Questão
2023
1º Simulado DPE-SP
Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Defensor Público
Pode-entender-por152abcb0caa
“Pode-se entender por patriarcado a manifestação e institucionalização do domínio masculino sobre as mulheres e crianças da família, e o domínio que se estende à sociedade em geral. O que implica que os homens tenham poder nas instituições importantes da sociedade, e que privam as mulheres do acesso às mesmas. Assim como também, se pode entender que o patriarcado significa uma tomada de poder histórica pelos homens sobre as mulheres, cujo agente ocasional foi a ordem biológica, elevada tanto à categoria política, quanto econômica” (MENDES, Soraia da Rosa. (RE)PENSANDO A CRIMINOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE UM NOVOPARADIGMA DESDE A EPISTEMOLOGIA FEMINISTA. Universidade de Brasília. 2012. Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Brasília, PPG/FD/UnB, como requisito parcial à obtenção do grau de Doutora em Direito, Estado e Constituição, sob a orientação da Profa. Dra. Ela Wiecko Volkmer de Castilho, páginas 101 e 102).

Sobre a citação supra, assinale a alternativa correta:
A
a criminologia feminista se distingue do estudo criminológico tradicional no aspecto de gênero, pois este não é um fato natural derivado da diferença sexual biológica ou das capacidades produtivas, mas sim de um produto histórico, social e cultural.
B
a criminologia queer, considerada uma derivação da criminologia feminista, inaugura no pensamento criminológico a reflexão sobre os aspectos raciais.
C
a criminologia cultural é uma das ramificações da criminologia queer e discute a influência dos aspectos sociais no processo de vitimização das mulheres vítimas de violência.
D
a criminologia verde é sinônimo das denominadas cifras verdes que revolvem a necessária proteção ao meio ambiente.
E
a criminologia feminista negra repete os ideais da criminologia queer quando introduz em seus estudos do feminismo não apenas os aspectos relacionados ao preconceito de raça, mas também a influência da sociedade machista nos processos de criminalização de determinadas condutas.