrivães.
O projeto responde à crescente demanda por uma maior estrutura de segurança pública e à necessidade de repor quadros da Polícia Civil no interior, onde os altos índices de aposentadoria têm criado desafios de efetivo.
“A presente proposição visa aprimorar a estrutura organizacional da Polícia Civil do Estado da Bahia, reiterando, assim, o compromisso do Governo do Estado em promover medidas de fortalecimento da segurança pública”, destacou o governo em nota oficial.
A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, já havia antecipado ao Portal A Tarde que um novo edital para concurso público seria publicado no primeiro semestre de 2025, contemplando diversas áreas da corporação, com foco em recompor o efetivo de delegados, investigadores e escrivães.
Último Concurso Delegado BA
O último concurso para Delegado ocorreu em 2022, com a oferta de 150 vagas imediatas. Na ocasião, os salários oferecidos era de R$ 13.032,44.
Para concorrer ao cargo de Delegado, os candidatos precisam ter diploma de bacharelado em direito, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Saiba mais: Concurso Delegado BA 2025