Acerca de ação penal, assinale a opção correta.
Questão
2024
Simulado DPE-PR
Defensoria Pública do Estado do Paraná
Defensor Público
ca-penal-opca8c26ec5ab
A
Oferecendo o ofendido ação penal privada subsidiária da pública, o Ministério Público, nos exatos termos do art. 29 do CPP, deixa de ser parte e passa a atuar como custos legis e não pode, por exemplo, fornecer elementos de prova.
B
No caso de crime praticado contra a honra de servidor público no exercício de suas funções, a vítima tem legitimação concorrente com o MP para ajuizar ação penal.
C
A quantidade de testemunhas que poderão ser arroladas na instrução do rito comum ordinário corresponde até 8 (oito) para acusação e até 8 (oito) para a defesa, conforme art. 401 do CPP. Já na instrução do rito sumário a quantidade de testemunhas é de até 3 (três) para a acusação e 3 (três) para a defesa, em consonância com o art. 532 do CPP.
D
Na ação penal privada, se o ofendido for mentalmente enfermo, o direito de queixa não poderá ser exercido por curador especial enquanto o primeiro não se restabeleça.
E
Nos crimes de ação penal privada, a renúncia ao exercício do direito de queixa, em relação a um dos autores do crime, a todos se estende, sem que produza, todavia, efeito em relação ao que o recusar.