Em relação à transação no direito civil, responda, de maneira justificada, ao que se pede a seguir.
1 Conceitue essa espécie contratual, indicando seus requisitos, e aponte os objetivos e a relevância de seu uso no contexto das soluções adequadas de conflitos.
2 Disserte sobre a eficácia subjetiva da transação, abordando os princípios da relatividade dos efeitos contratuais e da gravitação jurídica.
3 Disserte sobre a validade e a eficácia de uma transação feita sem a participação do credor dos honorários, em se tratando de honorários advocatícios definidos em sentença.
4 Considere a seguinte situação hipotética:
Determinado estado reconheceu extrajudicialmente direito a determinado servidor, o que resultou em obrigação de pagar, no valor de R$ 60.000,00, além de obrigação de fazer no sentido de implementar determinada vantagem em seu contracheque. As partes formalizaram transação, tendo o servidor renunciado ao valor que sobejava o limite da requisição de pequeno valor — RPV (40 salários mínimos, conforme a legislação estadual). O instrumento foi levado à homologação judicial e, após o trânsito em julgado da sentença homologatória, mas antes do pagamento da RPV, o servidor provocou o juízo do feito suscitando a nulidade parcial da transação, sob o argumento de que teria havido lesão na medida em que a renúncia ao montante que supera o teto da RPV é manifestamente desproporcional, pretendendo, assim, que a transação fosse mantida apenas em relação à obrigação de fazer.
Analise a validade da transação efetuada nessa situação hipotética, abordando os seguintes aspectos:
a) possibilidade de o Estado transacionar à luz da indisponibilidade do interesse público;
b) anulabilidade da transação decorrente de defeito do negócio jurídico;
c) possibilidade de anulação parcial da transação.