Acesse agora o Grupo de Estudos para Concursos Cartório
A Comissão do Concurso Público para ingresso na atividade notarial e de registro do Espírito Santo concluiu a aplicação da prova oral do certame. Agora, os candidatos já podem conferir o resultado dessa etapa. Veja o documento:
Anteriormente, a banca FGV divulgou o resultado do sorteio das serventias vagas do certame. O edital oferta 150 vagas, distribuídas entre provimento e remoção, e os candidatos interessados já podem acessar os cadernos das provas.
- Concurso Cartório ES
- Status: resultado da prova oral
- Banca: FGV
- Vagas: 150
- Salário inicial: rendimento líquido do cartório
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.
O que você vai encontrar neste artigo?
Concurso Cartório ES: situação atual
Datas da prova oral: 26 de janeiro a 04 de fevereiro de 2026
Gabaritos, resultados e outros documentos
- Resultado da prova oral;
- Resultado Definitivo da Inscrição Definitiva;
- Resultado Definitivo do Procedimento de Heteroidentificação;
- Resultado Definitivo do Exame Psicotécnico;
- Resultado Definitivo da Heteroidentificação de Candidatos Indígenas;
- Resultado Definitivo da Perícia Médica;
- Banca examinadora responsável pela prova oral;
- Locais da prova oral;
- Resultado do Sorteio das Serventias Vagas;
- Resultado final das provas escrita e prática;
- Convocação para prova oral;
- Gabarito definitivo da prova objetiva;
- Resultado definitivo da prova objetiva – candidatos com deficiência – candidatos indígenas – candidatos negros.
Demanda de inscritos
A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou, no dia 26 de junho, a demanda do Concurso do TJES. Foram 2.945 inscritos. A concorrência por vaga de provimento chegou a 29,45 candidatos, e para remoção, 1,44. Confira o documento:
Retificações
Exclusão de serventias
Recentemente, foi compartilhada uma retificação que diz respeito a exclusão de algumas serventias.
Serventias de Cariacica são excluídas provisoriamente
O TJES excluiu, de forma provisória, as serventias 1º Ofício da 1ª Zona de RGI, 1º RTD e RCPJ, 2º Tabelionato de Protesto e 1º Tabelionato de Protesto, todas de Cariacica, listadas nos itens 42, 59, 62 e 68 do Anexo I do Edital nº 01/2025.
A medida cumpre decisão liminar do CNJ no PCA nº 0003947-18.2025.2.00.0000 e retira temporariamente essas unidades da disputa por remoção, até decisão final.
Mudanças em disciplinas e vagas
O concurso do Cartório ES teve seu edital retificado, de acordo com documento as principais mudanças foram na distribuição de vagas e disciplinas cobradas. Confira os detalhes abaixo:
Outras duas retificações lançadas posteriormente abordam mudanças em pontos do conteúdo programático. Acompanhe:
Carreira no Cartório ES
Requisitos
- Para participar do certame, é necessário ser bacharel em Direito ou comprovar o exercício de atividade notarial ou de registro por pelo menos 10 anos, até a primeira publicação do edital.
- Para quem se candidatar ao critério de remoção, é necessário ainda estar na titularidade de serviço notarial ou de registro por pelo menos dois anos.
Cargos e vagas
| CRITÉRIO DE INGRESSO | Ampla | PCD | Negros | Indígenas | Total |
|---|---|---|---|---|---|
| POR PROVIMENTO | 65 | 10 | 20 | 05 | 100 |
| POR REMOÇÃO | 45 | 05 | – | – | 50 |
Pelos atos praticados em decorrência das funções a eles atribuídas, os notários e os registradores têm direito, a título de remuneração, aos emolumentos fixados na Lei de Custas e Emolumentos do Estado do Espírito Santo e nas leis específicas em vigor, bem como ao ressarcimento por eventuais atos gratuitos praticados, na forma da legislação e regulamentação em vigor.
O comprovante de aprovação no ENAC não será exigido como requisito para inscrição preliminar, mas sim para a realização da prova oral, e sua apresentação deve ocorrer juntamente com os demais documentos exigidos dos candidatos aprovados na prova escrita e prática, não se admitindo, em nenhuma hipótese, a investidura ou remoção de quem não tenha sido aprovado no ENAC.
Etapas e provas do concurso Cartório ES
O concurso público para as duas modalidades de ingresso, provimento e remoção, compreenderá 6 etapas, conforme segue:
- Prova Objetiva de seleção, de caráter eliminatório;
- Prova Escrita e Prática, de caráter eliminatório e classificatório;
- Comprovação dos Requisitos para Outorga das Delegações, de caráter eliminatório;
- Análise da vida pregressa, de caráter eliminatório, e Exames de Personalidade – que compreendem exame psicotécnico, análise de laudo psiquiátrico e análise de laudo neurológico, também de caráter eliminatório;
- Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório; e
- Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.
Provas Objetivas
A Prova Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório, para os candidatos inscritos na modalidade de ingresso por remoção, foi realizada no dia 27 de julho, das 08h às 13h.
A etapa de múltipla escolha, de caráter eliminatório, para os candidatos inscritos na modalidade de ingresso por provimento, foi realizada no dia 27 de julho, das 15h às 20h.
A Prova Objetiva de Seleção consistiu em questões de múltipla escolha sobre cada uma das disciplinas referidas, não sendo permitida a consulta a livros, anotações ou comentários de qualquer natureza.
Para ambas as opções de inscrição, a Prova Escrita Objetiva foi composta por 100 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 alternativas e apenas uma resposta correta.

