Segundo o doutrinador Pedro Lenza, "direitos políticos nada mais são do que instrumentos através dos quais a Constituição Federal garante o exercício da soberania popular, atribuindo poderes aos cidadãos para interferirem na condução da coisa pública, seja direta ou indiretamente".
Assim sendo, de acordo com os direitos políticos, julgue os itens abaixo em V, para verdadeiro, ou F, para falso, e, após, assinale a alternativa CORRETA.
I. O voto é um direito público objetivo que tem como características personalidade (não pode ser exercido por procuração), obrigatoriedade, liberdade, sigilo, periodicidade e igualdade.
II. O voto pode ser direto, quando os eleitores elegem seus representantes e governantes, e, excepcionalmente, indireto, para provimento do cargo de Presidente da República, quando os representantes eleitos pelos eleitores elegem um novo governante.
III. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é permitida a cassação de direitos políticos, bem como a perda e a suspensão dos mesmos. São hipóteses de perda: cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado, recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa e perda da nacionalidade brasileira em virtude da aquisição de outra.
IV. O sufrágio representa o direito de eleger e ser eleito, podendo ser restrito ou universal. Será restrito quando o direito de voto depender de alguma condição, e será universal quando não for imposta qualquer condição, sendo o direito de votar concedido a todos.
V. A Constituição Federal adotou a democracia participativa ou semidireta, ao prever que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, em valor igual para todos e, no termos da lei, mediante plebiscito ou referendo ou, ainda, mediante iniciativa popular.