Questão
2008
IESES
Tribunal de Justiça do Maranhão
Juiz de Direito
acordo-com-Lei17272f5da1
De acordo com a Lei de Protesto de títulos e outros documentos (Lei 9.492/1997), é INCORRETO afirmar:
A
Revogada a ordem de sustação do protesto, não há necessidade de se proceder a nova intimação do devedor, sendo a lavratura e o registro do protesto efetivados até o primeiro dia útil subseqüente ao do recebimento da revogação, salvo se a materialização do ato depender de consulta a ser formulada ao apresentante, caso em que o mesmo prazo será contado da data da resposta dada.
B
Tratando-se de cheque, deverá o protesto ser lavrado no lugar do pagamento, devendo do referido cheque constar a prova de apresentação ao Banco sacado, salvo se o protesto tenha por fim instruir medidas pleiteadas contra o estabelecimento de crédito.
C
Poderão ser recepcionadas as indicações a protestos das Duplicatas Mercantis e de Prestação de Serviços, por meio magnético ou de gravação eletrônica de dados, sendo de inteira responsabilidade do apresentante os dados fornecidos, ficando a cargo dos Tabelionatos a mera instrumentalização das mesmas.
D
O protesto será registrado dentro de três dias úteis contados da protocolização do título ou documento de dívida. Na contagem do prazo referido exclui-se o dia da protocolização e inclui-se o do vencimento, considera-se não útil o dia em que não houver expediente bancário para o público ou aquele em que este não obedecer ao horário normal.