Dando sequência à série Carreiras Jurídicas na Prática, temos a honra de entrevistar Rodolfo Breciani Penna, Procurador do Estado de São Paulo. Reconhecido por sua trajetória sólida no serviço público e pela dedicação ao Direito, Rodolfo traz uma visão autêntica e enriquecedora sobre a carreira na advocacia pública.
Nesta conversa, ele compartilha sua jornada até a aprovação, os desafios do dia a dia como procurador e oferece conselhos valiosos para quem deseja seguir o mesmo caminho no universo jurídico.
O que motivou você a escolher a carreira de Procurador do Estado de São Paulo tão jovem, aos 25 anos?
Estabilidade, poder proporcionar uma vida mais tranquila para minha família e a possibilidade de passar em um concurso de ponta necessitar de atividade jurídica. Foi uma escolha bem prática. Depois que eu entrei na carreira que pude ver mais de perto e apreciar mais o valor social da atividade.
Como foi sua rotina de estudos até alcançar a aprovação nesse concurso de alto nível?
Era uma rotina bastante pesada. Eu estudava praticamente todo o tempo que eu tinha disponível no dia de segunda a sábado. Domingo eu estudava meio período e tirava o restante do dia para descanso e lazer. Basicamente eu dormia todos os dias às 23h e acordava às 06h, estudava até às 11h, almoçava e ia para o trabalho, voltava às 19h e estudava de 20h a 23h.
Quais foram as principais dificuldades enfrentadas durante a preparação e como você as superou?
A incerteza que bate no meio do caminho. Nesse período eu cheguei a duvidar se daria certo pra mim, se todo aquela esforço valeria a pena algum dia e isso me desanimou bastante. Foi quando eu percebi que só a perseverança poderia me levar ao meu objetivo. A perseverança mesmo diante das dificuldades e do desânimo.
Você já havia sido aprovado em outros concursos antes da PGE/SP. Como essas experiências ajudaram na sua trajetória?
Sim, fui aprovado em um concurso menor de advocacia pública (advogado do CRM-ES) e para Técnico e Analista judiciário do TRF da 2ª região. Tomei posse como técnico judiciário e isso me ajudou a ter mais tranquilidade e cabeça fria para buscar a aprovação em uma PGE.
Que disciplinas ou áreas do Direito você considera mais desafiadoras para quem sonha em ser Procurador?
Em nível de complexidade, são desafiadoras as matérias de Direito Administrativo e Tributário, pois são cobradas em uma profundidade maior que nos concursos de outras áreas. Sob o aspecto de familiaridade, são desafiadoras penal e processo penal quando caem para procuradorias, pois são matérias difíceis e que os alunos dessa área não estão muito acostumados.
Quais métodos de estudo (leitura, revisão, questões, simulados) mais funcionaram para você?
Revisão dos grifos e estudo integrado. Eu grifava todos os meus materiais e depois ficava revisando os meus grifos várias e várias vezes. Alguns materiais eu revisei mais de 10 vezes por meio dos grifos, que reduzem bem o material para aquilo que é essencial. E o Estudo integrado me ajudou na organização e memorização, pois eu lia um assunto, logo na sequência já lia a legislação relacionada e fazia 10 a 20 questões, integrando teoria, lei e questões no mesmo bloco.
De que forma a preparação para a prova oral impactou sua aprovação com a 4ª maior nota?
Tive excelentes professores e colegas que me auxiliaram nessa fase. E uma boa dose de controle emocional no dia da prova ajudou muito.
Como equilibrar os estudos intensos com a saúde mental e a vida pessoal durante a preparação?
É sempre bom fazer uma autoanálise para ver se as coisas não estão saindo do controle. Ter pessoas de confiança perto de você que possam te ajudar a identificar alguma dificuldade e te aconselhar. Se for o caso, procurar ajuda especializada. Mas eu acredito que a pior coisa para a saúde mental é a sensação de não ter cumprido o seu dever (estudar) como deveria. Exercício físico regular – embora em periodicidade reduzida – ajuda bastante também, contato com a natureza, boa relação com a família, tudo contribui.
Qual conselho você daria para quem está começando agora a estudar para concursos jurídicos?
É preciso criar o hábito de estudo. Para isso, é necessário ter uma rotina bem definida. Monte um cronograma simples que tenha todos os seus horários e atividades do dia. Tenha hora para dormir e para acordar, para tomar café, banho, almoçar, jantar, trabalhar e defina os horários de estudos. Trate os horários de estudo como sagrados, trate como seu trabalho, que você só falta em caso de doença ou alguma outra situação excepcional. Persevere até o fim, mesmo nos dias ruins, estando bem ou estando mal, cumpra a sua rotina.
O que você enxerga como os maiores desafios e recompensas da carreira de Procurador do Estado de São Paulo?
Os maiores desafios passam por encontrar soluções jurídicas para casos muitas vezes inéditos, casos complexos e defender o interesse público mesmo diante de um poder judiciário cada vez mais subjetivista. As recompensas são proporcionais aos desafios: boa remuneração, estabilidade, trabalho intelectual gratificante e, principalmente, o sentimento exercer uma função relevante para a sociedade.
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Veja também:
Quer estudar para Concursos de Direito?
O Estratégia Carreira Jurídica é campeão de aprovações nos concursos para Carreiras Jurídicas com um corpo docente qualificado e materiais completos. Conheça nossos cursos e garanta sua aprovação: