O Contrato com a banca organizadora do próximo Concurso Cartório RR foi publicado. O Cebraspe é a banca responsável pela organização do próximo certame. Confira abaixo documento completo:
A previsão é de que o edital seja publicado ainda em 2023. Vale lembrar que em outubro de 2022 o Tribunal de Justiça de Roraima divulgou a composição da comissão examinadora do próximo concurso Cartório RR.
As oportunidades serão para outorga das delegações de serviços notariais e de registros no estado, entretanto, ainda não há informações sobre o quantitativo de vagas.
- Concurso Cartório RR
- Status: banca definida
- Banca: Cebraspe
- Vagas: a definir
- Salário inicial: a definir
- Último edital: Cartório RR-2012
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.
Confira abaixo todos os detalhes do concurso Cartório RR:
- Situação atual do concurso
- Carreira
- O último concurso Cartório RR
- Etapas do concurso
- Cursos para Cartório MRRG
- Ficha técnica do concurso
Concurso Cartório RR: situação atual
Comissão Examinadora
Foi oficialmente formada a composição da comissão examinadora do próximo concurso Cartório RR. Confira AQUI o documento na íntegra!
Concurso Cartório RR: carreira
Requisitos
É necessário possuir diploma registrado em bacharel em direito, ou ter exercido, por dez anos, completados antes da publicação do edital, função em serviços notariais ou de registros.
Remuneração
A remuneração dos notários ou registradores varia de acordo com a rentabilidade de cada serventia. Lembre-se que embora seja provido por concurso público, os cargos são exercidos em caráter privado, por delegação do poder público.
O último concurso Cartório RR
O último concurso Cartório RR foi aplicado em 2012, sob organização do CESPE/UnB).
Foram ofertadas 23 vagas para outorga das delegações de notas e registros, sendo reservadas 5% das oportunidades a candidatos portadores de deficiência.
Etapas e provas
O último concurso Cartório RR, para a outorga de delegação, se deu mediante aplicação das seguintes etapas:
- a) primeira etapa – uma prova objetiva de seleção, de caráter eliminatório, de responsabilidade do CESPE/UnB;
- b) segunda etapa – uma prova escrita e prática, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do CESPE/UnB;
- c) terceira etapa – comprovação de requisitos para outorga das delegações, de caráter eliminatório, de responsabilidade do CESPE/UnB;
- d) quarta etapa – será composta das seguintes fases:
- I – exames psicotécnico e da entrega do laudo neurológico e do laudo psiquiátrico, ambos de caráter descritivo e de presença obrigatória, de responsabilidade do CESPE/UnB;
- II – pesquisa sobre a personalidade do candidato e entrevista pessoal, de caráter descritivo e de presença obrigatória, de responsabilidade do CESPE/UnB;
- III – análise da vida pregressa, de caráter eliminatório, de responsabilidade do TJ/RR;
- e) quinta etapa – prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do CESPE/UnB; e
- f) sexta etapa – avaliação de títulos, de caráter classificatório, de responsabilidade do CESPE/UnB.
Prova objetiva
A prova objetiva contou com a aplicação de 100 questões de múltipla escolha. A etapa valeu o total de 100 pontos.
As questões das provas poderão avaliar habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, com o intuito de valorizar a capacidade de raciocínio.
Prova escrita e prática
A prova escrita contou com uma dissertação de 120 linhas, uma peça prática e duas questões discursivas de 30 linhas cada.
A etapa foi realizada de forma manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, não sendo permitida a interferência ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato a quem tenha sido deferido atendimento especial para a realização das provas.
Prova oral
A prova oral versou sobre conhecimento técnico acerca dos temas relacionados ao ponto sorteado, cumprindo à banca examinadora avaliar-lhe o domínio do conhecimento jurídico, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo.
A etapa valeu o total de 10 pontos e versou sobre o conhecimento técnico, abrangendo os temas referentes às áreas de conhecimento relacionados no quadro de provas do edital.
Avaliação de Títulos e nota finaltítulos
O exame de títulos valeu, no máximo, 10,00 pontos, com peso 2, observado o seguinte:
- I – exercício da advocacia ou de delegação, cargo, emprego ou função pública privativa de bacharel em Direito, por um mínimo de três anos até a data da primeira publicação do edital do concurso (2,00 pontos);
- II – exercício de serviço notarial ou de registro, por não bacharel em Direito, por um mínimo de dez anos até a data da publicação do primeiro edital do concurso (art. 15, § 2º, da Lei n. 8.935/1994) (2,00 pontos);
- III – exercício do Magistério Superior na área jurídica pelo período mínimo de 5 anos:
- a) mediante admissão no corpo docente por concurso ou processo seletivo público de provas e/ou títulos (1,50 ponto);
- b) mediante admissão no corpo docente sem concurso ou processo seletivo público de provas e/ou títulos (1,00 ponto);
- IV – diplomas em cursos de pós-graduação:
- a) Doutorado reconhecido ou revalidado: em Direito ou em Ciências Sociais ou Humanas (1,00 ponto);
- b) Mestrado reconhecido ou revalidado: em Direito ou em Ciências Sociais ou Humanas (0,75 ponto);
- c) Especialização em Direito, na forma da legislação educacional em vigor, com carga horária mínima de trezentos e sessenta horas-aula, cuja avaliação haja considerado monografia de final de curso (0,50 ponto);
- V – exercício, no mínimo durante 1 ano, por ao menos 16 horas mensais, das atribuições de conciliador voluntário em unidades judiciárias, ou na prestação de assistência jurídica voluntária (0,50 ponto);
- VI – Período igual a 3 eleições, contado uma só vez, de serviço prestado, em qualquer condição, à Justiça Eleitoral (0,50 ponto). Nas eleições com dois turnos, considerar-se-á um único período, ainda que haja prestação de serviços em ambos.
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Cursos para o concurso Cartório RR
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Whatsapp ECJ: Clique na sua carreira e PARTICIPE!
Com o Whatsapp ECJ vamos transformar a maneira como os estudantes se preparam para os concursos públicos do momento e do futuro. Esta plataforma não apenas oferece suporte para tirar dúvidas cruciais, mas também fornece dicas valiosas para alcançar o sucesso nas provas, abrangendo todas as áreas da carreira jurídica.
►Informações sobre o último concurso Cartório RR
►Vagas: 23
►Cargos: Notário ou Registrador
►Lotações: Roraima
►Banca: CESPE/UnB
►Escolaridade: Bacharelado em Direito ou 10 anos de atividade notarial ou de registro
►Último edital: Cartório RR-2012