Foram considerados aprovados na Prova Objetiva de Seleção os candidatos de ampla concorrência que obtiverem, no mínimo, 6 pontos.
Prova Escrita e Prática
A realização da Prova Escrita e Prática, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada no dia o dia 21 de setembro, na cidade de Vitória/ES, tendo duração de 6 horas.
A avaliação consistiu de uma dissertação e da elaboração de uma peça prática, além de 4 questões discursivas, sobre as matérias indicadas no edital.
Durante a realização da Prova Escrita e Prática foi permitida consulta à legislação não comentada ou anotada, vedada a utilização de obras que contenham formulários, modelos e anotações pessoais, inclusive apostilas.
Será considerado aprovado na Prova Escrita e Prática o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5, em uma escala de 0 a 10 no total.
Inscrições Definitivas
Os documentos para análise deverão ser enviados na forma digital por meio de campo específico disponibilizado no link da Inscrição definitiva.
Provimento:
- Prova de conclusão do curso de bacharel em Direito, por meio de cópia digitalizada do respectivo diploma, de certificado de conclusão do curso ou do certificado de colação de grau ou;
- Declaração de que se beneficiará da hipótese contemplada pela Súmula 266 do STJ, quanto à apresentação do diploma de conclusão do curso de bacharel em Direito, até da data da outorga de delegação, ou;
- Prova de que tenha completado dez anos de exercício em serviço notarial ou de registro, até a data da primeira publicação deste Edital no Diário de Justiça eletrônico do Estado de Espírito Santo.
A comprovação do exercício de função em serviço notarial ou de registro durante 10 anos, no mínimo, deverá ser efetuada mediante:
- Certidão comprobatória do exercício do cargo durante 10 anos, no mínimo, firmada pela autoridade judiciária competente do Estado;
- Apresentação de cópia autenticada da Carteira de Trabalho ou Extrato de Informação Previdenciária, contendo as anotações trabalhistas do candidato.
Remoção:
- Certidão expedida pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Espírito Santo que comprove o exercício da atividade notarial ou de registro, por mais de 2 anos, contados da data do efetivo ingresso na atividade até a primeira publicação deste Edital no Diário da Justiça Eletrônico do Estado de Espírito Santo;
- Prova de regularidade da serventia e do delegatário, mediante certidões negativas das receitas Federal (inclusive Previdência Social), Estadual e Municipal, FGTS e débitos trabalhistas.
Prova Oral
A Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada e teve valor de 10 pontos com peso 4.
O sorteio da ordem de arguição ocorreu em sessão pública virtual, transmitida pelo canal do TJES no YouTube, de forma distinta para cada modalidade de ingresso (provimento e/ou remoção, ampla concorrência, negros e PcDs).
As provas abordaram conhecimentos técnicos relacionados no Anexo II do Edital. A Banca Examinadora, composta por no mínimo 3 membros, avaliou:
- Domínio do conhecimento
- Adequação da linguagem
- Articulação do raciocínio
- Capacidade de argumentação
Foram considerados habilitados os candidatos cuja média aritmética das notas atribuídas pelos examinadores foi igual ou superior a 5,0 pontos.
Avaliação de Títulos
Serão considerados os seguintes títulos para pontuação:

Último concurso Cartórios ES
O último concurso Cartório ES teve edital publicado em 2013 prevendo o provimento de 171 vagas para os cargos de outorga de delegações de serventias extrajudiciais de notas e de registro do Estado.
O concurso foi realizado pelo antigo CESPE (atual Cebraspe), com inscrições no valor de R$ 200,00.
Leia também:
Provas comentadas de Cartórios: estude com estratégia
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Cursos e Assinaturas

Informações sobre o concurso Cartório ES
- Vagas: 150
- Lotações: Espírito Santo
- Banca: FGV
- Escolaridade: Bacharelado em Direito ou 10 anos de atividade notarial ou de registro
- Edital: Cartório ES 2025
