Questão
2010
FMP
Defensoria Pública do Estado de Rondônia
Defensor Público
Quanto-aos-efeitos157b0f8754
 Quanto aos efeitos extrapenais da sentença condenatória transitada em julgado, é correto afirmar que :
A
o confisco dos instrumentos do crime é efeito genérico e obrigatório, abrangendo toda e qualquer natureza de objetos utilizados na prática da infração, ainda que se trate de coisas lícitas, não importando, para tanto, o crime pelo qual se operou a condenação.  
B
 a perda do cargo público, da função pública ou do mandato eletivo é efeito específico, exigindo motivação subjetiva e não apenas a presença do requisito objetivo que o justifica, qual seja, a condenação do réu à pena igual ou superior a um ano pela prática de crime contra a Administração Pública ou com abuso de poder; ou à pena superior a quatro anos pela prática de qualquer outro crime.
C
uma vez decretada a incapacidade para o exercício do poder familiar em face da condenação pela prática de crime doloso contra filho, esse efeito é definitivo e alcança, também de forma permanente, todos os demais filhos do condenado. 
D
 condenada a ré, pelo Tribunal do Júri, por tentativa de infanticídio, pode o juiz, na sentença, aplicar, motivadamente, o efeito de incapacidade para o exercício do poder familiar, estendendo-o, inclusive, aos demais filhos, não importando, para tanto, a circunstância de esse crime ser punido com detenção.  
E
 a suspensão dos direitos políticos como efeito da condenação é efeito automático e obrigatório, operando-se imediatamente após o trânsito em julgado. Quanto à cessação desse efeito, porém, depende de pronunciamento judicial, exigindo a comprovação de que houve o ressarcimento de eventuais danos causados à vítima pela prática criminosa.