Questão
2016
Com. Exam. (MP GO)
Ministério Público do Estado de Goiás
Promotor de Justiça
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
ca-penal-marque12f35c984e
DESATUALIZADA
Acerca da ação penal, julgue as alternativas abaixo e marque a incorreta: 


A
A teor do que estabelece o Código Penal, o estupro (definido no art. 213, CP) é crime de ação penal pública condicionada à representação. Essa regra é excepclonada apenas em se trantando de vítima menor de 18 anos, hipótese em que a ação passa a ser Incondicionada. Consequentemente, a persecução penal depende do oferecimento da representação nos casos de estupro simples (art. 213, caput, CP), estupro qualificado pela lesão corporal de natureza grave (art. 213, § 1°, 1ª parte, CP) e estupro qualificado pela morte (art. 213, § 2°, CP). 
B
Havendo ofensa à honra do funcionário público que diga respeito ao exercício das funções, segundo a parte final do parágrafo único do art. 145 do Código Penal, tem-se crime de ação penal pública condicionada à representação. O STF (súmula n° 714), contudo, objetivando respaldar ao máximo a tutela da honra do intraneus, consolidou entendimento de que, além da ação penal pública condicionada à representação, pode o ofendido, in casu, optar pela ação penal privada. A essa situação de legitimação secundária, em sede doutrinária, dá-se o nome de ação penal secundária. 
C
A necessidade de o réu recobrar sua higidez mental nas hipóteses de insanidade superveniente é uma condição de prosseguibilidade do processo, haja vista que, sem o seu implemento, a marcha processual fica paralisada, com a prescrição correndo normalmente, circunstância essa doutrlnariamente chamada de crise de instância. 
D
 Em sede doutrinária, diz-se pública subsidiária da pública a ação penal intentada pelo Ministério Público Federal frente à inércia do Ministério Público Estadual nos crimes definidos no Decreto-lei n° 201/67 (art. 2°, § 2°).