Os aprovados no concurso da Advocacia-Geral da União (AGU) têm um novo motivo para comemorar. O Governo Federal já confirmou a autorização para a convocação de 207 candidatos excedentes do último certame, realizado em 2022.
Segundo informações oficiais, o aval interno já foi concedido e a expectativa é que a portaria assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, seja publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.
As vagas adicionais serão distribuídas da seguinte forma:
- 4 Procuradores Federais;
- 103 Procuradores da Fazenda Nacional;
- 100 Advogados da União.
Para reforçar ainda mais esta informação foram divulgados hoje (29), no Diário Oficial da União, novas lista de nomeados no certame.
Promessa aos aprovados
Em julho, o advogado-geral da União, Jorge Messias, já havia declarado que todos os aprovados seriam nomeados, reforçando o compromisso da instituição em fortalecer seus quadros.
O anúncio aumenta a expectativa dos candidatos, que aguardam também a definição de uma nova data para o início do curso de formação, inicialmente previsto para agosto, mas que deve ser adiado para alinhar ao cronograma de nomeações.
Apesar de a portaria ainda não ter sido publicada, o Ministério da Gestão já confirmou oficialmente a autorização, e a tabela de provimentos no portal do Governo Federal já foi atualizada com a previsão das 207 novas nomeações.
Próximo concurso AGU
E não para por aí: a AGU também solicitou um novo concurso público com 265 vagas, distribuídas entre Advogado da União (81 vagas), Procurador Federal (125 vagas) e Procurador da Fazenda Nacional (59 vagas). O pedido está em análise no MGI.