Acerca da conciliação no superendividamento do consumidor, o Código de Defesa do Consumidor dispõe, corretamente, que:
Questão
2024
Simulado TJ-SC (Juiz)
Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Juiz de Direito
conciliaca1638f0f263
A
Incluem-se no processo de repactuação as dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real, de financiamentos imobiliários e de crédito rural.
B
A requerimento do consumidor superendividado pessoa natural ou jurídica, o juiz poderá instaurar processo de repactuação de dívidas, com vistas à realização de audiência conciliatória, na qual o consumidor apresentará proposta de plano de pagamento com prazo máximo de 10 anos, preservados o mínimo existencial.
C
O não comparecimento injustificado de qualquer credor, ou de seu procurador com poderes especiais e plenos para transigir, à audiência de conciliação, acarretará, entre outros, a suspensão da exigibilidade do débito e a interrupção dos encargos da mora.
D
Compete subsidiariamente aos órgãos públicos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor a fase conciliatória e preventiva do processo de repactuação de dívidas, com possibilidade de o processo ser regulado por convênios específicos celebrados entre os referidos órgãos e as instituições credoras ou suas associações.
E
O pedido do consumidor para instaurar audiência conciliatória importará em declaração de insolvência civil e somente poderá ser repetido após decorrido o prazo de 5 anos.