Questão
2024
1º PGE-SP
Procuradoria Geral do Estado de São Paulo
Procurador do Estado
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
tratando-regime-bens307ba346da
Em se tratando do regime de bens entre cônjuges e companheiros, segundo entendimento do STJ e de acordo com as disposições do Código Civil de 2002, é correto afirmar que:

A
O prêmio de loteria, recebido por ex-companheiro sexagenário, durante a relação de união estável, deve ser objeto de meação entre o casal.
B
A fim de preservar a liberdade individual das partes, o Código Civil de 2002 permite que os cônjuges alterem o regime de bens do casamento no respectivo cartório. 

C
Em observação ao princípio da não discriminação da pessoa idosa, aquele que contar com mais de 70 anos não tem qualquer restrição quanto à estipulação do regime de bens. 
D
O cônjuge casado sob o regime de comunhão universal pode livremente prestar aval ou fiança, uma vez que tais obrigações podem ser contraídas independentemente da outorga conjugal. 
E
O pacto antenupcial dá-se por escritura pública ou particular e sua eficácia fica condicionada à concretização do casamento, de maneira que, não ocorrendo o matrimônio, é nulo o pacto estipulado entre os nubentes.