No que se refere à eficácia normativa executiva dos pronunciamentos do STF que, em controle abstrato, afirmem a constitucionalidade ou inconstitucionalidade de determinado ato normativo, considerados os limites da coisa julgada, assinale a opção correta.
Questão
2022
CESPE (CEBRASPE)
Advocacia Geral da União
que-refere-a-eficacia35400db531
A
No conflito entre a garantia individual da coisa julgada e a interpretação acerca da constitucionalidade ou não acerca de determinado ato normativo conferida pelo STF, aquela somente não prevalecerá se a decisão do STF lhe for anterior.
B
Sentença exequenda que tenha deixado de aplicar norma reconhecidamente constitucional pelo STF, prescinde de ação rescisória na hipótese em que a decisão do STF seja anterior à formação do título executivo.
C
Decisão do STF que declare a inconstitucionalidade de ato normativo produzirá a automática rescisão das decisões anteriores transitadas em julgado que tenham adotado entendimento em sentido contrário.
D
Nas relações jurídicas de trato sucessivo, havendo coisa julgada que estabeleça a inconstitucionalidade de determinada norma, e, posteriormente, decisão superveniente do STF, na qual se declare a constitucionalidade daquele preceito legal, a cessação dos efeitos da coisa julgada estará condicionada ao ajuizamento de ação rescisória ou revisional.
E
Segundo o entendimento do STF, o princípio da supremacia da Constituição tem prevalência máxima, de forma a ser insuscetível de execução qualquer sentença, tida por inconstitucional pelo STF, seja em controle difuso, seja em controle concentrado de constitucionalidade.