Não de maneira uníssona, a doutrina, no intuito de classificar as Constituições, apresenta variados critérios tipológicos. Sobre a classificação das Constituições, analise as proposições apresentadas.
I. A Constituição Cesarista tem seu texto elaborado sem a participação do povo. No entanto, e diferentemente da Constituição outorgada, para entrar em vigor dependerá de aprovação popular que a ratifique depois de pronta.
II. A Constituição-balanço, intitulada Constituição registro, é própria dos regimes socialistas, cujo olhar se volta para o presente, procura explicar o desenvolvimento atual da sociedade e ser um espelho fiel capaz de traduzir os patamares em que se encontram a economia e as instituições políticas.
III. Contrapondo-se à Constituição-garantia, a Constituição-dirigente consubstancia-se num documento marcado pela presença de programas e projetos voltados à concretização de certos ideais políticos, tal qual a Constituição de Weimar (1919), a Constituição Portuguesa (1976) e a atual Constituição da República Federativa do Brasil (1988).
Por qual jurista foi alcunhado o termo “dirigente”?