Questão
2024
2º Simulado ENAM (Juiz)
Juiz de Direito
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
movimento675f033fb9
“O movimento constitucional gerador da constituição em sentido moderno tem várias raízes localizadas em horizontes temporais diacrónicos e em espaços históricos geográficos e culturais diferenciados. Em termos rigorosos, não há um constitucionalismo, mas vários constitucionalismos (o constitucionalismo inglês, o constitucionalismo americano, o constitucionalismo francês).” (CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7ª ed, Edições Almedina, 2003 p. 51).

Sobre o constitucionalismo, assinale a alternativa correta:
A
No constitucionalismo inglês, os institutos constitucionais permanecem assentados na tradição e no costume do povo. Cuidando-se de um modelo historicista, não existem leis constitucionais, de modo que cabe os juízes interpretar as laws of the land.
B
As principais características do constitucionalismo estadunidense são: a existência de uma constituição escrita e rígida, que é considerada a norma jurídica superior; a atribuição da função de proteger a constituição ao Poder Judiciário; a adoção da forma de Estado federalista; a adoção de um rígido modelo de separação entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; o republicanismo; e o presidencialismo.
C
A Revolução Francesa foi o marco histórico do constitucionalismo francês, pois garantiu, após a queda do Antigo Regime, a implementação de um modelo de Estado fundado em uma constituição escrita, que conferiu ao Poder Judiciário a missão de garantir os direitos e garantias fundamentais por meio do controle de constitucionalidade.
D
O constitucionalismo social decorre do questionamento ao Estado burguês, que previa direitos sociais como a educação e à saúde somente aos extratos mais abastados da população. Assim, a partir desse movimento, universaliza-se o acesso a tais direitos sociais.
E
O constitucionalismo inglês é marcado pela existência de um forte controle de constitucionalidade, mas que é realizado pela House of the Lords, e não pelo Poder Judiciário.